Desigualdade financeira: Três Golias contra quinze Davides

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalApós o jogo da ronda inaugural no qual o Sporting de Braga enfrentou o Benfica no Estádio da Luz, o treinador dos bracarenses, Abel, fez referência à enorme disparidade existente entre os clubes denominados “grandes” e os restantes clubes da liga. Os clubes pequenos têm o desafio de ao longo da época medir forças com equipas que são construídas com orçamentos descomunalmente superiores.

Segue cada vez mais desigual a “competição financeira” dos clubes componentes da primeira liga portuguesa de futebol, em que até o Sporting de Braga, visto por muitos como o “quarto grande” e tendo sido o clube que nos últimos anos tem conseguido fazer frente aos grandes, possui um orçamento aproximadamente dez vezes inferior aos três principais clubes. Grande parte dos clubes possui um orçamento inferior a quatro milhões de euros, ou seja, comparativamente aos clubes grandes, o salário de um ou dois jogadores, em alguns casos, seria suficiente para cobrir todo o orçamento de um clube.

O atual Presidente da Liga deverá ter em atenção a discrepância existente no campeonato nacional Fonte: Liga Portugal
O atual Presidente da Liga deverá ter em atenção a discrepância existente no campeonato nacional
Fonte: Liga Portugal

É uma diferença gigante que poderia ter sido reduzida caso tivessem sido cumpridas as premissas do presidente da liga, onde os direitos das transmissões televisivas iriam ser divididos em semelhantes fatias por todos os clubes, tal como sucede por exemplo na Premier League. Essa medida seria crucial para diminuir este fosso financeiro, e trazer mais equilíbrio à competição dentro das quatro linhas. No entanto não foi cumprido, e os excelentes contratos televisivos conseguidos pelos clubes grandes, vieram a acentuar ainda mais esta desigualdade.

Cada vez será mais difícil aos clubes mais modestos tentarem reduzir esta diferença, e se por vezes o conseguem, isto deve-se fundamentalmente à excelente capacidade de trabalho existente nos técnicos do nosso país. São a grande competência dos nossos treinadores no trabalho de campo, e dos departamentos de scouting na descoberta de potenciais talentos a baixo custo, que vão permitindo que a nossa liga ainda se encontre entre as melhores ligas da Europa. Imagine-se então, com melhores condições financeiras e mais competitividade, onde se poderia chegar…

Foto de Capa:  Liga Portugal

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup na lista: eis a equipa da semana da Champions League

A UEFA já deu a conhecer a melhor equipa da jornada na Champions League. Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup representados.

Al Hilal tenta contratar alvo do Benfica depois de fechar avançado por 30 milhões de euros

O Al Hilal está no mercado por avançados. Kader Meité vai reforçar sauditas e Jeff Ekhator também está na lista do clube.

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer vir a Portugal contratar avançado para colmatar saída de peso

O Al Ittihad está interessado em contratar Yassir Zabiri. Emblema orientado por Sérgio Conceição de olho no avançado do Famalicão.

Crystal Palace chega além dos 80 milhões de euros e fecha 2 avançados

O Crystal Palace fechou a contratação de dois avançados. Jorgen Strand Larsen e Evann Guessand a caminho dos eagles.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa deixa o Benfica em definitivo e está a caminho do Alverca

Diogo Spencer vai rumar ao Alverca. Lateral direito deixa Benfica em definitivo e interrompe empréstimo ao AVS SAD.

Rúben Neves e Al Hilal avançam nas negociações e Real Madrid e Manchester United afastam-se: eis as novidades sobre o futuro do internacional português

Rúben Neves vai continuar no Al Hilal. Médio está em final de contrato, mas vai renovar por mais três temporadas com os sauditas.

Wesley desviado do Benfica e com destino conhecido no futebol europeu

Wesley vai ser reforço da Real Sociedad. Extremo vai ser cedido aos bascos pelo Al Nassr e empréstimo contemplará opção de compra.