Do tamanho da sua mentalidade

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

É recorrente falar-se do fosso que existe entre os players da Primeira Divisão. Ele existe e é um aspeto negativo, é certo, não há que o esconder. Mas também não deve ser usado como escudo ou desculpa para quando as coisas não correm assim tão bem e isso não acontece. Os ditos clubes “pequenos” refugiam-se exageradamente neste abrigo que é a luta desigual e sacodem, assim, as responsabilidades dos resultados avolumados.

Muitas vezes questionados pelas opções táticas ou pela utilização de um jogador por outro, os treinadores realçam abusivamente o facto de jogarem “fora”, contra “um candidato ao título muito forte, perante o seu público” e que isso deita por terra quase todas as estratégias delineadas. Tudo isso são verdades inquestionáveis, é certo, mas não são mais que isso e, portanto, devem ser tidas em conta logo na preparação do jogo e não destacadas no final do mesmo como se de uma novidade se tratasse.

Os três “grandes” são sempre retratados como as forças negativas do nosso campeonato e os restantes clubes como os únicos elementos que dignificam o nosso futebol e isso não podia ser mais injusto e incorreto. Quem o afirma e defende deve, porventura, esquecer-se do importantíssimo papel que os três maiores clubes portugueses desempenham na divulgação do nosso futebol quando participam nas competições europeias. Até aí, os “grandes” tem influência. Não fossem os pontos angariados consecutivamente por estes clubes e mais nenhum clube português teria a oportunidade de participar numa prova europeia (caso não alcançasse uma das duas ou três primeiras posições). Nessa altura, ninguém critica o poderio destes clubes nem reconhece que os 6 lugares europeus (agora reduzidos para 4 devido ao fraco rendimento europeu) se devem ao seu trabalho de anos. As recentes participações europeias de CF “Os Belenenses”, FC Arouca ou GD Estoril Praia devem-se, em grande parte, às brilhantes épocas e classificações obtidas pelos seus plantéis, mas deve ter-se em conta que tal não seria possível se os lugares com acesso a provas europeias fossem apenas 2 e não 4 ou 6, como habitual.

O Vitória SC atingiu o máximo europeu em 2008/09, sendo eliminado pelo FC Basel na 3ª pré-eliminatória da UEFA Champions League Fonte: futeboldeataque.blogspot.pt
O Vitória SC atingiu o máximo europeu em 2008/09, chegando à 3ª pré-eliminatória da UEFA Champions League
Fonte: futeboldeataque.blogspot.pt

Mas nem sempre os “grandes” ocupam esses lugares de acesso direto, e é a esse aspeto que os restantes clubes se devem agarrar. Os “grandes” obtiveram esse estatuto devido às sucessivas conquistas e apoios financeiros ao longo dos seus anos de história, mas é isso suficiente para que os outros clubes baixem os braços? Devem esses clubes desistir de roubar pontos aos “grandes”? A resposta é tão óbvia que nem merecia sequer ser questionada. Exemplo disso foi a época do Vitória SC na época 2007/08. Terminou o campeonato no terceiro lugar (53 pontos), a dois e vinte e dois pontos do Sporting CP (2º) e FC Porto (1º), respetivamente, e com mais um que o SL Benfica (4º). A fantástica temporada dos conquistadores levou-os ao ponto mais longínquo que atingiram na Europa; a 3ª pré-eliminatória da UEFA Champions League. Ficaram a dois passos da fase de grupos (2-1 nas duas mãos, favorável para o FC Basel). Todo o mérito deve ser (e foi) endereçado à equipa da cidade berço e com toda a justiça discutiram a passagem à fase de grupos da prova mais importante da UEFA.

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.