Dyego Sousa está a matar este Braga

- Advertisement -

O avançado brasileiro dos Guerreiros do Minho, Dyego Sousa, tem sido uma das figuras da época no futebol português. Com 19 golos no total da época e 14 no Campeonato, é o homem golo dos arsenalistas e tem sido apontado com uma peça fulcral da boa campanha do SC Braga nesta temporada desportiva.

Também por isso, sente-se no clube algum orgulho no desenvolvimento do atleta e em ter um jogador a lutar pelo título de melhor marcador da Liga. Assim, foi recusada a sua venda no mercado de inverno, apesar de haver vários interessados e disponíveis para pagar um preço justo e muito benéfico para os minhotos.

No entanto, nem tudo são rosas. Esta maior preponderância de Dyego Sousa fez a equipa mudar o seu estilo de jogo, que é hoje mais direto e vocacionado em colocar a bola na área para o avançado marcar, quando comparado com o da época transata, muito mais envolvente de toda a equipa e atrativo de ver. 

É claro que estas alterações não são exclusivamente por culpa do avançado brasileiro, já que foi preciso também reconstruir o miolo do terreno perante as saídas de André Horta, Danilo e Vukcevic. Ainda assim, a forma como tal foi feito também denota essa alteração tática, com o exemplo mais gritante a ser a preferência por Claudemir face a um Palhinha claramente superior no nível técnico, mas menos focado na baliza. No Braga de 2017/2018, Palhinha encaixaria na perfeição, mas no deste ano tem sido mero substituto de ocasião.

Palhinha tem sido preterido demasiadas vezes 
Fonte: SC Braga

Caso semelhante acontece com João Novais, um jogador que claramente merece mais tempo de jogo, mas que só o tem encontrado para jogar na ala, em lugar de um apagado Ricardo Horta, de forma a dar maior verticalidade ao jogo bracarense. 

De qualquer modo, o centro destas mudanças é a frente de ataque. O objetivo de uma equipa de futebol é marcar golos e, por isso, não raras vezes é construída de forma a servir da melhor maneira os avançados escolhidos. Ora, se no ano passado, o Braga entusiasmava com Hassan ou Paulinho, que criavam oportunidades e espaços para a equipa, comandando o conjunto que melhor futebol praticava em solo nacional, este ano só entusiasma mesmo o número de golos de Dyego, mas a custo de toda a restante equipa.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea procura sucessor para Marc Cucurella e Maxi Araújo ainda é opção: há mais 2 hipóteses

O Chelsea está no mercado em busca de um novo defesa esquerdo. O conjunto de Inglaterra tem três alternativas na sua lista.

Mercado: Chelsea fecha contratação de jovem de 18 anos por 52 milhões de euros

O Chelsea tem tudo fechado para garantir a contratação de Kerim Alajbegovic, extremo que pertence ao Bayer Leverkusen.

Paulo Fonseca recebe boa notícia: Lyon fecha ponta de lança que já foi cobiçado por vários clubes europeus

Lois Openda está perto de ser reforço do Lyon. O ponta de lança vai assinar um contrato por empréstimo de uma temporada.

Benfica com motivos para sorrir: Bayern Munique impõe condição para a saída de João Palhinha

O Benfica está interessado em contratar João Palhinha. O Bayern Munique só aceita a saída a título definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City pensa em internacional português que esteve no Mundial 2026: Enzo Maresca é um fã

O Manchester City pode avançar para a contratação de Pedro Neto. O internacional português pertence ao Chelsea.

FC Porto: Francesco Farioli envia 6 jogadores para a equipa B

O FC Porto apresenta-se durante este sábado aos sócios. Francesco Farioli enviou seis jogadores para a equipa B.

Para abandonar José Mourinho? Representantes de Vinícius Júnior ofereceram extremo a histórico europeu

Os representantes de Vinícius Júnior ofereceram os serviços do internacional brasileiro ao Liverpool, que optou por não fazer uma proposta.