- Advertisement -

Certamente que já tinha ouvido falar de Umaro Embaló, uma vez que o nome do jovem extremo nascido em Bissau, há 17 anos, tem surgido, de forma recorrente e desde há dois anos, na imprensa desportiva nacional e internacional. Recrutado, decorria o ano de 2015, pelo SL Benfica aos iniciados da AD Oeiras, o jovem Umaro tem-se afirmado, desde então, como uma referência nos diversos escalões de formação das Águias devido à tremenda qualidade do seu pé esquerdo, que tanto lhe confere imprevisibilidade (no um para um) como frieza na hora de finalizar; prova disso são os 49 golos marcados em 71 jogos antes da sua transição para júnior.

Paralelamente ao percurso de excelência traçado nas camadas jovens dos Encarnados, e não obstante o facto de só ter chegado a Portugal no ano de 2014, Embaló tem, igualmente, vindo a ocupar um papel de relevo nas seleções jovens do nosso país. Assim, após fazer a sua estreia em novembro de 2015 na categoria de sub-16, o avançado nascido na Guiné-Bissau foi progredindo nos vários escalões (neste momento, atua pelos sub-19), levando já 25 golos em 48 partidas (números a ter em conta, ainda para mais tratando-se de um extremo).

2018/2019: Uma época em cheio

Depois de se ter exibido em bom plano na época transata, contribuindo para que a formação do SL Benfica, orientada por João Tralhão, almejasse a conquista do Campeonato Nacional de Juniores A, Umaro (ainda júnior de primeiro ano) passou, à semelhança de outros colegas, a alternar entre a formação de juniores (tendo participado na presente edição da UEFA Youth League, prova na qual efetuou um golo e três assistências em seis encontros), a recém-criada equipa de sub-23 e, também, pela equipa B da formação encarnada.

Embaló conquistou os títulos de campeão nacional nos escalões de iniciados, juvenis e juniores
Fonte: SL Benfica

Por conseguinte, Embaló pode orgulhar-se de se ter estreado enquanto profissional com apenas 17 anos, depois de merecer a confiança de…Bruno Lage à passagem da sétima jornada da Segunda Liga, em outubro do ano passado.

Ainda assim, o promissor extremo tem vindo a atuar, maioritariamente, nos sub-19, formação treinada por Luís Nascimento, onde, sem surpresa, tem dado mostras da sua grande valia. Neste momento, aliás, o extremo que, apesar de ser esquerdino, atua no flanco oposto, totaliza sete jogos (correspondentes a 630 minutos de utilização) e seis golos, dois terços dos quais foram alcançados já no decorrer da fase com vista ao apuramento do campeão da primeira divisão da respetiva categoria.

Espera-se, pois, que Embaló continue a evoluir e que, num futuro próximo, possa vir a dar o próximo passo numa carreira que se augura bastante promissora.

 

Foto de Capa: SL Benfica

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: Sergi Altimira continua a interessar aos leões e pode haver novidades em breve

Sergi Altimira continua a ser um nome apreciado pelo Sporting. O médio pertence aos quadros do Real Bétis, conjunto da La Liga.

Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu recordam passagem pelo Benfica: «Foi um ano bonito e regressámos ao nosso país após uma boa época»

Orkun Kokçu e Kerem Akturkoglu recordaram a sua passagem pelo Benfica. Os dois jogadores turcos são agora rivais.

José Mourinho não desiste e faz força para ter internacional português no Real Madrid

José Mourinho quer contar com Bernardo Silva no plantel principal do Real Madrid a partir da próxima temporada. O jogador está livre.

Estrela da Amadora: já há candidato à sucessão de Cristiano Bacci

Pepa é o grande candidato a assumir o comando técnico do Estrela da Amadora, sucedendo a Cristiano Bacci na Reboleira.

PUB

Mais Artigos Populares

Tottenham diz adeus a Bissouma e renova com Ben Davies, enquanto Senesi chega do Bournemouth

O Tottenham encerra o ciclo com Bissouma, garantem continuidade de Ben Davies e reforçam a defesa com Senesi.

José Bordalás renova com o Getafe: «A história continua»

O treinador espanhol José Bordalás prolonga a sua ligação de quase uma década com o Getafe, que vai disputar a Liga Conferência.

«Se os jogadores estão a jogar nos sub-21 e na Segunda Liga, têm qualidade para a Primeira Liga» – Entrevista Bola na Rede a...

É sobre o futebol no seu estado mais puro que se debruça a mais recente entrevista do Bola na Rede. Luís Freire, o comandante dos sub-21, em exclusivo