O homem certo no lugar certo?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Apresentado no dia 11 de outubro como o sucessor de Erwin Sánchez, Miguel Leal assumiu o comando técnico do Boavista e propôs-se, de imediato, a atingir o objetivo primário para a temporada 2016/2017: a manutenção.

As panteras ocupam presentemente a oitava posição da Liga NOS, com 13 pontos, e mantêm-se vivas na Taça de Portugal, competição que venceram por cinco ocasiões. O saldo atual da formação axadrezada é francamente positivo, contando com uma vitória frente ao Rio Ave, dois empates com Marítimo e Estoril e uma vitória diante da U. Leiria a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal. A estes números juntam-se ainda quatro golos apontados e dois sofridos.

O antigo treinador do Moreirense diagnosticou prontamente as debilidades e as potencialidades da sua equipa, apesar de o esquema tático implementado desde o início do campeonato por Sánchez, o 4-2-3-1, permanecer inalterado. O 11 base também não sofreu qualquer tipo de alterações, à exceção de Edu Machado, que assumiu a titularidade após a lesão de Tiago Mesquita contraída na Madeira.

Com pouco mais de um mês de trabalho, os orientandos de Miguel Leal ainda se encontram num processo de interiorização de um modelo de jogo distinto. Ainda assim, corrigiram cirurgicamente algumas das suas fragilidades defensivas através de um bloco mais coeso potenciado por movimentações inteligentes de Idris e de Carraça e por uma maior entreajuda, com os extremos Renato Santos e Iuri Medeiros a desempenharem funções recuadas em momentos de exposição a contra-ataques.

A aplicação da pressão alta na primeira fase de construção dos adversários, obrigando-os a decisões precipitadas, e a preferência por uma maior assertividade e segurança nos momentos de posse de bola em detrimento da verticalidade demonstrada noutros encontros são outras das pegadas deixadas pelo técnico natural de Marco de Canavezes.

De mãos dadas com a massa adepta do Bessa, Miguel Leal terá futuramente dois encontros que colocarão à prova a sua invencibilidade, ao defrontar primeiramente o Vitória de Guimarães na 4ª eliminatória da Taça de Portugal (dia 20 de novembro) e o Sporting na Jornada 11 da Liga NOS (dia 26 de novembro).

 

Foto de capa: Boavista FC

Daniel Dantas
Daniel Dantashttp://www.bolanarede.pt
O Daniel tem 21 anos, é natural de Vila Nova de Gaia e, a par da música, do cinema e da literatura, o desporto é uma das suas paixões.                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Emergência médica nas bancadas interrompe jogo e manda jogadores para os balneários no Sporting Gijón x Leganés

O Sporting Gijón x Leganés foi abandonado. Equipas mandadas para o balneário devido a emergência médica com adepto nas bancadas.

Sérgio Conceição define objetivo para a época do Al Ittihad

Sérgio Conceição pretende que o Al Ittihad conquiste pelo menos um título esta temporada, estando ainda na luta pela Taça Saudita e Champions League Asiática.

Académico de Viseu vence Marítimo com 2 golos nos descontos e reduz distância para a liderança da Segunda Liga

Defrontaram-se segundo e primeiro classificado no Fontelo. Académico de Viseu e Marítimo empataram na Segunda Liga.

Manchester United sobe ao pódio com ajuda de Bruno Fernandes e Fulham de Marco Silva derrota o Tottenham: Eis os resultados da tarde na...

Na 28.ª jornada da Premier League, o Manchester United venceu o Crystal Palace por 2-1, e o Fulham bateu o Tottenham também por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Protocolo anti-racismo acionado no Espanyol x Elche: Omar El Hilali acusa Rafa Mir de insulto racista

O Espanyol x Elche ficou marcado por um alegado insulto racista. Omar El Hilali pediu ao árbitro para parar partida depois de palavras de Rafa Mir.

Só aparece contra os grandes? O registo curioso de Youssef Chermiti ao serviço do Rangers

Youssef Chermiti já habituou os adeptos do Rangers a marcar vários golos frente aos rivais. Fica a conhecer os números do avançado português.

AC Milan já pensa na próxima época e tem 2 alvos para juntar a Rafael Leão no ataque

O AC Milan quer reforçar o ataque e contratar um novo ponta de lança. Nicolas Jackson e Serhou Guirassy estão na lista rossoneri.