Dyego Sousa está a matar este Braga

- Advertisement -

O avançado brasileiro dos Guerreiros do Minho, Dyego Sousa, tem sido uma das figuras da época no futebol português. Com 19 golos no total da época e 14 no Campeonato, é o homem golo dos arsenalistas e tem sido apontado com uma peça fulcral da boa campanha do SC Braga nesta temporada desportiva.

Também por isso, sente-se no clube algum orgulho no desenvolvimento do atleta e em ter um jogador a lutar pelo título de melhor marcador da Liga. Assim, foi recusada a sua venda no mercado de inverno, apesar de haver vários interessados e disponíveis para pagar um preço justo e muito benéfico para os minhotos.

No entanto, nem tudo são rosas. Esta maior preponderância de Dyego Sousa fez a equipa mudar o seu estilo de jogo, que é hoje mais direto e vocacionado em colocar a bola na área para o avançado marcar, quando comparado com o da época transata, muito mais envolvente de toda a equipa e atrativo de ver. 

É claro que estas alterações não são exclusivamente por culpa do avançado brasileiro, já que foi preciso também reconstruir o miolo do terreno perante as saídas de André Horta, Danilo e Vukcevic. Ainda assim, a forma como tal foi feito também denota essa alteração tática, com o exemplo mais gritante a ser a preferência por Claudemir face a um Palhinha claramente superior no nível técnico, mas menos focado na baliza. No Braga de 2017/2018, Palhinha encaixaria na perfeição, mas no deste ano tem sido mero substituto de ocasião.

Palhinha tem sido preterido demasiadas vezes 
Fonte: SC Braga

Caso semelhante acontece com João Novais, um jogador que claramente merece mais tempo de jogo, mas que só o tem encontrado para jogar na ala, em lugar de um apagado Ricardo Horta, de forma a dar maior verticalidade ao jogo bracarense. 

De qualquer modo, o centro destas mudanças é a frente de ataque. O objetivo de uma equipa de futebol é marcar golos e, por isso, não raras vezes é construída de forma a servir da melhor maneira os avançados escolhidos. Ora, se no ano passado, o Braga entusiasmava com Hassan ou Paulinho, que criavam oportunidades e espaços para a equipa, comandando o conjunto que melhor futebol praticava em solo nacional, este ano só entusiasma mesmo o número de golos de Dyego, mas a custo de toda a restante equipa.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Kylian Mbappé e as críticas: «Se começasse a jogar para calar todos os que me criticam, teria de jogar até aos 80 anos»

Kylian Mbappé falou sobre as críticas e a entrada de França no Mundial 2026. Avançado francês fez história no jogo.

Treinador do Zeleznicar reage ao duelo com o Braga: «Enfrentaremos, provavelmente, a melhor equipa da competição»

Radomir Kokovic, treinador do Zeleznicar, reagiu ao sorteio da segunda pré-eliminatória da Conference League. Braga é o adversário.

Sporting recebe quase 7 milhões de euros pela venda de Afonso Moreira: eis a justificação

O Sporting vai receber parte do dinheiro da transferência de Afonso Moreira do Lyon para o Bayer Leverkusen, que está perto de ser confirmada.

Kylian Mbappé e Bernardo Silva juntos novamente: «Bem-vindo ao melhor clube do mundo»

Kylian Mbappé e Bernardo Silva são novamente colegas de equipa. «Bem-vindo ao melhor clube do mundo», escreveu o avançado francês.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi ‘apanha’ Klose: eis o top-5 de melhores marcadores em Mundiais

Lionel Messi (Argentina) igualou Miroslav Klose (Alemanha) como melhor marcador de sempre em Mundiais. Ambos têm 16 golos.

Ex-Sporting Afonso Moreira já está na Alemanha para reforçar clube da Bundesliga

Afonso Moreira já chegou à Alemanha. Extremo português prepara-se para fazer exames médicos e reforçar o Bayer Leverkusen.

Fabrizio Romano confirma: Luís Pinto aceita cargo na Primeira Liga

Luís Pinto está a caminho do Gil Vicente. Técnico português aceita o cargo e negócio inclui contrato válido de três temporadas.