CD Feirense | Foi uma época para esquecer

- Advertisement -

“É como ter um familiar com uma doença terminal”, disse Filipe Martins, para retratar a despromoção já confirmada do CD Feirense.

De facto, foi uma época para esquecer. Ou, se calhar, para os mais audazes, recordar. Foi uma temporada em que tudo correu mal desde o princípio e assim se prolongou até ao fim. No fundo, foi “apenas” a época em que se ultrapassou o pior registo de sempre da Liga Portuguesa, que permanecia intacto desde a remota época de 84/85. Foram 19 derrotas, nove empates e duas vitórias. Foram, ao todo, 75 pontos perdidos…

Foi confirmada a semana passada, mas era algo que muitos já previam. Uma equipa sem alma, que entrava em campo com uma postura de já derrotada. Não podia mesmo haver outro desfecho que não este. A descida de divisão já era quase uma inevitabilidade e, cada vez mais, tema de assunto, quando agregado com o clube de Santa Maria da Feira. Aliás, o próprio treinador já não conseguia mesmo escamotear, com aquelas típicas declarações à Futebol português, o panorama negro que era, e é, vivido no clube. Já não havia cabeça que pudesse ser levantada depois de tantos sobressaltos ao longo de uma só época.

Quando o CD Feirense dava sinais de tentar reagir, verdade seja dita: foram-lhe “cortadas” logo as pernas. Em jogos contra os três grandes, por exemplo, a equipa até deu sinais de alguma resiliência, mas erros de arbitragem foram extremamente prejudicais para os resultados finais.

Não digo que estes jogos fossem apagar a mancha negra da época 2018/2019 para os “fogaceiros”, mas decerto que resultados positivos frente às três equipas candidatas ao título poderiam ter trazido força anímica ao conjunto de Filipe Martins.

O CD Feirense apontou o pior registo de sempre na Primeira Liga que, antes pertencia ao Varzim SC desde 1984/85
Fonte: CD Feirense

Três épocas no primeiro escalão e parece que a prestação da equipa de Santa Maria da Feira foi sempre decrescendo. Na época após a subida, em 2017/2016, o Feirense conseguiu um oitavo lugar, o que era bastante positivo para uma equipa que havia acabado de subir ao primeiro escalão do Futebol português.

Na época seguinte, o clube ainda ficou na corda bamba, mas acabou por conseguir manter-se na Primeira Liga, após conseguir o 16.º lugar com o treinador Nuno Manta Santos. Já esta temporada, foi o que se viu: o Feirense está no último lugar com apenas 15 pontos e a despromoção é já uma realidade. A equipa mais próxima dos “fogaceiros” é mesmo o CD Nacional, que, ainda assim, tem 12 pontos de avanço.

Parece que a “doença terminal” acabou mesmo por ser fatal para o Feirense, e o Estádio Marcolino de Castro vai ser palco de jogos da Segunda Liga na época 2019/2020. Resta-nos esperar para ver se o clube consegue seguir o exemplo do FC Paços de Ferreira e dar, já na próxima época, o salto de retorno para o palco onde estão os melhores do país – a Primeira Liga.

 

Foto de Capa: CD Feirense
Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «É a nossa marca e por mais que as equipas nos identifiquem a variabilidade, procuramos um ou...

O Sporting venceu o Estoril Praia por 3-0 na Primeira Liga. Rui Borges analisou o duelo e respondeu ao Bola na Rede.

Ian Cathro responde ao Bola na Rede: «Vamos ter de sair daqui a aceitar e olhar para um 3-0 que é horrível»

O Sporting venceu o Estoril Praia por 3-0 na Primeira Liga. Ian Cathro analisou o duelo e respondeu ao Bola na Rede.

Terem Moffi estreia-se a marcar com a camisola do FC Porto

O FC Porto recebeu e venceu o Arouca por 3-1 na jornada 24 da Primeira Liga. Terem Moffi estreou-se a marcar com a camisola dos dragões.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após triunfo do FC Porto: «O Arouca mudou algumas coisas face ao que esperávamos»

O FC Porto derrotou o Arouca em jogo da 24.ª jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Ian Cathro critica arbitragem: «Não foi o meu melhor dia, mas infelizmente não foi o melhor dia da equipa de arbitragem»

Ian Cathro analisou o duelo da 24.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting defrontou o Estoril Praia no Estádio de Alvalade.

Rui Borges elogia exibição do Sporting: «Duas partes distintas, boas reações na primeira parte com e sem bola»

Rui Borges analisou o duelo da 24.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting defrontou o Estoril Praia no Estádio de Alvalade.

Podcast Raio-X Tático #1 – As substituições do Benfica no Bernabéu

Estreia do podcast "Raio-X Tático", espaço para dissecar as perguntas táticas feitas pelo Bola na Rede nas conferências de imprensa. Em análise, as opções, timing e impacto das substituições executadas pelo Benfica frente ao Real Madrid.