Depois de uma paragem para compromissos de seleções, os clubes estão de volta para a terceira eliminatória da Taça de Portugal. Se para algumas formações este será o primeiro jogo da época nesta competição, não se pode dizer o mesmo sobre o Futebol Clube de Alverca.

Para chegar a esta fase do torneio, o clube que integra o Campeonato de Portugal deixou pelo caminho o SC Sacavenense e o AD Portomosense. Quis o sorteio que, nesta ronda, – a primeira a ser disputada pelos três grandes – os ribatejanos recordassem os velhos tempos de Primeira Liga e Alverca receberá o campeão em título, o Sporting CP.

Afastado dos grandes palcos há mais de uma década, o atual vice-líder da série D da terceira divisão está a viver um momento bastante positivo rumo ao objetivo da subida.

Depois de, no ano de 2005, os “alverquenses” quase terem fechado portas, conseguiram reerguer-se. Regressaram aos campeonatos nacionais, têm um centro de estágio e ainda um investidor. 2006/07 foi o ano do recomeço. A equipa de futebol sénior voltou para disputar a terceira divisão distrital da AF Lisboa.

Os anos seguintes não foram fáceis, mas a direção liderada pelo presidente Fernando Orge teve sempre em mente dois pilares fundamentais para a recuperação, que só conciliados podiam levar o clube ao sucesso de outrora: a vertente desportiva e a sustentabilidade financeira, sem nunca esquecer o papel fundamental da “gente de Alverca” no apoio ao clube da terra. Foi com este pensamento que passados 13 anos o clube regressou aos campeonatos nacionais.

Festejo do regresso aos campeonatos nacionais, treze anos depois.
Fonte: FC Alverca

O regresso não foi fácil. No fim da primeira volta do campeonato passado, o Alverca ocupava um lugar de despromoção. Não era possível fazer face aos custos inerentes ao Campeonato de Portugal e continuar com o crescimento sustentado que trouxe o clube novamente para os campeonatos nacionais.

Posto isto, Fernando Orge viu-se obrigado a procurar um parceiro que ajudasse o clube a suportar os custos de uma equipa sénior nestas divisões. Foi, deste modo, que surgiu a parceria com Ricardo Vicintin, investidor brasileiro, que é representado por Artur Moraes, antigo guarda-redes do SL Benfica e do SC Braga, e agora vice-presidente dos “alverquenses”. A criação desta sociedade trouxe resultados desportivos imediatos, fazendo do FC Alverca a segunda equipa com mais pontos conquistados na segunda volta do campeonato transato e terminando a época num impressionante sétimo lugar.

Fernando Orge e Artur Moraes, presidente e vice-presidente do FC Alverca
Fonte: FC Alverca

Este ano a preparação foi diferente. Com a presença da SAD desde o inicio do campeonato, o planeamento da época foi feito para objetivos maiores. Se na temporada passada o objetivo era a manutenção, esta época a meta é a subida de divisão. Percorridas as primeiras sete jornadas, o FC Alverca é vice-líder do campeonato sem derrotas e o objetivo mantém-se intacto.

Com esta paragem na liga, o foco está virado para a Taça de Portugal e para o Sporting CP. Apesar da décalage nos orçamentos de uma e outra equipa, o Complexo Desportivo de Alverca não costumava ser um palco fácil para os leões. Em sete jogos disputados no reduto dos ribatejanos, as vitórias dividem-se, três para cada lado e ainda um empate. Veremos se o antigo “papa-gigantes” faz jus à alcunha e, passada mais de uma década, volta a provocar surpresas aos sportinguistas.

Foto de Capa: FC Alverca

Artigo revisto por Joana Mendes

Beatriz Mendes Marques
Beatriz Mendes Marqueshttp://www.bolanarede.pt
A Beatriz é aluna de Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social e federada em voleibol. Entre aulas e treinos aproveita os seus tempos livres para acompanhar todos os desportos, sendo futebol o seu predileto. Tal como nos dias de hoje, não imagina o seu futuro sem o desporto e, apesar da sua paixão pela prática de Voleibol, o seu principal objetivo é singrar no jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 A Beatriz escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.