Dar voz aos protagonistas

- Advertisement -

Desde sempre que a imprensa e o desporto andaram interligados. Os adeptos mais antigos ainda devem ter na mente a forma saudável como todos os jogadores e a imprensa se relacionavam. Entrevistas abertas onde a comunhão entre dois jogadores adversários era a normalidade e não a exceção.

Infelizmente as coisas mudam e ao longos dos últimos anos, os jogadores, juntamente com os seus clubes, começaram a fechar-se numa “bolha”, onde raramente se tinha acesso. O mundo das redes sociais ajudou a promover uma maior proximidade entre adeptos e jogadores, contudo ainda era muito pouco para os amantes de futebol.

Por isso é de louvar o facto desta temporada termos dado muitas vezes vozes aos protagonistas, voz a quem mais gosta e sabe de futebol, os jogadores. A entrevista aberta de Bruno Fernandes a um canal televisivo, a conversa de Renan Ribeiro e Licá, e também a ida de André Almeida a um outro programa desportivo, são exemplos que devem ser a norma, e não a exceção.

É de salutar ouvir, como ouvimos na primeira pessoa, a visão de um dos melhores jogadores da nossa Liga
Fonte: UEFA

Exemplos que espero que sejam cada vez mais recorrentes, e que demonstrem que a rivalidade é apenas dentro de campo, e que o desporto deve ser vivido dentro e fora das quatro linhas de forma saudável e respeitosa. É também com muito agrado que observo estas pequenas mudanças num país onde nos programas de debate televisivo passam mais tempo a discutir arbitragens, do que lances do jogo.

É uma mentalidade que se abre aos poucos, e onde os clubes também têm um papel muito importante já que são eles que podem “educar” os seus adeptos de forma diferente. Porém também se deve salutar os clubes que ao longo do campeonato deixaram os seus jogadores falar abertamente com a imprensa sem restrições, clubes que não tiveram medo de deixar falar quem de direito. Já que é mais fácil perceber um lance ou um comportamento, se esse nos for explicado pelo protagonista.

Recordo ainda que este tipo de acontecimentos é algo recorrente em vários países europeus como a Inglaterra, a Espanha ou a Alemanha. Países onde apesar da rivalidade há um mutuo respeito entre os diversos clubes.

 

Foto de Capa: GD Chaves

 

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Aurélien Tchouaméni revela versão de Prestianni: «Ele diz que disse maricas»

Aurélien Tchouaméni marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.

Vinicius Júnior reage ao alegado racismo de Gianluca Prestianni: «Os cobardes precisam de meter a camisola na boca para mostrar o quão fracos são»

Vinícius Júnior prestou declarações após o Benfica x Real Madrid, condenando os alegados comentários racistas de que foi alvo no Estádio da Luz.

Kylian Mbappé ataca Prestianni: «Este tipo de humano não é meu colega de profissão. Não devia voltar a jogar a Champions»

Kylian Mbappé marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.

Imprensa internacional comenta alegado racismo de Gianluca Prestianni a Vinicius Júnior: «Uma noite horrível»

A imprensa internacional comentou o alegado episódio de racismo contra Vinicius Júnior durante o encontro entre Benfica e Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA após a derrota do Benfica frente ao Real Madrid na Champions League

O Benfica perdeu frente ao Real Madrid no play-off da Champions League e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA.

Eduardo Camavinga revolta-se com alegado insulto racista Vinícius Júnior: «São coisas sem espaço no futebol»

Eduardo Camavinga marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.

Tomás Araújo aponta 2 fatores que explicam a derrota do Benfica: «Ganhávamos muitas vezes as primeiras bolas, mas…»

Tomás Araújo marcou presença na flash interview depois da partida entre o Benfica e o Real Madrid, que se realizou na noite desta terça-feira.