O regresso do FC Famalicão ao convívio com “os grandes”

- Advertisement -

O FC Famalicão está de volta à Primeira Liga, 25 anos depois. A equipa liderada por Carlos Pinto beneficiou da derrota do Estoril Praia, adversário direto na luta pela subida de divisão, e fez a festa a partir do sofá.

Porém, o caminho para chegar até aqui não foi fácil. Foi um meio quarto de século, em que a equipa de Famalicão teve várias recaídas e vários obstáculos. Um meio quarto de século em que o FC Famalicão para além da Segunda Liga, disputou o Campeonato Portugal e o campeonato distrital da AF Braga.

Agora, após 25 anos de vários tormentos, o FC Famalicão está de regresso ao convívio com os grandes. Nesta, que é a sétima presença da equipa minhota na Primeira Liga. A última tinha sido em 1993/1994.

Um regresso muito merecido e que premeia a paixão do povo de Famalicão à equipa da terra. Conhecido pela sua grande massa associativa, o FC Famalicão foi um exemplo ao longo de toda a temporada, tendo sido uma das equipas que mais adeptos levou ao estádio tanto em casa, como na condição de visitante. Adeptos que foram o 12.º jogador famalicense em qualquer campo, e que faziam “corar de inveja” muitas equipas da Primeira Liga.

Depois da confirmação da subida, a equipa do FC Famalicão saiu à rua para festejar junto dos adeptos.
Fonte: FC Famalicão

Apesar da festa matutina, nem tudo foi um mar de rosas ao longo da época. Uma vez que em março houve uma troca de técnicos devido a maus resultados: saiu Sérgio Vieira e entrou o experiente técnico Carlos Pinto. Uma troca positiva e que deu frutos, quase dois meses depois.

No que ao plantel diz respeito, o destaque recai, naturalmente, sobre o goleador da equipa, Fabrício Simões. O ponta de lança brasileiro é melhor marcador da equipa com 15 golos, muitos deles decisivos para a conquista dos três pontos. De resto, o FC Famalicão é também a equipa mais goleadora da Segunda Liga, com 49 golos apontados.

Agora, de regresso aos palcos maiores do futebol português, o clube mostra-se ambicioso e afirma que quer lutar pelos lugares cimeiros da tabela. O FC Famalicão quer afirmar-se como uma “equipa de primeira” e lutar pelos lugares cimeiros da Liga portuguesa. Uma possível ida às competições europeias é o sonho que se segue.

 

Foto de Capa: Liga Portugal

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli após o triunfo do FC Porto: «Este dia é especial para o clube e queremos dedicar esta vitória ao antigo presidente»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto por uma bola a zero frente ao CD Nacional, num encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga.

Tiago Margarido orgulhoso pela prestação do CD Nacional: «Procuramos sempre olhar olhos nos olhos com o adversário».

Tiago Margarido refletiu sobre o encontro entre o FC Porto e o CD Nacional, que terminou com uma vitória dos dragões por 1-0.

Jan Bednarek e a vitória do FC Porto: «Este era um dos jogos que tínhamos que ganhar e ir para casa».

Jan Bednarek recebeu o prémio de melhor em campo e analisou o encontro entre o FC Porto e o CD Nacional, que terminou com uma vitória dos dragões.

Igor Liziero reage à derrota do CD Nacional frente ao FC Porto: «Foi tudo definido numa bola parada»

Igor Liziero analisou o encontro entre o FC Porto e o CD Nacional, que terminou com uma vitória dos dragões por 1-0.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo jogador do Tondela e do Vitória SC alvo de mensagem forte em notas antes de jogo da La Liga: «Judas»

Os adeptos do Levante preparam uma chuva de notas falsas antes da partida frente ao Valência. As mesmas terão a cara de Pepelu.

Terem Moffi estreia-se pelo FC Porto nos últimos quinze minutos do embate frente ao CD Nacional

Num encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o reforço de janeiro Terem Moffi estreou-se pelo FC Porto, entrando aos 75 minutos para o lugar de Deniz Gul.

Atlético Madrid goleado pelo Rayo Vallecano e mantém registo miserável

O Atlético Madrid foi ao Butarque perder contra o Rayo Vallecano por três bolas a zero, num encontro da 24.ª jornada da La Liga.