Em Defesa do Campeonato Nacional

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Ser português está na moda. Somos campeões europeus, temos o Cristiano Ronaldo, o Mourinho, agora o Leonardo Jardim nas meias da Liga dos Campeões com o seu super Mónaco e até Marco Silva está a impressionar em Inglaterra – principalmente quem não fez o trabalho de casa sobre o antigo defesa do Estoril.

Enquanto isto muitos criticam a Liga NOS, ora não é competitiva, ora o futebol é fraco, ora isto, ora aquilo. Ora eu não podia discordar mais! Sou um ávido consumidor do futebol nacional e também um grande defensor – a segunda veio por consequência da primeira – e vou explicar o porquê mais abaixo.

A primeira razão mora em Santa Maria da Feira e é talvez a mais surpreendente. O Feirense está a realizar a melhor campanha da sua história no escalão máximo nacional e muito se deve a Nuno Manta. Se analisarmos bem o plantel percebemos que não é, de todo, extraordinário, mas a proposta de jogo e a qualidade do técnico fazem valer o coletivo e permitem que o grupo atinja o potencial máximo e os jogares se superem – quanto a mim a definição de um bom treinador.

Posso também falar de José Couceiro que continua a fazer crescer jovens como poucos conseguem e sempre a praticar bom futebol, ou do incrível Chaves do também incrível Ricardo Soares, ou até do eminente regresso do “Boavistão” graças a Miguel Leal, passando ainda pelo surpreendente Marítimo de Daniel Ramos e pelo futebol de altíssimo nível do Rio Ave de Luís Castro. Sem esquecer Pedro Martins, que tem mostrado a verdadeira força do Vitória.

Fonte: Vitória FC
Fonte: Vitória FC

Os exemplos são muitos e têm todos dois fatores chave comuns: primeiro são todos portugueses e depois têm todos uma proposta de jogo que passa pelo bom futebol e não pelo habitual “chuto para a frente”, muito menos pela conhecida “técnica do autocarro”.

Finalizo com a convicção que, não fossem as limitações financeiras, populacionais e algumas vezes culturais do nosso país, a nossa liga podia estar noutro patamar pois qualidade não falta. Ser português está na moda, mas defender e gostar do que é nosso também devia estar.

 

Foto de Capa: CD Feirense

Vasco Moreira
Vasco Moreirahttp://www.bolanarede.pt
O Vasco é estudante de Comunicação Social em Coimbra. É apaixonado pelo desporto rei desde que se lembra, viciado em Football Manager e não dispensa uma boa noitada a ver NBA.                                                                                                                                                 O Vasco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

O desaire na Suécia: Francisco Cabral cede na final de pares em Bastad

Francisco Cabral não conseguiu vencer o seu sétimo título ATP. O português saiu derrotado na final de pares do torneio de Bastad.

Gianluca Prestianni mais perto de ficar no Benfica: pretendente desiste do argentino e avança por alvo dos… encarnados

Gianluca Prestianni está mais perto de ficar no Benfica, uma vez que o Trabzonspor desistiu de contratar o argentino.

Luka Modric muito perto de ver futuro resolvido: Ruben Amorim pode sorrir

Luka Modric está muito próximo de renovar pelo AC Milan. Ruben Amorim está perto de poder contar com o croata para a próxima temporada.

Deportivo de A Coruña de Yeremay Hernández não vai ter de pagar a inscrição de Pierre-Emerick Aubameyang: eis a razão

O Deportivo de A Coruña confirmou a contratação de Pierre-Emerick Aubameyang e não terá de pagar a sua inscrição na La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: regresso aos treinos vai ter 2 novidades e nenhuma é Jhon Durán

O Benfica vai voltar a treinar na segunda-feira no Seixal, depois de ter realizado um estágio no Algarve, onde fez particulares.

Leganés está a negociar jogador e tenta ‘prejudicar’ o Real Madrid de José Mourinho: eis a situação

Javi Hernández pode abandonar novamente o Leganés por empréstimo, não entrando nos planos de Rubén Albés.

Adrien Rabiot garante que vai falar com Ruben Amorim no regresso aos treinos no AC Milan: «Precisamos de descansar bem e depois estaremos de...

Adrien Rabiot tem o futuro em aberto apesar de ter mais 2 anos de contrato no AC Milan. O francês admitiu que vai falar com Ruben Amorim.