- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Com a evolução do futebol atual e da capacidade de prospeção e observação por parte do scouting dos mais variados clubes, a qualidade do campeonato português tem tido um enorme crescente, beneficiando em muito equipas que, outrora, dada a falta de condições, não conseguiam reforçar a sua equipa de modo a surpreender não só em contexto nacional como também nas competições europeias.

Se com esta evolução se consegue ir buscar jogadores de grande qualidade a divisões secundárias do Brasil, como David Luiz, ou a divisões secundárias do Japão, como é o caso de Hulk ou até de divisões secundárias em Portugal, como o caso de Diogo Salomão, a verdade é que nem todos os jogadores, por muita qualidade que lhes seja reconhecida, conseguem singrar nos melhores clubes, dado o vasto leque de concorrência que enfrentam e tornam-se por isso “flops”. O meu texto sobre hoje será assim sobre Moussa Marega.

Marega veio do Campeonato Nacional Francês onde, após assinar pelo Espérance de Tunis, uma equipa que milita no futebol tunisiano, ingressa, nessa mesma época, no Marítimo. Após uma época com 15 golos em 34 partidas disputadas, o seu faro de golo não passa despercebido ao Sporting e Porto o que leva a que a equipa do Douro contrate o internacional maliano por um valor a rondar os 4 milhões de euros.

Como nem todos os “achados” da Primeira Liga podem singrar nos grandes clubes, ou porque não estão preparados, ou porque não têm a qualidade necessária, ou até porque o estilo de jogo não se adapta às necessidades do clube, Marega não singrou nos Dragões, numa altura de escassez de recursos técnicos e num sistema que não tinha dado resultado e que, pior ainda, não tinha recursos necessários para ser alterado. A partir daqui, Marega foi alvo de chacota imerecida a nível nacional sendo até acusado por muitos como “O maior flop que o Futebol Clube do Porto alguma vez tivera”.

Marega é o melhor marcador do campeonato até ao momento Fonte: Vitória Sport Clube
Marega é o melhor marcador do campeonato até ao momento
Fonte: Vitória Sport Clube

O problema de Marega pode estar na falta de qualidade para representar um clube de grande dimensão pelo Mundo fora, como é o caso do Futebol Clube do Porto. Mais que isso, o Futebol Clube do Porto é a única equipa dos três grandes que joga em posse, com extremos criativos e que são normalmente dotados de grande técnica e de grande capacidade de descortinar defesas com o seu forte drible um para um.

Júnior Barroso
Júnior Barrosohttp://www.bolanarede.pt
Depois de 11 anos como federado, a tática, a estrutura, e tudo aquilo que envolve o futebol fizeram com que Júnior visse o futebol de uma maneira diferente. Adepto assíduo da Premier League desde os seus seis anos, acredita ainda que a essência do futebol de rua perdurará sempre em detrimento da tática. Considera-se um estudioso do futebol.                                                                                                                                                 O Júnior escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Lameiras fala pela primeira vez como treinador do Vitória SC: «Não havia como não aceitar»

Gil Lameiras abordou a chegada ao comando técnico do Vitória SC. O ex-técnico da equipa B revelou a sua ambição para o futuro.

Rui Jorge oficializado como novo selecionador dos Sub-20 do Azerbaijão

Rui Jorge tem novo desafio na carreira. O antigo selecionador nacional de Sub-21 é o novo treinador da equipa de Sub-20 do Azerbaijão.

Igor Tudor vive pesadelo: pior arranque da história no Tottenham e em risco de despedimento após 4 jogos

O futuro de Igor Tudor no Tottenham está em risco e o técnico pode vir a ser despedido. O treinador croata soma quatro derrotas em quatro jogos, o pior arranque de um treinador ao comando dos spurs.

Vahid Halilhodzic confirmado como o novo treinador do Nantes

Vahid Halilhodzic, treinador bósnio de 73 anos com dupla nacionalidade francesa, está de regresso ao Nantes, mas desta vez como treinador da equipa principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Tudor aborda possível saída do Tottenham e explica substituição do guarda-redes aos 16 minutos: «Foi necessário para preservar o jogador»

Igor Tudor falou após a derrota pesada do Tottenham frente ao Atlético Madrid. O técnico explicou também a substituição do guardião Kinsky, aos 16 minutos.

Ténis: Francisco Cabral eliminado nos oitavos de Indian Wells após fazer história no ranking

Francisco Cabral foi eliminado no Masters 1000 de Indian Wells. O tenista português caiu nos oitavos de final de pares.

Al Ula de José Peseiro perde na secretaria jogo que venceu por 3-0: eis a explicação

O Al Ula de José Peseiro perdeu na secretaria um encontro que venceu no relvado. Um erro de arbitragem ditou a decisão.