📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

E se os golos fossem números? A Liga dos números

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Confesso-me um eterno apaixonado pelo futebol. Desde miúdo que sinto uma paixão infinita pelo desporto e, em especial, pelo meu clube, o Boavista.

À semelhança da maioria dos miúdos, o meu sonho sempre foi ser jogador de futebol, tornar-me o mais digno e nobre sucessor de autênticos craques como Jimmy Hasselbaink, Ricky, João Pinto ou Elpídio Silva. Infelizmente, o meu talento futebolístico não esteve à altura de tais pergaminhos, o que me fez enveredar por outras áreas, nomeadamente a da gestão.

Embora não seja um mundo tão apaixonante e vibrante como o do futebol, não deixa de ser um mundo cativante e que, no futebol, merece a pena ser analisado, até porque a boa gestão financeira dos clubes acaba por coincidir ciclicamente com os sucessos desportivos. Ou será que não é bem assim? Foi isso mesmo que eu fui tentar descobrir..

Sabemos que as direções dos clubes, à semelhança dos políticos, usam constantemente determinadas narrativas para justificarem os seus insucessos. A arbitragem é a desculpa mais habitual, seguida pela diferença de orçamento face a todos os restantes clubes. Esta luta quase hercúlea que muitos reivindicam e que nenhum prova, acutilou a minha curiosidade ao ponto de ter feito o levantamento de toda a informação financeira pública das sociedades desportivas que frequentavam a Primeira Liga na época 2015/2016 .

Fonte: LPFP
Fonte: LPFP

Antes de mais, apenas umas ligeiras notas sobre o estudo que conduzi:

1.Este estudo foi feito com base nas contas publicadas pelas SADs/SDUQs para os anos de 2013, 2014 e 2015.

2.As contas de 2016 ainda não estão disponíveis (com exceção do Nacional da Madeira).

3.O ano fiscal das SADs e SDUQs não coincide necessariamente com o ano fiscal das empresas, pelo que torna mais difícil o processo de comparação com as temporadas desportivas.

4.Esta análise foi feita exclusivamente sobre as Sociedades Desportivas, excluindo todas as outras empresas existentes no universo dos clubes.

5.Boavista e Tondela não têm as suas contas publicadas para nenhum destes anos.

6.Foram analisadas as equipas presentes na temporada 2015/2016 para os três anos (mesmo que pontualmente alguns destes clubes não tivessem na primeira liga).

7.A classificação é feita a 18 equipas nos três anos.

 

Proponho que analisemos como seria o campeonato com base em dois fatores: as Receitas e os Lucros.

José Pedro Pais
José Pedro Paishttp://www.bolanarede.pt
O José é um apaixonado por futebol bonito e transparente. A sua agenda enquanto gestor é planeada sempre antecipadamente de forma a garantir que tem tempo para fazer aquilo de que mais gosta, ver o Boavista ao vivo. Politica e viagens são outras duas paixões deste fervoroso adepto axadrezado.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Itália defende titulo e conquista novamente a Taça Davis

A Itália conquistou o terceiro título consecutivo da Taça Davis. O conjunto transalpino bateu a Espanha por 2-0.

Rodrygo perto de atingir marca negra na história do Real Madrid

Rodrygo está muito perto de atingir um recorde negativo na história do Real Madrid. O extremo soma 29 jogos sem marcar.

Antigo defesa do Braga termina a carreira e assume funções de treinador adjunto nos juniores do Vilaverdense

Raúl Silva terminou a carreira aos 36 anos e assumiu funções técnicas nos juniores do Vilaverdense. O ex-defesa jogou em 4 clubes portugueses.

Mercado: Real Madrid de olho em ‘novo Vinícius Júnior’

O Real Madrid está analisar o mercado da América do Sul. Ryan Roberto é um dos nomes que estão a ser observados pelo scout.

PUB

Mais Artigos Populares

Já há data para o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal: onde ver?

Está completa a lista de emblemas que vão participar nos oitavos de final da Taça de Portugal. O sorteio realiza-se na terça-feira.

Real Madrid surpreendido pelo Elche na La Liga

O Real Madrid e o Elche empataram a duas bolas durante este domingo, em jogo da 13.ª jornada da La Liga.

Lille vence Paris FC em jogo com 6 golos e sobe ao quarto lugar: Eis os resultados do dia na Ligue 1

O Lille ganhou por 4-2 ao Paris FC, em jogo da décima jornada da Ligue 1. Com o triunfo, a equipa de Félix Correia e Tiago Santos sobe ao quarto lugar.