Última horaEm Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)
Publicidade

Jogo Limpo: Análise à 23ª jornada da Primeira Liga

Rui Pedro Cipriano · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Está de regresso a rubrica de análise aos casos de arbitragem depois de uma pausa de Inverno. Jornada agridoce onde, por um lado se deve ressalvar o número reduzido de casos nesta jornada – penso que seja a analise mais pequena de todas aquelas que fiz, vários jogos sem qualquer caso de arbitragem, muito positivo -. Por outro lado, estão, ainda assim, algumas arbitragens negativas que aconteceram nesta jornada. O jogo do Benfica contra o Boavista refletiu ainda fragilidades na utilização do VAR, enquanto que o “derby” do Minho teve um Bruno Paixão muito nervoso e confuso, e o último jogo da jornada teve uma arbitragem polémica de João Capela, sendo sem dúvida a mais negativa desta jornada. Foi por isso uma jornada bipolar aquela que tivemos no último fim de semana.

Foto de capa: MoneyMagpie

SL Benfica – Boavista FC

Penalti assinalado por falta sobre Cervi, Benfica, aos 14 minutos:

Decisão correta: Cervi procura claramente a falta. O defesa do Boavista caiu na “armadilha” do jogador argentino e foi algo imprudente na sua abordagem ao lance. Entrada fora de lei e decisão correta do árbitro.

 

Alegado penalti por assinalar por mão na bola de Nuno Henrique, Boavista, aos 20 minutos:

Decisão incorreta: Continuo sem perceber a atuação do VAR neste tipo de lances, em que toda gente vê a infração e se prefere prosseguir com o jogo em vez de se voltar atrás e marcar o penalti. Afinal o VAR não veio para acabar com este tipo de erro? A rever.

Estoril Praia – CF Belenenses

Expulsão de Bruno Gomes, Estoril, aos 52 minutos:

Decisão correta: Entrada de Bruno Gomes com a sola na perna de Chaby. Decisão correta, por ser uma entrada com violência agressiva e, de acordo com as leis, punível com o cartão vermelho.

Moreirense FC – GD Chaves

Penalti assinalado por falta sobre Bressan, Chaves, aos 69 minutos:

Decisão correta: Trabalhou e usou muito bem o VAR neste lance. Nuno Almeida, teve dúvidas, aguardou, continuou com dúvidas e foi ver por si próprio o lance. Penalti claro depois de Belkaroui impedir a progressão de Bressan. O vermelho também se aceita.

 

Golo anulado ao Moreirense aos 92 minutos:

Decisão incorreta: Nada nas leis refere que o guarda-redes não pode ser tocado na pequena área, isto é um mito. O árbitro tem sim que ter atenção se existe algum toque impeditivo da ação normal do guarda-redes, o que não me parece o caso.

FC Porto – Rio Ave FC

Alegado cartão vermelho por mostrar a Tarantini, Rio Ave, aos 14 minutos:

Decisão correta: É um lance de difícil análise, mas aceito a decisão do árbitro que, provavelmente, interpretou a proximidade de Marcelo e de outro defesa do Rio Ave relativamente a Soares como fator decisivo para o seu critério disciplinar.

Vitória SC – SC Braga

Penalti e expulsão de Wakaso, Vitória SC, aos 31 minutos:

Decisão parcialmente correta: Que lance! Muito difícil. Primeiro tem que se perceber se a falta é dentro ou fora da grande área, mas na minha opinião diria que é dentro pelo que a decisão do penalti é correta. Já a expulsão parece-me um excesso de zelo por parte de Bruno Paixão.

 

Critério disciplinar confuso numa falta de Heldon, Vitória SC, sobre André Horta, SC Braga, aos 36 minutos:

Decisão incorreta: Bruno Paixão tinha o jogo perdido nesta altura e isso notou-se na sua própria atuação, mostrando-se muito confuso e nervoso, algo anormal para um árbitro experiente como ele. Primeiro mostrou o cartão vermelho, critério disciplinar adequado para esta falta, para depois voltar atrás e mostrar apenas o cartão amarelo. Não percebi.

Sporting CP – CD Tondela

Alegado penalti por assinalar por falta sobre Bas Dost, Sporting, aos 44 minutos:

Decisão correta: É verdade que existe um contacto de Joãozinho em Bas Dost, mas o toque não me parece ser suficiente para provocar a queda do gigante holandês. Procurou claramente cavar a faltar.

 

Expulsão de Mathieu, Sporting, aos 60 minutos:

Decisão correta: Um jogador com cartão amarelo tem que se resguardar. Mathieu meteu-se a jeito e acabou por sofrer por uma atitude muito imatura, sendo ele um jogador tão experiente.

 

Simulação de Murilo, Tondela, aos 66 minutos:

Decisão correta: De facto parece-me que o jogador do Tondela, quando se vê no meio de dois jogadores do Sporting, tenta cavar a falta. Boa decisão.

 

Alegado penalty sobre Bas Dost, Sporting, aos 83 minutos:

Decisão correta: Mais uma vez Bas Dost parece querer cavar uma falta na grande área, uma vez que o jogador do Tondela nem está virado para o jogador holandês.

Rui Pedro Cipriano

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.