📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Famalicão | Procura-se identidade!

- Advertisement -

Da equipa que muita gente pensou que seria um simples ‘floop’ – após as elevadas confirmações de contratações, a mudança para um treinador estreante enquanto técnico principal e devido a ser uma equipa recém subida – a uma das equipas revelações da Primeira Liga Portuguesa.

Não é algo novo, o FC Famalicão surpreendeu tudo e todos na primeira volta do campeonato, visto que os famalicenses acabaram empatados com o Sporting CP na luta pelo terceiro lugar da tabela classificativa. O FC Famalicão tem sido um dos destaques desta época, desde o guarda-redes aos avançados, o futebol que pratica diferencia-os de muitos outros.

Ao falar da equipa é necessário referir o nome por detrás dos relvados: João Pedro Sousa. Um técnico inteligente que colocou identidade num grupo tendo como base uma construção forte e sem limites. Um plantel construído de raiz por jogadores que o técnico português teria observado e anotado sobre a qualidade desde as suas aventuras na Europa (um pouco por todo o lado), jogadores individuais com princípios da sua própria conveniência e de modo a obter aquilo que lhe teria sido pedido: a manutenção.

João Pedro Sousa tem sido um dos estrategas da ideia de jogo do FC Famalicão
Fonte: FC Famalicão

O técnico português faz a sua primeira época longe da sombra de Marco Silva, seu conhecido e amigo desde da sua época no CD Trofense, e a influência do antigo treinador do Everton é notável sobre João Pedro Sousa. Os sinais de consistência e de ambição são claros, visto que o técnico pôs o FC Famalicão num patamar muito superior àquele que lhe foi proposto. A manutenção já deixou de ser a questão! A luta pelos lugares europeus (ou, eventualmente, algo mais) é a nova ambição da equipa de Vila Nova de Famalicão.

No entanto, a equipa está a enfrentar um momento que poderá ser fatal para tais ambições. O FC Famalicão já se encontra há 6 jogos sem ganhar (sendo que conta com 3 derrotas e 3 empates), mais recentemente é de salientar a goleada que levou em casa frente ao Vitória SC por 0-7 (castigo levado perante a poupança máxima de jogadores) e o empate para a Taça de Portugal contra o SL Benfica por uma bola.

O elevado número de jogos também é um fator a ter em conta, visto o desgaste e enfraquecimento dos jogadores tanto a nível mental como físico, perante a carga elevada de esforço. A necessidade de voltar a instituir a identidade como princípio básico da equipa famalicense é algo urgente, visto que as ideias do treinador estão lá, mas não se entende a passividade que carateriza os jogadores nos últimos jogos. Conformismo não é uma palavra que deva caraterizar a equipa, pelo menos não deveria ser, perante a época realizada até ao momento.

A ideia mantém-se, mas a qualidade não é a mesma.

Foto de Capa: FC Famalicão

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Ana Beatriz Martins
Ana Beatriz Martinshttp://www.bolanarede.pt
A Ana é apoiante do clube da sua terra, o Vitória Sport Club. Apaixonada por futebol e pelo ambiente nele envolvido, característica desenvolvida pelos ambientes vivenciados no estádio e pelo palpitar frenético da sócia do Vitória SC. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ambição de fazer carreira enquanto jornalista desportiva.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim não deixa garantias sobre o futuro de Casemiro e Harry Maguire e elogia jogador: «Vai ser o futuro do Manchester United»

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico falou de Kobbie Mainoo, do mercado de janeiro e do futuro de Harry Maguire e de Casemiro.

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid toma decisão e ativa cláusula de recompra de 9 milhões de euros para fechar reforço

O Real Madrid vai ativar a cláusula de recompra de Nico Paz. O clube espanhol vai contratar o médio argentino ao Como por nove milhões de euros.

Médio do Alverca observado pelo Benfica e pelo Sporting

As boas exibições de Alex Amorim despertaram a atenção de várias equipas. O médio do Alverca está a ser seguido com atenção por Benfica e Sporting.

Sporting vai avançar para a contratação de Luís Guilherme: eis os contornos do possível negócio

O Sporting vai mesmo avançar para a contratação de Luís Guilherme. Os leões pretendem contar com o avançado brasileiro em definitivo.