O homem certo no lugar certo?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Apresentado no dia 11 de outubro como o sucessor de Erwin Sánchez, Miguel Leal assumiu o comando técnico do Boavista e propôs-se, de imediato, a atingir o objetivo primário para a temporada 2016/2017: a manutenção.

As panteras ocupam presentemente a oitava posição da Liga NOS, com 13 pontos, e mantêm-se vivas na Taça de Portugal, competição que venceram por cinco ocasiões. O saldo atual da formação axadrezada é francamente positivo, contando com uma vitória frente ao Rio Ave, dois empates com Marítimo e Estoril e uma vitória diante da U. Leiria a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. A estes números juntam-se ainda quatro golos apontados e dois sofridos.

O antigo treinador do Moreirense diagnosticou prontamente as debilidades e as potencialidades da sua equipa, apesar de o esquema tático implementado desde o início do campeonato por Sánchez, o 4-2-3-1, permanecer inalterado. O 11 base também não sofreu qualquer tipo de alterações, à exceção de Edu Machado, que assumiu a titularidade após a lesão de Tiago Mesquita contraída na Madeira.

Com pouco mais de um mês de trabalho, os orientandos de Miguel Leal ainda se encontram num processo de interiorização de um modelo de jogo distinto. Ainda assim, corrigiram cirurgicamente algumas das suas fragilidades defensivas através de um bloco mais coeso potenciado por movimentações inteligentes de Idris e de Carraça e por uma maior entreajuda, com os extremos Renato Santos e Iuri Medeiros a desempenharem funções recuadas em momentos de exposição a contra-ataques.

A aplicação da pressão alta na primeira fase de construção dos adversários, obrigando-os a decisões precipitadas, e a preferência por uma maior assertividade e segurança nos momentos de posse de bola em detrimento da verticalidade demonstrada noutros encontros são outras das pegadas deixadas pelo técnico natural de Marco de Canavezes.

De mãos dadas com a massa adepta do Bessa, Miguel Leal terá futuramente dois encontros que colocarão à prova a sua invencibilidade, ao defrontar primeiramente o Vitória de Guimarães na 4ª eliminatória da Taça de Portugal (dia 20 de novembro) e o Sporting na Jornada 11 da Liga NOS (dia 26 de novembro).

 

Foto de capa: Boavista FC

Daniel Dantas
Daniel Dantashttp://www.bolanarede.pt
O Daniel tem 21 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e, a par da música, do cinema e da literatura, o desporto é uma das suas paixões.                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A mitologia e mística do Jamor a favor do Torreense ou como explicar uma vitória histórica na Taça de Portugal

Até ao Jamor houve mérito e, na tarde que mais bem retrata o futebol português, a conquista inédita e histórica teve, como único fator, o mérito. O Torreense soube, da sua maneira, ser superior ao Sporting e foi assim que conquistou a Taça de Portugal.

Antecipa-se um calendário exigente para o Benfica na Europa: eis os possíveis adversários na 2.ª pré-eliminatória da Europa League

O Benfica inicia a época mais cedo, disputa três pré-eliminatórias para chegar à fase de liga da Europa League e prevê-se um percurso complicado.

Sporting vive Taça de Portugal exigente com quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha

O Sporting teve uma Taça de Portugal marcada pela exigência máxima, e disputou quatro prolongamentos ao longo da Prova Rainha.

Luís Tralhão aborda 2º golo do Torreense contra o Sporting: «Fui a única pessoa que não me levantei»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Torreense conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

PUB

Mais Artigos Populares

Petro de Luanda é campeão angolano e decisões da prova ficam definidas: eis todos os resultados da última jornada do Girabola e a classificação...

O Petro de Luanda confirmou mais uma conquista do Girabola e fecharam as principais contas do campeonato angolano após a última jornada.

Luís Tralhão deixa mensagem para Rui Borges: «O que dizer desta equipa que fez um trabalho fantástico ao longo da época»

Luís Tralhão esteve presente em conferência de imprensa após o Sporting conquistar a Taça de Portugal. Lê o que o técnico disse.

Pedro Proença deixa mensagem ao Torreense

Pedro Proença deixou uma mensagem a felicitar o Torreense. A equipa conquistou a sua primeira Taça de Portugal.