O inesperado empréstimo de Fábio Martins

- Advertisement -

Na época passada Fábio Martins foi uma das principais figuras da equipa sensação da Primeira Liga, ajudando o FC Famalicão a alcançar o sexto lugar na tabela classificativa. Recentemente mudou-se para a Arábia Saudita para representar o Al-Shabab FC, emprestado pelo SC Braga. O jogador português irá ter a sua primeira experiência futebolística “fora de portas”, num negócio em que os “arsenalistas” receberão cerca de um milhão de euros pelo empréstimo, que durará até junho do próximo ano civil.

O jogador português irá integrar um plantel que tem Pedro Caixinha como treinador, e terá como colegas de equipa o experiente internacional argentino Éver Banega, o médio Alfred N’Diaye e ainda o antigo jogador de FC Porto e Estoril Praia SAD, Sebá.

Após realizar a melhor temporada da carreira, em que apontou 12 golos e seis assistências em 36 partidas disputadas, Fábio Martins fez o que muitos consideram dar um passo atrás. Mas é de conhecimento geral que é um campeonato apelativo do ponto de vista financeiro, apesar de ser pouco atrativo do ponto de vista futebolístico em si. Como o próprio admitiu, o que irá ganhar na presente temporada equivale a nove ou dez anos de salário no campeonato português.

Fábio Martins também referiu considerar que na próxima época pode ser opção válida para o plantel do SC Braga. Algo pouco habitual, visto que a ida de jogadores europeus para o Médio Oriente costuma significar uma regressão no desempenho futebolístico dos próprios.

No meu ponto de vista, o extremo português tem a capacidade de ser um jogador decisivo em qualquer equipa do nosso campeonato fora dos “três grandes”. Depois do que foi possível observar de Fábio Martins na época transata, era expectável que tivesse lugar no plantel do SC Braga, onde encaixaria na perfeição, ou que se mudasse para uma das equipas que luta pelo acesso às provas europeias.

O jogador encontra-se numa fase ascendente da carreira, em que a sua forma vinha a subir, terminando a época como uma das figuras do campeonato. É certo que, apesar da sua qualidade técnica e exibicional, um lugar na principal seleção portuguesa seria algo difícil (mas não impossível) devido à forte concorrência para a posição que ocupa no terreno. Com esta mudança as hipóteses de integrar as convocatórias do selecionador nacional Fernando Santos ainda são mais escassas, derivado da falta de qualidade e competitividade do campeonato saudita, que tem pouca visibilidade a nível mundial.

No fim de contas, podemos não considerar esta transferência de Fábio Martins algo estranho, visto que a questão financeira tem um peso importante nesta decisão, mas sem dúvida que é ingrato para alguém que poderia ser uma figura de destaque na liga portuguesa. Apenas se trata de um empréstimo, e está equacionado o regresso de Fábio Martins na próxima época, mas sem dúvida que o nosso campeonato perde qualidade e personalidade. Mas ficam no ar as seguintes questões para um eventual regresso de Fábio a Portugal: será capaz de manter o nível exibicional que atingiu na época passada? Não deveriam existir mais condições ou incentivos por parte da Liga de Clubes para manter estrelas nacionais no nosso campeonato?

 

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Maior com recordes no horizonte | Casa Pia x FC Porto

O FC Porto regressa às lides do campeonato embalado por uma importante vitória na Liga Europa, triunfo esse que garantiu o apuramento direto para os oitavos de final da competição.

Ivan Lima está de saída do Benfica para a Turquia

Ivan Lima está a caminho do Trabzonspor. O avançado português de 20 anos deve deixar o Benfica por empréstimo.

Já foi o goleador de José Mourinho e prepara-se para reforçar o Al Ittihad de Sérgio Conceição

Youssef En Nesyri prepara-se para ser reforço do Al Ittihad neste mercado de transferências. O jogador representa o Fenerbahçe.

Mike Maignan renova com AC Milan até 2031

O AC Milan anunciou a renovação de contrato de Mike Maignan, que assinou um novo vínculo válido até 30 de junho de 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo ‘em guerra’ com o Al Nassr: as novidades sobre o caso

Cristiano Ronaldo está descontente ao serviço do Al Nassr e não vai participar da partida contra o Al Riyadh, válida pela Liga Saudita.

Guilherme Romão é oficializado como reforço do Santa Clara

O Santa Clara anunciou este domingo a contratação de Guilherme Romão. O lateral chega por empréstimo com opção de compra proveniente do Atlético Goianiense.

Michaely Bihina deixa Racing Power e reforça o Benfica

O Benfica anunciou este domingo a contratação da guarda-redes Michaely Bihina ao Racing Power. A camaronesa assinou um contrato válido até 2029.