Luís Freire – O novo Brian Clough?

- Advertisement -

Nos últimos anos o futebol português tem sido pródigo no lançamento de jovens treinadores de sucesso. São tantos os casos, desde José Mourinho, Vilas Boas,  Leonardo Jardim, Carvalhal,  Marco Silva, Paulo Sousa, Paulo Fonseca, Sérgio Conceição, Rui Vitória, entre tantos outros que poderiam estar aqui mencionados. Ora, nas últimas temporadas, vindo dos escalões mais baixos do futebol nacional, surge Luís Freire, uma espécie de Brian Clough português que promete dar o salto para grandes palcos.

No passado Domingo, o CD Mafra voltou aos escalões de futebol profissional de Portugal. A equipa auri-verde eliminou o UD Leiria, uma das equipas com maior orçamento da prova, nos play-offs do campeonato de Portugal. Ora, Luís Freire, jovem técnico de 32 anos, foi um dos obreiros do fantástico percurso da equipa de Mafra. Talvez tenha sido esse percurso que lhe tenha valido uma viagem para Estoril, equipa que irá orientar na próxima temporada. A verdade é que desde há muito tempo que o percurso deste jovem técnico merece ser acompanhado.

Luís Freire (ao centro) tem se destacado ao longo dos anos como treinador
Fonte: CD Mafra

O técnico começou primeiro como adjunto de Filipe Moreira no Mafra, Tondela e Oriental. Depois disso abraçou a primeira aventura a solo no Ericeirense e desde aí foi sempre a subir. Logo na primeira temporada a solo, em 2012 consegue 20 vitórias que deram ao Ericeirense uma subida divisão para a divisão de honra da AF de Lisboa.  No ano seguinte garante a manutenção da equipa na divisão de honra e no último ano na equipa da Ericeira consegue nova subida, desta feita ao Pro Nacional. Era altura de abraçar novo projeto, com outros pergaminhos, nomeadamente no âmbito financeiro, área onde o Ericeirense não respirava grande saúde. Em 2015 assume o Pêro Pinheiro da divisão de honra, divisão onde tinha estado na temporada anterior, e consegue logo uma subida ao Pro Nacional de Lisboa. No ano seguinte, nova subida. Em 2016/2017 consegue a subida do Pêro Pinheiro para o Campeonato de Portugal, subida inesperada e que lhe valeu convite para assumir o projeto de subida, agora concretizado, no CD Mafra. Ou seja, com a subida desta temporada no Mafra são quatro subidas consecutivas em divisões diferentes, um registo inédito em Portugal. Ufa, tantas subidas no mesmo parágrafo!

O paralelismo aqui podia ser feito com Vítor Oliveira, homem habituado às lides de colocar equipas na Primeira Liga, mas decidimos ir mais longe. E ir mais longe é comparar o percurso de Luís Freire ao de… Brian Clough. Isso mesmo, brilhante treinador inglês que conseguiu levar Derby County e Nottingham Forest à elite do futebol inglês, chegando mesmo a conquistar duas ligas dos campeões com o Nottingham, feito que até hoje se revê como inesquecível pelos amantes do desporto rei. Ninguém está à espera que Luís Freire faça o mesmo com o GD Estoril-Praia, mas a verdade é que o técnico tem tudo para conquistar o panorama do futebol português, tal como Brian Clough fez em Inglaterra. Há poucos meses atrás poucos sabiam quem era o jovem técnico que treinava o CD Mafra, hoje largas centenas de pessoas já o conhecem e a minha perspectiva é que este número venha a aumentar ainda mais.

Ao serviço do CD Mafra o jovem treinador destacou-se muito, espera-se que mantenha o mesmo registo no GD Estoril-Praia
Fonte: CD Mafra

Deixando previsões de parte e olhando para o que interessa, Luís Freire tem agora uma prova de fogo ao serviço do GD Estoril-Praia. Vai ter condições de trabalho de grande nível, prevê-se que tenha um plantel de grande qualidade, com um planeamento exemplar e com maior desafogo financeiro, depois de trabalhar em clubes com menores investimentos. Por outro lado, vai se debater com vários treinadores experientes e habituados à Segunda Liga, campeonato este que é conhecido pela sua elevada competitividade. Será certamente a maior prova da competência do jovem técnico. Para já, e não olhando apenas a resultados e a estatísticas, vê-se um treinador que gosta do futebol de ataque,  de verticalidade, com comportamentos bem definidos e com uma forte reação à perda. Veremos agora o GD Estoril-Praia de Luís Freire, deixando uma dúvida, se subir o GD Estoril-Praia à Primeira Liga podemos apostar as fichas todas num Estoril campeão em 2019-2020?

Foto de capa: Bola na Rede

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Se a Champions League é a Prova Milionária, o Benfica saiu de Madrid com outras notas

O Benfica competiu contra o Real Madrid, mas voltou a falhar onde e quando não o é possível. Mesmo na vitória na fase de liga, houve oportunidades encarnadas a lamentar que, numa fase a eliminar e diante de uma equipa com o histórico e o historial dos merengues na competição, se pagaram.

João Tralhão responde ao Bola na Rede: «Para qualquer jogador que entre neste tipo de jogos é sempre um ritmo difícil de acompanhar»

João Tralhão analisou a derrota do Benfica diante do Real Madrid. Treinador respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Samuel Dahl após a eliminação frente ao Real Madrid: «Eles jogaram bem, mas também estivemos bem em alguns momentos»

Samuel Dahl analisou o duelo entre o Real Madrid e o Benfica. Encontro marcou a 2.ª mão do playoff da Champions League.

José Mourinho com registo para esquecer nas últimas participações na Champions League

José Mourinho já não sabe o que é vencer um jogo numa eliminatória de Champions League desde 2014, quando orientava o Chelsea.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid com mão de ferro: já foi pedida a expulsão de sócio a adepto que fez a saudação nazi durante o jogo frente...

O Real Madrid decidiu que vai expulsar um sócio do clube, depois do mesmo ter feito a saudação nazi durante o jogo frente ao Benfica.

Eis o Ranking UEFA depois da eliminação do Benfica na Champions League

O Ranking UEFA já foi atualizado e Portugal não somou qualquer ponto, depois do Benfica ter sido eliminado da Champions League.

Sporting conhece a sua sorte: quando é o sorteio dos oitavos de final da Champions League?

O sorteio dos oitavos de final da Champions League realiza-se na sexta-feira, a partir das 11 horas, na Suíça.