Desigualdade financeira: Três Golias contra quinze Davides

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalApós o jogo da ronda inaugural no qual o Sporting de Braga enfrentou o Benfica no Estádio da Luz, o treinador dos bracarenses, Abel, fez referência à enorme disparidade existente entre os clubes denominados “grandes” e os restantes clubes da liga. Os clubes pequenos têm o desafio de ao longo da época medir forças com equipas que são construídas com orçamentos descomunalmente superiores.

Segue cada vez mais desigual a “competição financeira” dos clubes componentes da primeira liga portuguesa de futebol, em que até o Sporting de Braga, visto por muitos como o “quarto grande” e tendo sido o clube que nos últimos anos tem conseguido fazer frente aos grandes, possui um orçamento aproximadamente dez vezes inferior aos três principais clubes. Grande parte dos clubes possui um orçamento inferior a quatro milhões de euros, ou seja, comparativamente aos clubes grandes, o salário de um ou dois jogadores, em alguns casos, seria suficiente para cobrir todo o orçamento de um clube.

O atual Presidente da Liga deverá ter em atenção a discrepância existente no campeonato nacional Fonte: Liga Portugal
O atual Presidente da Liga deverá ter em atenção a discrepância existente no campeonato nacional
Fonte: Liga Portugal

É uma diferença gigante que poderia ter sido reduzida caso tivessem sido cumpridas as premissas do presidente da liga, onde os direitos das transmissões televisivas iriam ser divididos em semelhantes fatias por todos os clubes, tal como sucede por exemplo na Premier League. Essa medida seria crucial para diminuir este fosso financeiro, e trazer mais equilíbrio à competição dentro das quatro linhas. No entanto não foi cumprido, e os excelentes contratos televisivos conseguidos pelos clubes grandes, vieram a acentuar ainda mais esta desigualdade.

Cada vez será mais difícil aos clubes mais modestos tentarem reduzir esta diferença, e se por vezes o conseguem, isto deve-se fundamentalmente à excelente capacidade de trabalho existente nos técnicos do nosso país. São a grande competência dos nossos treinadores no trabalho de campo, e dos departamentos de scouting na descoberta de potenciais talentos a baixo custo, que vão permitindo que a nossa liga ainda se encontre entre as melhores ligas da Europa. Imagine-se então, com melhores condições financeiras e mais competitividade, onde se poderia chegar…

Foto de Capa:  Liga Portugal

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adversário do FC Porto: Estugarda fecha contratação de médio

O Estugada garantiu a contratação de Grischa Promel. Médio deixará o Hoffenheim e reforçará o respetivo clube a custo zero.

Benfica venceu pela primeira vez 4 jogos consecutivos na Primeira Liga nesta temporada

O Benfica garantiu quatro triunfos consecutivos pela primeira vez na Primeira Liga 2025/26. A última vitória foi frente ao Gil Vicente.

Abel Ferreira destaca avançado após vitória do Palmeiras: «Para mim é um leão, não um tigrinho»

Abel Ferreira fala sobre Vitor Roque após a vitória do Palmeiras sobre o São Paulo. Emblema brasileiro ganhou por 2-1.

Jovem ponta de lança vai fazer estágio no Benfica: «É um grande elogio para ele mesmo»

Samil Koroma prepara-se para fazer um estágio no Benfica. Jovem ponta de lança de 15 anos joga no FC Emmen, dos Países Baixos.

PUB

Mais Artigos Populares

Já foi treinador do Benfica e vai assumir o comando do Alavés

O Alavés fechou a contratação de Quique Sánchez Flores. Técnico espanhol vai assinar contrato até ao verão de 2028.

Boston Celtics (sem Neemias Queta) vence Bucks e dá seguimento a série de triunfos

Os Boston Celtics venceram na casa dos Milwaukee Bucks por 108-81 na NBA. Português Neemias Queta não foi a jogo.

Estugarda avança por ex-Sporting: eis a situação

O Estugarda está interessado em Flávio Nazinho. Emblema da Bundesliga já iniciou conversações pelo ex-Sporting.