📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 10 jovens jogadores mais promissores a atuar na Primeira Liga

- Advertisement -

2.

Gustavo Assunção – Aos 20 anos, Gustavo Assunção tem sido um dos destaques do FC Famalicão nesta temporada. Depois de passagens pela formação do FC Porto, São Paulo FC e Club Atlético de Madrid, chegou ao Famalicão a custo zero vindo da equipa espanhola. Gustavo destaca-se pela maturidade competitiva e inteligência dentro de campo.

A jogar no vértice mais recuado de um meio campo a três, Gustavo revela um bom sentido posicional e inteligência ao nível dos movimentos que executa. No momento de construção de jogo da equipa, posiciona-se nas costas da primeira linha de pressão, oferecendo linha de passe no espaço entre os jogadores adversários. Mostra boa capacidade de interpretar e adaptar-se ao tipo de pressão adversária, de modo a procurar o espaço para si e para os colegas.

Antes de receber, analisa constantemente o contexto em que está inserido (posicionamentos, espaço, zonas de pressão), através da forma como olha por cima do ombro. Orienta o corpo com qualidade para ficar enquadrado de frente. Pela qualidade nos gestos técnicos utilizados, consegue sair de zonas de pressão e depois executar passe ou progredir com bola. Destaca-se nas ligações interiores com médios ofensivos e avançados. O passe vertical e o passe longo (variação de flanco, nomeadamente) são outras das suas armas para potenciar o ataque da equipa minhota.

A nível físico é um jogador com boa habilidade motora. Precisa de melhorar a força, a velocidade de deslocamento e resistência. Pela agressividade, intensidade e pela forma como utiliza o corpo, consegue muitas vezes ganhar duelos individuais e recuperar a posse, no entanto ainda necessita de maturar fisicamente.

A nível defensivo, destaca-se, principalmente, pela leitura que faz a cada contexto, que lhe permite antecipar-se ao seu adversário. É um jogador que possuí gestos técnicos, como desarme ou interceção, de elevada qualidade. Mostra-se agressivo e concentrado durante os 90 minutos. Tem intensidade e rotatividade, mas ainda é um dos aspetos a melhorar se quiser subir patamares. Em determinados momentos, e apesar de ter um posicionamento adequado, falta-lhe velocidade e capacidade de encurtar espaços para chegar aos adversários e recuperar a posse.

Pelas qualidades individuais ao nível técnico, pela postura que mostra dentro de campo, pelo conhecimento de jogo e pelo talento natural, julgo que Gustavo terá um futuro brilhante! Um “6” moderno com um potencial incrível!

Diogo Coelho
Diogo Coelhohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Rio Maior. Adepto do bom futebol desde que se lembra. Gosta de dedicar o seu tempo à análise de jogo e dos seus intervenientes. Admirador do estilo de jogo de Guardiola e partilha da ideia que no futebol destacam-se aqueles que mostram mais inteligência.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Farense x Benfica B foi lugar de reviravolta épica: eis o roteiro de cinema que ditou a vitória algarvia na Segunda Liga

O Farense recebe o Benfica esta noite. Esta temporada, os algarvios já defrontaram o Benfica... B, num jogo absolutamente épico.

Benfica acelera renovações e pretende segurar 9 talentos que venceram o Mundial Sub-17 por Portugal

O Benfica está a negociar as renovações de todos os vencedores do Mundial Sub-17 por Portugal. Dossiers encarados como prioritários.

Rúben Neves recusa renovar com o Al Hilal e tem 4 interessados de peso na Premier League para janeiro

Rúben Neves termina contrato em 2026 e o Al Hilal quer vender-lo em janeiro. Manchester United, Tottenham, Newcastle e o West Ham estão na corrida.

Benfica e FC Porto com mais concorrência na corrida por Souffian El Karouani: eis o novo interessado no lateral

Souffian El Karouani é alvo de Benfica e FC Porto... e não só. O Marselha entrou com tudo no negócio e está a observar o jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Leila Pereira e o ano desportivo do Palmeiras: «Como é que eu posso vencer a Libertadores se os meus jogadores não remataram uma vez?»

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, refletiu sobre aquele que foi o primeiro ano sem títulos desde a chegada de Abel Ferreira.

José Morais anunciado como treinador do Al Sharjah

Esta terça-feira, o Al Sharjah dos Emirados Árabes Unidos anunciou que José Morais irá assumir o comando técnico do clube.

Hansi Flick e o regresso de Marc-André ter Stegen ao onze do Barcelona: «É o capitão e é muito importante para a equipa»

Hansi Flick abordou o regresso de Marc-André ter Stegen, que esteve afastado durante sete meses devido a um conjunto de lesões.