
Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
Hoje falo-vos de revelações da Liga. Futurologia tem tanto de arriscado como de exatidão, umas vezes ao lado, outras em cheio. Mas, afinal, o que seria de um bom português sem poder deixar os seus “bitaites”, mais ou menos fundamentados? Ainda assim, vale muito a pena guardar estes nomes.
Neste top arrisquei apontar alguns nomes de jovens que à data apresentam qualidades e competências para mais tarde se assumirem as revelações da Liga Portuguesa. A tendência aponta para que cada vez mais jovens formados em Portugal cheguem aos plantéis principais, isto se os gigantes europeus não se anteciparem, como fizeram nos casos de João Félix ou Trincão, que mal tiveram tempo de completar uma época na nossa Liga.
A formação escolhida para este 11 foi um 3-4-3, de forma a libertar mais uma posição para o meio campo e manter as três opções para a frente, já que são as zonas do terreno com maior oferta e talento. Naturalmente, a incidência será maior sobre os “três grandes”, porque pescam cada vez mais cedo e melhor, numa área cada vez maior, mas não são os únicos presentes neste 11 que será de luxo, estejam eles em Portugal ou além fronteiras.
Guarda-Redes
@fifamedia, e que tal um Prémio Puskás para defesa do ano? 😏
📨 Nós apresentamos um candidato: Lukas 👑 HORNICEK! pic.twitter.com/2EPx3rltm5
— SC Braga (@SCBragaOficial) October 29, 2019
Lukas Hornicek – Tem 17 anos e alinha nos sub-19 do SC Braga. O guardião checo tem 1,94m de altura e está emprestado pelo FK Pardubice, do seu país natal. Seja pelos jogos no campeonato nacional de juniores ou pelas compilações que já aparecem no YouTube, saltam logo à vista os reflexos, a facilidade de um salto sobrenatural e uma força para parar com os braços que faz lembrar Ter Stegen. Notam-se já as influências da formação minhota no jovem guardião, nomeadamente na segurança com que se oferece à construção e distribuição de jogo com os pés desde trás. O SC Braga devia avançar para a aquisição total do passe deste atleta e tem aqui um projeto de titularidade da sua baliza, e a promessa de muitos milhões futuros.
Defesa Central
Não há sítio melhor que a nossa casa 💚
ℹ https://t.co/m1jdapMODo#SportingCP pic.twitter.com/NL9NaTzSmv
— Sporting Clube de Portugal (em 🏠) (@Sporting_CP) May 23, 2020
Eduardo Quaresma – É já uma certeza da formação de Alcochete. Tem 18 anos e já treina às ordens de Rúben Amorim. É uma mistura interessante de central com médio defensivo, o que lhe permite partir do centro da defesa e subir pelo campo para distribuir mais à frente. É rápido e muito forte fisicamente, o que se destaca tanto nas ações defensivas como nas arrancadas com bola. No momento defensivo é muito equilibrado e eficaz, deixando muito pouco tempo aos avançados para pensar na ação de ataque.
Lateral
🔵⚪ Sabes a quem o Tomás Esteves dedicou a estreia na Equipa A?🐉#FCPorto #TomasEsteves pic.twitter.com/Wofk4hsMJ2
— FC Porto (@FCPorto) April 3, 2020
Tomás Esteves – É incompreensível o tempo de jogo que tem na equipa principal dos dragões: 15 minutos na Taça da Liga. Tem 18 anos e divide a sua competição entre as equipas principal e secundária do FC Porto, mas desde muito cedo que participa nos escalões acima da sua idade. Muito maduro na leitura e compreensão do que o jogo pede, é um lateral com ADN de extremo e até médio interior, o que o torna um atleta demasiado completo e útil. Diria até imprescindível. Recorre à finta com alguma frequência, sempre com elevado grau de eficácia e em alta velocidade, tornando-o muito difícil de parar. Será, com certeza, um dos melhores do mundo na sua posição.
Lateral

Tomás Tavares – Conta já com grande participação na equipa principal das águias, o que só joga a seu favor. As críticas de que tem sido alvo serão colhidas mais tarde, quando Tomás render milhões ao clube da Luz. O seu melhor momento é, sem dúvida, o ofensivo. Procura apoios curtos e privilegia as triangulações lateral acima. Tem no cruzamento uma arma poderosa e será o melhor amigo dos avançados da sua equipa. Tecnicamente, é uma delícia. Assim que o momento defensivo melhorar, como fruto da formação na qual ainda se insere, será um dos meninos bonitos da Luz e mais uma pérola para o Seixal exibir.
