Olheiro BnR – Carlos Vinícius

- Advertisement -

Há um ano, se alguém falasse no nome Carlos Vinícius Alves Morais, um jovem avançado brasileiro de 22 anos que acabara de chegar a Portugal proveniente do Grêmio Esportivo Anápolis, para ingressar no Real Sport Clube, formação da cidade de Queluz (concelho de Sintra) que, na temporada anterior (2016/2017), havia assegurado uma histórica promoção à Segunda Liga, poder-se-ia estar a fazer referência a apenas mais um dos muitos futebolistas e, em particular, avançados brasileiros que desembarcam no nosso país, oriundos das divisões secundárias daquele país e que passam, sem distinção, por terras lusas.

No entanto, o emprego do condicional do verbo ‘poder’ elucida que, após uma época de sucesso no Real SC (38 jogos; 20 golos; cinco assistências) que motivou, inclusive, a sua venda para o SSC Napoli, a troco de quatro milhões de euros, em janeiro, a desconfiança em torno da sua valia se começou a esfumar.

Rio Ave FC – Uma (apelativa) montra para italiano ver

A forte concorrência a que estaria exposto caso permanecesse nos Partenopei, devido à presença do incontornável Dries Mertens e do internacional polaco, Arkadiusz Milik, aliada à falta de experiência do futebolista em competições de maior prestígio, levou a que os responsáveis do clube napolitano definissem que o mais acertado a fim de Carlos Vinícius prosseguir a sua evolução ao mais alto nível, seria a sua saída a título de empréstimo.

Por conseguinte, um regresso a Portugal e o ingresso no primodivisionário Rio Ave FC, um clube que, por norma, tem procedido à valorização de diversos futebolistas ao longo das últimas temporadas – vejam-se, a título de exemplo, os casos mais recentes de Pelé Gomes (AS Monaco), João Novais (SC Braga) ou Krovinović (SL Benfica) foi entendido como a melhor solução com vista a satisfazer as pretensões de ambas as partes: jogador e clube.

Vinícius & Galeno

A dupla mais rentável da história do Grêmio Esportivo Anápolis pretende continuar a render junta, agora em Vila do Conde
Fonte: Promosport

O passado mercado de verão revelou-se particularmente proveitoso para o Rio Ave FC, em especial no que concerne à chegada de reforços. Desembarcaram em Vila do Conde, futebolistas de inegável qualidade, como o internacional A português Fábio Coentrão, o avançado Bruno Moreira ou o médio brasileiro João Schmidt. A estes juntaram-se alguns jovens promissores, destinados a afirmar-se no futebol português ao mais alto nível e, nesse prisma, enquadram-se os ingressos dos avançados Carlos Vinícius (23 anos) e Wenderson Galeno (emprestado pelo FC Porto; 20 anos).

Ora, em torno dessa dupla, reside uma curiosidade: o facto de ambos os jogadores terem chegado a Portugal provenientes do Grêmio Esportivo Anápolis, na condição de vendas mais caras da história do emblema do estado de Goiás. Recorde-se que Galeno foi adquirido, em julho de 2017, pelo FC Porto por um milhão e quinhentos mil euros, constituindo a maior transação efetuada por aquele clube. Já a venda de Carlos Vinícius é descrita, pelo sítio oficial do Azulão Anapolino, como a ‘segunda transação mais elevada’, ainda que não sejam conhecidos mais detalhes da sua transferência para o Real SC.

Para já, uma boa caminhada

A nível desportivo, o rendimento de ambos está a ser positivo. No caso de Galeno, tem vindo a superar as melhores previsões, com o extremo a revelar-se um dos futebolistas mais influentes no ataque vila-condense.

Já Carlos Vinícius (totalizou, até agora, 294 minutos de utilização em todas as competições), tem ganho destaque os últimos encontros referentes à Primeira Liga – apontou os dois golos que permitiram garantir o triunfo ante o Boavista FC, na última jornada da prova. No total, em quatro jogos disputados, repartidos por duas competições (Liga e Taça da Liga), o avançado de 23 anos fez outros tantos golos e efetuou uma assistência, sendo, presentemente, o melhor marcador da formação orientada por José Gomes no principal escalão do futebol português.

Em suma, é caso para se dizer que, se dúvidas houvessem em relação ao potencial deste interessante avançado, o (atual) desenrolar dos acontecimentos deixa antever que, mais tarde ou mais cedo, as mesmas acabarão por se dissipar. Se, efetivamente, o registo goleador de Vinícius perdurar, o Rio Ave FC e o futebol português só terão a ganhar.

Foto de Capa: Liga Portugal

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.