Konstantin Bazelyuk – Do frio de Moscovo para o sol do Estoril

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Ao longo da sua longa carreira ao serviço do SD Compostela, o actual treinador do GD Estoril Praia, Fabiano Soares Pessoa, que no mundo do futebol é conhecido apenas como Fabiano, privou com o goleador russo Dmitri Radchenko e com o “maestro da Cantábria” Dmitri Popov, mas foi com o segundo que partilhou bons momentos no meio-campo da formação galega. Quase duas décadas depois, com Fabiano do outro lado da barricada, o antigo talentoso médio, que tem mais de 20 anos de futebol espanhol na sua longa carreira, vê atravessar-se-lhe no caminho mais um jogador russo, de seu nome Konstantin Bazelyuk, também ele bastante talentoso, que chega por empréstimo do PFC CSKA Moscovo, após ter passado a última temporada ao serviço do FC SKA-Khabarovsk, da segunda divisão do futebol russo.

A Fabiano está incumbida a tarefa de ajudar o jovem Bazelyuk a encontrar aquela “chama” que o fez chegar à primeira equipa do conjunto moscovita com apenas 20 anos, em 2013, mas a tarefa não se afigura fácil, uma vez que o atacante tem tido alguma dificuldade em afirmar-se no escalão máximo do futebol russo nestes últimos três anos.

Os tempos de glória de Bazelyuk ao serviço do PFC CSKA Moscovo Fonte: zastavki.com
Os tempos de glória de Bazelyuk ao serviço do PFC CSKA Moscovo
Fonte: zastavki.com

Konstantin nasceu numa localidade rural pobre chamada Vityazevo, situada no Krai de Krasnodar, mas aos 13 anos de idade mudou-se para Moscovo, onde alguns dos grandes emblemas da cidade lutavam entre si para assegurar a sua contratação. Bazelyuk optou pelo PFC CSKA Moscovo, uma vez que era a equipa que sempre apoiou desde muito jovem, e não demorou muito a afirmar-se como um jogador de capital importância em todos os escalões de formação pelos quais passou.

Em 2013, com 20 anos de idade, Bazelyuk ganhou o prémio para o jovem futebolista do ano da Liga Russa, para o qual contribuiu, e muito, o golo decisivo que marcou contra o FC Rostov alguns minutos após ter entrado em campo. As boas prestações, ainda que como suplente utilizado, valeram-lhe também alguns minutos contra o todo-poderoso FC Bayern München, num jogo a contar para a Liga dos Campeões da UEFA.

Esta rápida passagem ao estrelato não fazia desaparecer, no entanto, a humildade do jovem avançado, que continuava a viajar de metro por Moscovo, uma vez que enviava quase todo o dinheiro que ganhava para ajudar os seus pais, que continuavam em Vityazevo.

Ao mesmo tempo que tentava marcar o seu lugar no emblema moscovita, Bazelyuk deixava também boas indicações ao serviço da selecção russa de Sub-21, tendo apontado cinco golos na fase de apuramento para o Campeonato Europeu de futebol dessa categoria.

Joel Amorim
Joel Amorimhttp://www.bolanarede.pt
Foi talvez a camisola amarela do Rinat Dasaev que fez nascer, em Joel, a paixão pelo futebol russo e pelo Spartak Moscovo. O futebol do leste da Europa, a liga espanhola e o FC Porto são os tópicos sobre os quais mais gosta de escrever.                                                                                                                                                 O Joel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.