Médio
Tiago Dantas na goleada frente ao Liverpool. 👌#MadeInBenfica #UYL pic.twitter.com/ACEGTS71F0
— SL Benfica (@SLBenfica) March 4, 2020
Tiago Dantas – Com idade de júnior já se estreou pela equipa A, pela de sub-23, foi capitão na Youth League, mas é na equipa B das águias onde tem maior presença. É um médio ofensivo enérgico, com uma técnica bem acima da média e uma capacidade de execução excelente; quer em bola corrida, quer de bola parada. Tem golo, tem último passe, tem finta, mas desengane-se quem acha que a sua missão se esgota no momento ofensivo. Também na recuperação de bola se destaca, beneficiando do seu sentido apurado de posicionamento.
Médio
Vasco Sousa é reforço da equipa sub-17 do FC Porto. Um dos maiores talentos da sua geração, Vasco troca o Vitória SC pelos azuis e brancos. “Estou muito contente por ter assinado um contrato profissional com este enorme clube”, afirmou no seu Instagram. pic.twitter.com/8oMmtQRnRS
— FCPorto Transfers (@FCPortoTransfer) July 17, 2019
Vasco Sousa – É um Tiago Dantas versão Norte, versão FC Porto. Recém pescado no Vitória SC, Vasco chegou ao Olival e encaixou a titular na Liga dos sub-17 portistas. Tem um jeito natural de sair de situações de pressão com uma elegância pouco vista. Tem na visão de jogo a principal característica. Apesar dos 17 anos, tem já 17 partidas pelas seleções jovens de Portugal com dois golos apontados.
Médio
Que obra de arte de Joelson Fernandes pelos sub-17 da @selecaoportugal! 🎩
Para ver e rever 🙌 #LeõesNasSelecções pic.twitter.com/BnYEbQQNnm
— Sporting Clube de Portugal (em 🏠) (@Sporting_CP) November 13, 2019
Joelson Fernandes – O extremo português de 17 anos é mais um produto dos leões para as alas, nas pisadas de Nani e Gelson Martins. Apesar da tenra idade, fez toda a sua época na formação sub-23 do Sporting CP, onde apontou cinco golos. No entanto, é no capítulo técnico que Joelson deslumbra. Quando o virem na linha, reservem-lhe dois defesas e mesmo assim o cruzamento vai sair. Aliado à capacidade de fintar curto e improvisar com a bola nos pés, Joelson é veloz e recorre com a mesma facilidade e eficácia aos dois pés. É, portanto, um diamante que chegará, seguramente, à equipa principal de Alvalade e consequentemente à Primeira Liga.
Médio
🔵⚪ Fábio Vieira a fazer tudo para subir à equipa principal 💪
QUE GOLAÇO! (mais um) 🔥#FCPorto #SomosPortopic.twitter.com/8JVST9Ix7V
— 𝐅𝐂 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐍𝐞𝐰𝐬 🇸🇻 (@FCPortoNews1893) March 7, 2020
Fábio Vieira – O médio azul e branco é dos jogadores portugueses mais promissores nesta posição. Tem um pé esquerdo do outro mundo, com tanto de potência, como de precisão. Procura os colegas entre linhas com tanta frequência, como fura as mesmas linhas e os deixa cara a cara com o golo. Tem golo – e que golos – e é um exímio cobrador de qualquer bola parada. Tem qualidade também para jogar na linha, mas é no centro que todo o seu potencial se revela. Quando alia a visão de jogo acima da média à precisão e qualidade do pé esquerdo, não há volta a dar, temos lance de golo. Tem 19 anos e dá o seu contributo na equipa B dos dragões, mas a estreia na equipa principal do FC Porto na Primeira Liga estará para breve. E pecará por tardia.
Avançado
➕O destaque da Academia VSC vai para Herculano!
Mesmo sob condições adversas e pelas quais nenhum jogador devia passar, o jovem vitoriano bisou na vitória forasteira sobre o Boavista (1-4 )!⚔Parabéns, Herculano!
