📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Konstantin Bazelyuk – Do frio de Moscovo para o sol do Estoril

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Ao longo da sua longa carreira ao serviço do SD Compostela, o actual treinador do GD Estoril Praia, Fabiano Soares Pessoa, que no mundo do futebol é conhecido apenas como Fabiano, privou com o goleador russo Dmitri Radchenko e com o “maestro da Cantábria” Dmitri Popov, mas foi com o segundo que partilhou bons momentos no meio-campo da formação galega. Quase duas décadas depois, com Fabiano do outro lado da barricada, o antigo talentoso médio, que tem mais de 20 anos de futebol espanhol na sua longa carreira, vê atravessar-se-lhe no caminho mais um jogador russo, de seu nome Konstantin Bazelyuk, também ele bastante talentoso, que chega por empréstimo do PFC CSKA Moscovo, após ter passado a última temporada ao serviço do FC SKA-Khabarovsk, da segunda divisão do futebol russo.

A Fabiano está incumbida a tarefa de ajudar o jovem Bazelyuk a encontrar aquela “chama” que o fez chegar à primeira equipa do conjunto moscovita com apenas 20 anos, em 2013, mas a tarefa não se afigura fácil, uma vez que o atacante tem tido alguma dificuldade em afirmar-se no escalão máximo do futebol russo nestes últimos três anos.

Os tempos de glória de Bazelyuk ao serviço do PFC CSKA Moscovo Fonte: zastavki.com
Os tempos de glória de Bazelyuk ao serviço do PFC CSKA Moscovo
Fonte: zastavki.com

Konstantin nasceu numa localidade rural pobre chamada Vityazevo, situada no Krai de Krasnodar, mas aos 13 anos de idade mudou-se para Moscovo, onde alguns dos grandes emblemas da cidade lutavam entre si para assegurar a sua contratação. Bazelyuk optou pelo PFC CSKA Moscovo, uma vez que era a equipa que sempre apoiou desde muito jovem, e não demorou muito a afirmar-se como um jogador de capital importância em todos os escalões de formação pelos quais passou.

Em 2013, com 20 anos de idade, Bazelyuk ganhou o prémio para o jovem futebolista do ano da Liga Russa, para o qual contribuiu, e muito, o golo decisivo que marcou contra o FC Rostov alguns minutos após ter entrado em campo. As boas prestações, ainda que como suplente utilizado, valeram-lhe também alguns minutos contra o todo-poderoso FC Bayern München, num jogo a contar para a Liga dos Campeões da UEFA.

Esta rápida passagem ao estrelato não fazia desaparecer, no entanto, a humildade do jovem avançado, que continuava a viajar de metro por Moscovo, uma vez que enviava quase todo o dinheiro que ganhava para ajudar os seus pais, que continuavam em Vityazevo.

Ao mesmo tempo que tentava marcar o seu lugar no emblema moscovita, Bazelyuk deixava também boas indicações ao serviço da selecção russa de Sub-21, tendo apontado cinco golos na fase de apuramento para o Campeonato Europeu de futebol dessa categoria.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.