Olhanense: Será o futuro rubro ou negro?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

O dia é 10 de maio de 2014. O local é Setúbal. Eram perto das 18 horas da tarde quando se confirmou o esperado: o Sporting Clube Olhanense era despromovido da primeira divisão de futebol e descia ao segundo escalão do futebol português, após mais uma derrota, por 3-1 frente ao Vitória de Setúbal. No total dessa época foram 18. O Olhanense ficava em último lugar do campeonato, com os mesmos pontos do Paços de Ferreira e exatamente o mesmo número de vitórias, empates e derrotas. Valeu a diferença de golos.

Após cinco épocas consecutivas na Primeira Liga, tinha chegado ao fim um período de alguma regularidade no máximo escalão do futebol nacional, com resultados até satisfatórios, sem grandes sobressaltos – aliás, os Rubro Negros até fizeram um dos seus melhores resultados da história, com um 8º lugar em 2011/2012. O início do fim foi na época seguinte, 2012/2013, com o clube a fugir à despromoção por apenas um ponto, juntando ao insucesso desportivo um lote imenso de dívidas às finanças.

Fonte: SC Olhanense
Um dos raros momentos de festejo no clube de Olhão
Fonte: SC Olhanense

A estas dívidas juntou-se também outro problema: segundo o Decreto-Lei n.º 10/2013, aplicado pela primeira vez na época 2013/2014, todas as sociedades desportivas que pretendessem participar em competições profissionais teriam de criar uma sociedade jurídica desportiva, as chamadas SAD (Sociedade Anónima Desportiva). O SC Olhanense, não tendo uma SAD até à temporada mencionada, teve de formar uma de modo a poder participar nessa época desportiva.

Em junho de 2013 é então criada – um pouco à pressa e sem reflexão – uma sociedade anónima desportiva para o Olhanense, beneficiando o clube de um investimento de 1,5 milhões de euros por parte de investidores italianos, encabeçados por Igor Campedelli, ficando os mesmos a deter 80% do capital social da SAD. Apesar do elevado peso dado pelo clube aos seus investidores, até aqui tudo parece estar bem, com os algarvios a resolverem dois problemas de uma só vez: a não existência de uma sociedade desportiva e as dívidas às finanças e segurança social. Quase quatro anos volvidos podemos dizer que afinal não, nada está bem.

Foto de Capa: SC Olhanense

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Leonardo Jardim não esquece trabalho de Filipe Luís no Flamengo: «Construiu esta equipa»

Após conquistar o Campeonato Carioca no seu primeiro jogo no Flamengo, Leonardo Jardim agradeceu a Filipe Luís pela equipa que construiu.

Histórico: Abel Ferreira passou a ser o treinador com mais títulos na história do Palmeiras

Com a conquista do Campeonato Paulista, Abel Ferreira alcançou o 11.º título ao comando do Palmeiras, ultrapassando o histórico Oswaldo Brandão.

FC Porto tem baixa confirmada para o jogo contra o Moreirense depois do empate contra o Benfica

O Clássico deixou uma baixa no FC Porto. Alberto Costa completou uma série de cartões amarelos e está fora do jogo contra o Moreirense.

José Boto com futuro incerto no Flamengo: «Desde que assinamos um contrato, temos que estar prontos para sair»

O despedimento de Filipe Luís causou grande polémica dentro e fora do Flamengo. José Boto refletiu sobre a possibilidade de abandonar o clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Várias incógnitas no plantel antes da viagem para a Noruega

O Sporting viaja esta segunda-feira para a Noruega para enfrentar o Bodo/Glimt na Champions League. Pedro Gonçalves e Maxi Araújo fora por suspensão.

Benfica continua invicto na Primeira Liga depois do empate contra o FC Porto

Apesar do terceiro lugar na tabela, o Benfica continua sem perder nesta edição da Primeira Liga. Registo prolongado com empate diante do FC Porto.

UEFA anuncia árbitro do Bodo/Glimt x Sporting na Champions League: Será a quarta vez que apita um jogo dos leões

A UEFA anunciou a nomeação de Ivan Kruzliak para a primeira mão dos oitavos-de-final da Champions League entre Bodo/Glimt e Sporting.