📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Da luta pela elite espanhola à Beira Alta

- Advertisement -

Após dois anos e meio sob a orientação de Pepa, o CD Tondela teve de ir ao mercado À procura de um novo treinador e a aposta foi deveras surpreendente: o espanhol Natxo González. O treinador de 52 anos irá cumprir a sua primeira experiência fora do seu país e terá a ambição de levar o CD Tondela a patamares mais altos na Primeira Liga.

Natxo González iniciou a sua carreira como treinador principal no Deportivo Alavés na temporada 2012/2013, tendo conquistado o título da Segunda Divisão B logo na época de estreia. Porém, na época seguinte já na segunda divisão, não resistira aos maus resultados e seria despedido ao fim de 16 jogos.

Em 2014/2015 assumiu os comandos do Reus Deportiu, novamente na Segunda Divisão B. Depois de na primeira temporada ter sido eliminado no play-off, na segunda temporada conseguiu novamente subir de divisão, tendo na época seguinte conduzido o Reus a um tranquilo nono lugar.

O bom trabalho ao serviço do emblema catalão atraiu o interesse de outros clubes, até que no Verão de 2017 assinou pelo Zaragoza, um clube com aspirações para subir de divisão. Ao serviço deste, terminou a Fase Regular no quarto lugar, mas seria eliminado nas meias-finais do play-off pelo Numancia.

Natxo González irá cumprir a sua primeira experiência no estrangeiro
Fonte: CD Tondela

Apesar do objectivo falhado, na última temporada abraçou um novo desafio com o objectivo de subir de divisão pelo Deportivo da Coruña. Aqui as coisas já não correram tão bem, com Nato González a ser despedido após a 32ª jornada, com o clube galego a ocupar o sexto lugar (o último de acesso ao play-off) no campeonato.

Chegado uma nova temporada, Naxto González irá abraçar o seu primeiro desafio no estrangeiro. Segundo as informações que recolhi, Natxo González ao longo da sua carreira, tem alternado de sistema táctico entre o 4-2-3-1 e o 4-4-2 losango, privilegiado um futebol ofensivo e de posse, com uma participação bastante activa dos laterais.

Em contra-partida, o seu futebol que promove a presença de vários elementos no ataque, deixa a equipa descompensada na defesa, fazendo com que esta passe por calafrios em transição defensiva.

Há-que tirar o chapéu ao presidente do Tondela, que ousou na sua escolha, fugindo ao “cliché” de que os treinadores portugueses são melhores e estão mais ajustados à realidade destes clubes, quando muitas vezes à conta deste padrão, os clubes acabam por apostar em treinadores portugueses, mas que não têm o perfil pretendido.

Os bons trabalhos de Nato González na segunda e na terceira divisão espanhola deixam impressões positivas. No entanto, da mesma forma que houve ousadia na escolha, também será necessário ter tempo e paciência para o novo treinador implementar o seu modelo e também é necessário ter capacidade para avaliar se os jogadores conseguem encaixar nas suas ideias.

Seja como for, esta escolha faz do CD Tondela um clube observar na época 2019/2020.

Foto de Capa: CD Tondela

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica vive série de 6 derrotas consecutivas na Champions League: eis o registo

O Benfica perdeu em casa com o Bayer Leverkusen para a quarta jornada da Champions League. Foi a sexta derrota consecutiva na prova.

José Mourinho e uma passagem do Benfica na Champions League: «Ninguém me vai convencer de que estamos fora»

O Benfica perdeu em casa com o Bayer Leverkusen por 1-0 na quarta jornada da Champions League. José Mourinho falou sobre as chances encarnadas.

Luís Castro deixa comando técnico do Al Wasl após empate frente ao Al Muharraq de Nandinho

Luís Castro já não é treinador do Al Wasl. O técnico português deixou o clube dos Emirados Árabes Unidos após o empate frente ao Al Muharraq de Nandinho.

Kasper Hjulmand elogia jogador do Bayer Leverkusen e enaltece triunfo com o Benfica: «Foi uma luta e uma vitória muito importante»

Kasper Hjulmand fez a análise do Benfica x Bayer Leverkusen em conferência de imprensa. O técnico dinamarquês elogiou Patrik Schick.

PUB

Mais Artigos Populares

Recordar é Viver | Dirk Kuyt, produto do Utrecht

No Liverpool, Dirk Kuyt não era o virtuoso das fintas curtas, mas o motor que nunca parava. Rafa Benítez viu nele o soldado perfeito

José Mourinho confirma titular no Benfica para o jogo com Casa Pia: «Digo já um que vai jogar…»

José Mourinho confirmou que Samuel Dahl vai ser titular no jogo do Benfica frente ao Casa Pia. O lateral esteve na origem do golo sofrido frente ao Bayer Leverkusen.

De olhos na invencibilidade europeia | Braga x Genk

Carlos Vicens, técnico do Braga, quer continuar a senda de vitórias na competição e esquecer o resultado obtido com o FC Porto