O mercado de inverno em Portugal: A necessidade de compras e vendas da Primeira Liga

- Advertisement -

No passado mercado de inverno, em Janeiro deste ano, os clubes portugueses movimentaram-se bastante e, maioritariamente, procederam ao “consumo interno”. Por exemplo, o clube que mais mexidas fez no seu plantel foi o CF “Os Belenenses”. Entre entradas e saídas, movimentou 15 atletas. Em sentido contrário, as equipas que menos alterações fizeram aos seus plantéis foram o Vitória FC, o Rio Ave FC e o FC Porto; entre entradas e saídas, cada uma transferiu seis atletas.

CS Marítimo e CF «Os Belenenses» foram os clubes que mais jogadores receberam neste mercado de janeiro; admitiram oito atletas nos seus plantéis. Por outro lado, FC Porto e Vitória FC transferiram apenas dois jogadores e foram, então, as equipas que menos caras novas receberam. O SC Braga foi o clube com mais saídas; entre empréstimos efetuados, empréstimos ao seu clube terminados e vendas, abandonaram o clube minhoto nove atletas. Em posição contrária, o Paços de Ferreira FC deixou sair apenas dois jogadores.

Tiquinho Soares reforçou o FC Porto e provocou efeitos imediatos Fonte: Site oficial FC Porto
Tiquinho Soares reforçou o FC Porto e provocou efeitos imediatos
Fonte: Site oficial FC Porto

Muitos jogadores abandonaram um emblema e ingressaram num competidor direto; é desta forma que a maior parte dos clubes portugueses procede em Janeiro. Reforçam o seu plantel para o ataque às posições europeias, à manutenção ou até mesmo ao título com os atletas mais vistosos das equipas do mesmo campeonato. Foi assim com o FC Porto, quando transferiu Soares, ou com o Sporting CP, quando fez regressar Daniel Podence, Francisco Geraldes, João Palhinha, Ryan Gauld e André Geraldes.

Os nomes não são sonantes nem promessas globais, mas jogo após jogo constroem a sua reputação. Chegando a Janeiro, dá-se a “dança das cadeiras” e caras mais ou menos conhecidas experimentam novas regiões geográficas do nosso país. Podemos quase falar num micro-mercado de transferências português. Particular e “caseiro”, este mercado é capaz de proezas como movimentar jogadores duas ou três vezes na mesma época… Estranho é, de certeza, mas é também muito desejado pelos adeptos. Muitos esperam ver sair dele a salvação da sua época ou o reforço “estrela” para o seu clube do coração.

Foto de capa: Site oficial GD Estoril Praia

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sotiris Silaidopoulos não corre o risco de ser despedido do Rio Ave

Sotiris Silaidopoulos não está em risco de ser demitido do comando técnico do Rio Ave, apesar dos últimos maus resultados.

Bruno Fernandes recebe fortes elogios de lendas da Premier League: «Está a jogar de forma maravilhosa»

Alan Shearer e Gary Lineker mostraram-se deliciados com a exibição do Manchester United e com o momento de forma de Bruno Fernandes.

Braga passa a ser a 5.ª equipa com mais jogos na Primeira Liga

O Braga ultrapassou o Belenenses e passou a ser a quinta equipa com mais jogos disputados na Primeira Liga.

Rafael Leão regressa aos treinos e pode ser opção para encontro com o Pisa

Depois de falhar o jogo frente ao Bolonha devido a uma pubalgia, Rafael Leão regressou aos treinos e partilhou imagens do seu treino de recuperação.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede após FC Porto x Sporting: «Sabíamos que quem tivesse por fora tinha de ter um compromisso mais...

Rui Borges analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador dos leões respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após o FC Porto x Sporting: «O Rodrigo Mora é um jogador muito inteligente e tem uma...

Francesco Farioli analisou o empate entre FC Porto e Sporting no Estádio do Dragão. O treinador italiano respondeu à pergunta do Bola na Rede.

Diego Capel recorda passagem pelo Barcelona: «Aos seis meses, entrei em depressão»

Diego Capel passou pelo Barcelona durante a sua formação, mas o antigo extremo admitiu que o período não foi positivo.