‘Ó Vitória, segue Afonso, campo fora’

- Advertisement -

O arranque do campeonato no D. Afonso Henriques é, por norma, bastante atribulado. Um clube da dimensão do Vitória SC, que alcança constantemente interessantes classificações, merecia começar a prova de forma mais segura. À exceção das épocas 2010/11 e 2014/15, onde já somavam 11 pontos em 15 possíveis, os últimos 10 anos têm visto um arranque frouxo dos conquistadores.

Em 2010/11, à quinta jornada, o Vitória SC ocupava o terceiro lugar, atrás de FC Porto e SL Benfica, com 11 golos apontados. Em 2014/15, igualmente ao fim da quinta jornada, ocupava o segundo lugar, atrás do invicto FC Porto, e contava com apenas dois golos sofridos.

Nenhuma época é igual à seguinte nem à anterior, mas estas constam mesmo como exceções nas últimas 10 temporadas. Regra geral, os atletas do castelo amealham entre quatro e sete pontos no início. Muito pobre para o que deles se espera.

No entanto, este facto revela uma excelente capacidade de recuperação pontual e posicional na tabela, uma vez que, regra geral, os de Guimarães conseguem épocas tranquilas.

No que à presente época diz respeito, a defesa tem sido permeável em quase todos os jogos, exceção feita à vitória caseira frente ao CD Tondela (1-0). É, portanto, um dado preocupante para Luís Castro, já que a sua equipa sofre a esta altura, em média, dois golos por jogo.

André André regressa a uma casa que bem conhece para assumir a batuta do meio-campo
Fonte: Vitória SC

À semelhança do setor defensivo, também o ataque carece de melhorias. Apesar de ter jogos com dois ou três golos marcados, falta uma referência ofensiva como outrora tiveram, por exemplo Tiquinho Soares ou Moussa Marega. Mesmo com toda a qualidade ofensiva que lhe é reconhecida, os golos não aparecem. Relembre-se que este plantel conta com Ola John, Welthon, Junior Tallo ou Alexandre Guedes, o herói da última Taça de Portugal, entre outros. Neste momento, o ‘melhor marcador’ é André André com dois golos, seguindo-se seis atletas com um tiro certeiro, o que diz muito do acerto dos avançados vitorianos a esta altura.

A eliminação precoce da Taça da Liga, em casa, logo na segunda fase frente ao CD Tondela, não caiu bem entre os adeptos da cidade berço. A partir de então, as opiniões quanto ao treinador dividiram-se, como em qualquer assunto, entre adeptos de qualquer clube. Excetuando um ou outro atleta, a opinião geral das bancadas do D. Afonso Henriques é de que possuem um plantel forte, equilibrado e com bastante qualidade e margem de progressão, que devia produzir mais do que aquilo que se tem visto. Prova disso são os resultados que não acompanham a expectativa gerada.

A primeira jornada reservou uma deslocação difícil, uma das mais complicadas. Na Luz, o Vitória SC encaminhava-se, ao que tudo indicava, para uma noite desastrada e ao intervalo já perdia pela diferença de três golos. Na reta final da partida reagiu, e de que forma, com diversos lances de perigo. Quando a partida terminou, a sensação que pairava era de que com mais minutos os vitorianos conquistariam mesmo algum ponto (3-2). Ficavam boas sensações para o que viria, mas logo se desmoronaram na derrota caseira frente ao CD Feirense (0-1).

Ola John, depois da passagem pela Luz, procura assumir o protagonismo que a sua qualidade exige
Fonte: Vitória SC

À terceira jornada, mais uma deslocação difícil, outra das mais exigentes. No Dragão, o Vitória SC alcançou o seu melhor resultado nesta temporada e virou de um 2-0 negativo ao intervalo para um surpreendente e merecido 2-3 no final dos 90 minutos. De repente, os conquistadores já tinham feito os dois jogos teoricamente mais exigentes, retirando daí três preciosos pontos. E quando se esperava o encaminhamento da turma de Luís Castro, mesmo pela vingança aplicada ao CD Tondela (1-0), eis que voltam a ceder em Portimão (3-2) e, em casa, frente ao Vitória rival (1-1).

As exibições na Luz e no Dragão, recuperando de desvantagens consideráveis, faziam antever um Vitória SC lutador. Mas, mais do que lutador, os adeptos querem-no conquistador – de pontos e títulos, não só de nome… – o que não se verificou nas partidas seguintes. E uma vez que não alinham em provas europeias e já foram eliminados da Taça da Liga, a pressão aumenta e espera-se mais, muito mais deste clube histórico nas provas que lhe restam: a Primeira Liga e a Taça de Portugal.Af

 

Foto de Capa: Vitória SC

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Diogo Pires Gonçalves
Diogo Pires Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo ama futebol. Desde criança que se interessa por este mundo e ouve as clássicas reclamações de mãe: «Até parece que o futebol te alimenta!». Já chegou atrasado a todo o lado mas nunca a um treino. O seu interesse prolonga-se até ao ténis mas é o FC Porto que prende toda a sua atenção. Adepto incondicional, crítico quando necessário mas sempre lado a lado.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa confirma que José Mourinho não ficaria no Benfica em caso de vitória de Enrique Riquelme: «Havia um acordo amigável»

Rui Costa falou com os jornalistas durante o final de tarde desta quinta-feira, para abordar a atualidade do Benfica e o futuro.

Rui Costa revela cláusula de rescisão de Marco Silva

Rui Costa falou com os jornalistas durante o final de tarde desta quinta-feira, para abordar a atualidade do Benfica e o futuro.

Vitinha e Nuno Mendes premiados antes da partida para o Mundial 2026

Vitinha e Nuno Mendes receberam o prémio FIFPro. Os dois jogadores do PSG receberam o prémio antes do Mundial 2026.

Andebol: Portugal conhece adversários da primeira fase do Mundial 2027

Portugal conhece os adversários do mundial de 2027 de andebol. Polónia, Argélia e Ilhas Faroé pelo caminho.

PUB

Mais Artigos Populares

AO MINUTO: Rui Costa fala sobre a atualidade do Benfica e faz balanço da época

Rui Costa vai falar com o jornalistas a partir das 18 horas desta quinta-feira, na sala de imprensa do Estádio da Luz.

5 seleções favoritas à vitória no Mundial 2026

O Mundial 2026 arranca já esta quinta-feira e conta algumas seleções favoritas a erguer o troféu na América do Norte.

Imprensa internacional avança os nomes dos 9 jogadores que podem sair do Manchester City: Um internacional português e ex-FC Porto na lista

Nove jogadores do Manchester City podem estar na porta de saída. Rubén Dias e Nico González estão presentes na lista de jogadores perto de sair.