👉Confere os melhores momentos do Conquistador#Conquistadores pic.twitter.com/gAcLKWfrHb— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) January 3, 2019
Herculano Nabian – O avançado português, nascido na Guiné-Bissau, tem tudo para ser uma das referências no futuro do ataque da seleção nacional. Na época passada, em Guimarães, marcou 34 golos em 36 partidas e nesta época ia pelo mesmo caminho; 17 golos em 23 jogos. Que matador. É o verdadeiro “nove”; fortíssimo fisicamente, letal dentro da área e ainda consegue oferecer profundidade, movimentando-se bem na procura desse espaço. O Vitória SC tem aqui um valioso Conquistador a preparar-se para surgir na Primeira Liga.
Avançado
⚽ No dia 27 de Outubro Fábio Silva marcou o seu primeiro golo no Dragão
🙌 É o nosso jogador mais jovem de sempre a festejar um golo no Dragão e o mais jovem a marcar para o campeonato com a nossa camisola 💪💪 #FCPorto #FabioSilva @Silva49Fabio pic.twitter.com/JGMifYaVvh— FC Porto (@FCPorto) March 27, 2020
Fábio Silva – É o rosto de uma geração. Da sua idade, dificilmente haverá um jogador português com maior potencial e margem de progressão. O que revela com esta idade (17) é inatingível por muitos avançados com carreira feita. É extremamente inteligente quando tem bola, mas também o é quando não tem e oferece quase sempre a melhor solução ao portador da bola. Bom no drible, qualidade técnica acima da média e muito, muito golo. Apesar dos três golos em 18 partidas na equipa principal do FC Porto, mais minutos e jogos inteiros (ao invés dos habituais 15/20 minutos finais) trarão mais golos.
Avançado
📽 Nunca é demais rever: o golo do Umaro Embaló foi eleito Golo do Mês da #LigaPRO!#SLBenficaB pic.twitter.com/e2sfZzoCzF
— SL Benfica (@SLBenfica) September 12, 2019
Úmaro Embaló – O avançado/extremo já leva cinco anos de SL Benfica e não deve ficar por aqui. As águias deverão segurá-lo ao máximo e a estreia na equipa A não deverá tardar. Mais do que isso, será uma aposta mais recorrente do que outros produtos da formação que temos visto subir e não brilhar. A sua imagem de marca, diria, é a velocidade estonteante a terminar com um remate colocado. Muito forte no remate em jeito, técnica apuradíssima e eficácia quase perfeita no um para um. Pode atuar no centro do ataque, mas rende substancialmente mais na ala. Não duvido que chegará ao plantel principal num curto espaço de tempo e que renderá na Primeira Liga.
Banco de suplentes
Se já foi difícil selecionar os 11 melhores, mais difícil se torna eleger os substitutos desta Liga. Para isso, façamos de conta que isto é um jogo da seleção e que no banco de suplentes cabe o resto do plantel – sim, chegamos a este ponto, tal é a qualidade da formação em Portugal.
Para a baliza contava com Leo Kokubo, japonês do SL Benfica, e Diogo Sousa, do Sporting CP. Para a defesa contava com Levi Faustino e Pedro Justiniano do FC Porto, e Morato e Nuno Tavares do SL Benfica.
Na zona intermédia gostava de contar com quase todos. Entre eles não podiam faltar Umaro Candé (15 anos, sub-17, média de 1,5 golos por jogo), Romário Baró, Vitinha, Danilo Veiga e Francisco Conceição do FC Porto, Eduardo Soares do SC Braga, Ronaldo Camará, Florentino, Rafael Brito e, sem dúvida, Paulo Bernardo do SL Benfica.
Para a frente de ataque teria como reservas Joel Carvalho do FC Porto (63 golos nas últimas duas épocas), Falé do SC Braga e Tiago Tomás do Sporting CP.
Sporting CP vence Benfica por 3-1 numa partida a contar para o Campeonato Nacional de Juvenis.
Tiago Tomás brilhou ao bisar. Joelson Fernandes e Diogo Nascimento apontaram os restantes golos do encontro. pic.twitter.com/uql3WneazF— Diário de Transferências (@DTransferencias) March 5, 2019
Artigo revisto por Joana Mendes








