Divórcio entre CF ‘Os Belenenses’ e SAD e respetiva divisão de bens

- Advertisement -

De facto, o sucedido ontem no sorteio do calendário da Primeira Liga 2018/2019 é uma boa analogia ao futebol português neste momento. À semelhança do papel que foi mostrado ao contrário durante o sorteio, o nosso campeonato e as equipas que nele competem parecem estar, também elas, de pernas para o ar.

Os clubes não se entendem com as SADs, os interesses financeiros sobrepõem-se aos desportivos. E, mais uma vez, quem perde é a modalidade e os adeptos que tanto a amam.

No passado dia 29 de Julho, o Clube de Futebol “os Belenenses” e a sua respectiva SAD cessaram relações em definitivo. Estas já não eram propriamente as melhores há cerca de três anos, mas em Novembro do ano passado a situação agravou-se. Neste momento, já não existe reconciliação possível e o Belenenses e a SAD são, agora, realidades completamente opostas.

A SAD alega que o clube não estava a levar a melhor conduta no que diz respeito aos terrenos do Restelo. Em questão esteve a ocultação de uma penhora da Oitante que poderia vir a comprometer resultados da equipa e até uma eventual despromoção. O clube queria que as instalações fossem partilhadas por uma associação recreativa, ficando a equipa condicionada na rotina dos seus treinos e, pior ainda: teria de pagar mais de meio milhão de euros por época para o fazer.

A equipa do Belém vai jogar e treinar no estádio nacional durante toda a época de 2018/2019
Fonte: FPF

Posto isto, a decisão final foi o corte total de relações. SAD e clube de costas voltadas, mesmo de se chegar ao ponto de Patrick Morais de Carvalho não admitir que a equipa comandada pela SAD utilize o nome e o símbolo que representavam – o do CF ‘Os Belenenses’.

A minha pergunta é: e agora quem é que é suposto os sócios e adeptos apoiarem? A equipa que foi despejada do seu próprio estádio e se vai ver obrigada a treinar e a jogar no estádio nacional como se fosse a sua casa? Ou a equipa que, conforme já foi anunciado, vai jogar nas distritais num projecto que visa um recomeço impulsionado pelo clube? Claro que será aquela a quem o coração manda, mas decerto que não será uma escolha fácil.

Confesso que tudo isto me faz muita confusão. Talvez pelo facto de ser ainda uma adepta iludida que tem esperança de que a magia do futebol perdura acima de qualquer coisa. Infelizmente, já não o é. Cabe-nos a nós moldar-nos a esta dura realidade ou fazer de tudo para quebrá-la? Fica a questão.

Foto de Capa: Clube de Futebol ‘Os Belenenses’

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente do Fenerbahçe rejeita demissão de Ismail Kartal: «Sou mais velho e disse-lhe: ‘Vais continuar’»

Ismail Kartal apresentou a demissão e falhou o último treino do Fenerbahçe. Contudo, o presidente Aziz Yildirim insiste na continuidade do treinador.

Benfica x Gil Vicente: eis quando Marco Silva fará a antevisão

Sábado, 12 de setembro, pelas 13h30 é quando Marco Silva fará a antevisão do Benfica x Gil Vicente, jogo da sexta jornada da Primeira Liga.

Santa Clara empresta Rildo Filho ao Avaí

O Santa Clara cedeu Rildo Filho ao Avaí. O empréstimo tem a duração de uma temporada, até junho de 2027.

Como está a situação contratual de Harry Kane no Bayern Munique? Eis o que o avançado disse

Harry Kane tem contrato com o Bayern Munique até ao final da presente temporada. Eis o que disse o avançado inglês.

PUB

Mais Artigos Populares

Newcastle renova com peça importante: «Estou absolutamente encantado»

O Newcastle oficializou esta sexta-feira a renovação de contrato de Lewis Hall. Lateral de 22 anos já prestou declarações.

Real Madrid: José Mourinho terá ‘reforço’ em dezembro

O Real Madrid poderá contar com Rodrygo a partir de dezembro. O internacional brasileiro está a recuperar de lesão.

NFL: San Francisco 49ers dominam a ‘super-equipa’ dos LA Rams na Austrália

Na semana inaugural da nova temporada na NFL, os San Francisco 49ers bateram os LA Rams por 27-7. Jogo foi disputado em Melbourne.