O mercado de inverno em Portugal: A necessidade de compras e vendas da Primeira Liga

No passado mercado de inverno, em Janeiro deste ano, os clubes portugueses movimentaram-se bastante e, maioritariamente, procederam ao “consumo interno”. Por exemplo, o clube que mais mexidas fez no seu plantel foi o CF “Os Belenenses”. Entre entradas e saídas, movimentou 15 atletas. Em sentido contrário, as equipas que menos alterações fizeram aos seus plantéis foram o Vitória FC, o Rio Ave FC e o FC Porto; entre entradas e saídas, cada uma transferiu seis atletas.

CS Marítimo e CF «Os Belenenses» foram os clubes que mais jogadores receberam neste mercado de janeiro; admitiram oito atletas nos seus plantéis. Por outro lado, FC Porto e Vitória FC transferiram apenas dois jogadores e foram, então, as equipas que menos caras novas receberam. O SC Braga foi o clube com mais saídas; entre empréstimos efetuados, empréstimos ao seu clube terminados e vendas, abandonaram o clube minhoto nove atletas. Em posição contrária, o Paços de Ferreira FC deixou sair apenas dois jogadores.

Tiquinho Soares reforçou o FC Porto e provocou efeitos imediatos Fonte: Site oficial FC Porto
Tiquinho Soares reforçou o FC Porto e provocou efeitos imediatos
Fonte: Site oficial FC Porto

Muitos jogadores abandonaram um emblema e ingressaram num competidor direto; é desta forma que a maior parte dos clubes portugueses procede em Janeiro. Reforçam o seu plantel para o ataque às posições europeias, à manutenção ou até mesmo ao título com os atletas mais vistosos das equipas do mesmo campeonato. Foi assim com o FC Porto, quando transferiu Soares, ou com o Sporting CP, quando fez regressar Daniel Podence, Francisco Geraldes, João Palhinha, Ryan Gauld e André Geraldes.

Os nomes não são sonantes nem promessas globais, mas jogo após jogo constroem a sua reputação. Chegando a Janeiro, dá-se a “dança das cadeiras” e caras mais ou menos conhecidas experimentam novas regiões geográficas do nosso país. Podemos quase falar num micro-mercado de transferências português. Particular e “caseiro”, este mercado é capaz de proezas como movimentar jogadores duas ou três vezes na mesma época… Estranho é, de certeza, mas é também muito desejado pelos adeptos. Muitos esperam ver sair dele a salvação da sua época ou o reforço “estrela” para o seu clube do coração.

Foto de capa: Site oficial GD Estoril Praia

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

Benfica x Qarabag | Afogar as mágoas

Depois de um desaire açoriano, o Benfica procura afogar as mágoas junto dos seus, a contar para a competição milionária, com o Qarabag.

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique pensou em avançar por Raheem Sterling

O Bayern de Munique terá elaborado uma abordagem no último dia de transferências para contratar Raheem Sterling. Jogador não conta para Enzo Maresca.

Caos no Estádio Carlos Osório: Oliveirense x Académico de Viseu termina com violência no relvado e nas bancadas

A Oliveirense e o Académico de Viseu não foram além de um empate a duas bolas e o jogo acabou com episódios de violência.

Portugal Legends brilha e aplica goleada ao Resto do Mundo

A equipa do Portugal Legends recebeu e venceu uma equipa composta por craques do Resto do Mundo por 4-1, no Estádio José de Alvalade.