Leonardo Jardim – Perfeito para regressar a Portugal

- Advertisement -

Uma das notícias que marcou recentemente o futebol português lá fora foi a saída de Leonardo Jardim do comando técnico do AS Mónaco, após um início de época desastroso com apenas uma vitória na primeira jornada da liga francesa (3-1 ao Nantes de Miguel Cardoso).

Apesar de este início de época, o técnico madeirense deixou a sua marca no emblema monegasco, pelo futebol positivo, e principalmente pelos vários jogadores jovens que potenciou e transformou em jogadores de topo, como foram os casos de Bernardo Silva, Anthony Martial, Kylian Mbappé, Fabinho, entre outros; tendo tido como ponto alto a conquista da Liga francesa em 2016/2017.

E depois de já antes ter mostrado serviço no Sporting CP, Leonardo Jardim mostrou em França ser um treinador capaz de fazer ovos sem omeletes. Ganhou pouco, mas deu muito a ganhar ao futebol mundial. E agora que está livre, paira uma questão na cabeça de muitos adeptos portugueses: será que ele poderia regressar a Portugal?

Leonardo Jardim não deixa de ser reconhecido pelo clube francês
Fonte: AS Mónaco

Infelizmente, parece-me que o seu regresso a Portugal é um cenário muito distante. Mas a verdade, é que o nosso campeonato ganharia muito com isso. O treinador madeirense possui um perfil assente na potencialização de jogadores jovens. E o que é facto, é que o nosso campeonato, seria um dos melhores da Europa (senão mesmo o melhor) para que um clube fosse bem sucedido colectivamente com um projecto deste género.

Quando um clube aplica um projecto deste género, pode produzir muitos jogadores de topo que irão andar no mapa do futebol europeu, mas perante a concorrência de clubes de topo com um orçamento muito superior e um plantel repleto de jogadores feitos, só ganhara um ou dois campeonatos a cada 10 anos. O AS Mónaco de Leonardo Jardim é um bom exemplo disso mesmo, bem como o Borussia Dortmund de Jurgen Klopp.

Mas em Portugal, onde não há nenhum clube com um orçamento astronómico e muito superior aos restantes, qualquer um dos três grandes (e não só) seria bem sucedido com um projecto do género, não só em Portugal mas também na Europa.

Como tal, o regresso de Leonardo Jardim seria um acontecimento muito rico para o campeonato português. Mas infelizmente, parece-me que tal cenário não vá acontecer tão cedo.

 

Foto de Capa: AS Mónaco

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Agente de Stefan Baiaram confirma rejeição do Benfica e avaliação do FC Porto: «Mourinho disse-me que ele não é jogador para o Benfica»

Stefan Baiaram foi oferecido ao Benfica e ao FC Porto. O avançado romeno de 23 anos está ao serviço do Universitatea Craiova, orientado por Filipe Coelho.

Confirmada a mudança de selecionador em Marrocos: Hoalid Regragui deixa o cargo e é rendido por Mohamed Ouahbi com o português João Sacramento como...

Marrocos confirmou a mudança de selecionador. Mohamed Ouahbi foi eleito o novo timoneiro da equipa e Hoalid Regragui foi despedido.

Igor Tudor continua só a perder pelo Tottenham e recusa-se a pensar em despedimento: «Pode parecer estranho, mas acredito mais depois deste jogo do...

Igor Tudor analisou a derrota do Tottenham diante do Crystal Palace. Técnico continua a guiar o clube a apenas derrotas.

Afonso Assis renova contrato com o Moreirense até junho de 2030

Afonso Assis renovou o contrato com o Moreirense. O médio de 19 anos estendeu a sua ligação ao clube até 2030.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica Cristian Lema anuncia fim de carreira: «Quando a cabeça diz que é altura de parar, não faz sentido insistir»

Cristian Lema terminou a carreira de futebolista profissional aos 35 anos. O antigo defesa do Benfica pendurou as chuteiras de forma definitiva após rescindir com o Boca Juniors.

Rodrigo Ramos troca o Ararat-Armenia pelo Dínamo Tibilisi

Rodrigo Ramos, extremo português de 22 anos, reforça o Dinamo Tbilisi, vindo do Ararat‑Armenia, onde participou de nove partidas na última temporada.

Giacomo Bonaventura anuncia adeus ao futebol aos 36 anos: «Hoje é o momento de dizer stop ao futebol jogado»

Giacomo Bonaventura anunciou o final da sua carreira como jogador profissional de futebol aos 36 anos. O antigo internacional italiano pendura as chuteiras após uma última passagem pelo Al Shabab.