📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Leonardo Jardim – Perfeito para regressar a Portugal

- Advertisement -

Uma das notícias que marcou recentemente o futebol português lá fora foi a saída de Leonardo Jardim do comando técnico do AS Mónaco, após um início de época desastroso com apenas uma vitória na primeira jornada da liga francesa (3-1 ao Nantes de Miguel Cardoso).

Apesar de este início de época, o técnico madeirense deixou a sua marca no emblema monegasco, pelo futebol positivo, e principalmente pelos vários jogadores jovens que potenciou e transformou em jogadores de topo, como foram os casos de Bernardo Silva, Anthony Martial, Kylian Mbappé, Fabinho, entre outros; tendo tido como ponto alto a conquista da Liga francesa em 2016/2017.

E depois de já antes ter mostrado serviço no Sporting CP, Leonardo Jardim mostrou em França ser um treinador capaz de fazer ovos sem omeletes. Ganhou pouco, mas deu muito a ganhar ao futebol mundial. E agora que está livre, paira uma questão na cabeça de muitos adeptos portugueses: será que ele poderia regressar a Portugal?

Leonardo Jardim não deixa de ser reconhecido pelo clube francês
Fonte: AS Mónaco

Infelizmente, parece-me que o seu regresso a Portugal é um cenário muito distante. Mas a verdade, é que o nosso campeonato ganharia muito com isso. O treinador madeirense possui um perfil assente na potencialização de jogadores jovens. E o que é facto, é que o nosso campeonato, seria um dos melhores da Europa (senão mesmo o melhor) para que um clube fosse bem sucedido colectivamente com um projecto deste género.

Quando um clube aplica um projecto deste género, pode produzir muitos jogadores de topo que irão andar no mapa do futebol europeu, mas perante a concorrência de clubes de topo com um orçamento muito superior e um plantel repleto de jogadores feitos, só ganhara um ou dois campeonatos a cada 10 anos. O AS Mónaco de Leonardo Jardim é um bom exemplo disso mesmo, bem como o Borussia Dortmund de Jurgen Klopp.

Mas em Portugal, onde não há nenhum clube com um orçamento astronómico e muito superior aos restantes, qualquer um dos três grandes (e não só) seria bem sucedido com um projecto do género, não só em Portugal mas também na Europa.

Como tal, o regresso de Leonardo Jardim seria um acontecimento muito rico para o campeonato português. Mas infelizmente, parece-me que tal cenário não vá acontecer tão cedo.

 

Foto de Capa: AS Mónaco

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Mário Branco suspenso por 20 dias após insultar árbitros do Benfica x Casa Pia

O Conselho de Disciplina da FPF divulgou castigos da última jornada. Mário Branco, diretor geral do Benfica, suspenso por 20 dias.

Fuchse Berlin vence Sporting por 1 golo no João Rocha na Champions League de Andebol

O Sporting deu luta, mas acabou derrotado pelo Fuchse Berlin. Jogo marcou a sétima jornada da Champions League de Andebol.

Portugal a um desaire de igualar a maior série de jogos consecutivos sem vencer com Roberto Martínez

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda. Seleção nacional numa sequência de dois jogos consecutivos sem vencer.

Ao jogo 260 em todos os escalões: Cristiano Ronaldo expulso pela 1ª vez com a camisola de Portugal

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda. Cristiano Ronaldo foi expulso no jogo pela primeira vez com a camisola nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea e Bayern Munique de olho em jogador do AC Milan

Mike Maignan, guarda-redes do AC Milan, pode mudar de clube já este verão, com contrato perto do fim. Chelsea e Bayern Munique estão interessados na contratação.

Eis as contas de Portugal para confirmar o apuramento para o Mundial 2026

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda e adiou decisões do Mundial 2026. Seleção nacional continua a depender só de si.

Portugal tem baixa de peso confirmada para o jogo decisivo contra a Arménia rumo ao Mundial 2026

Portugal perdeu por 2-0 com a Irlanda. No jogo decisivo, diante da Arménia, Cristiano Ronaldo ficará fora das opções.