Os 10 jovens jogadores mais promissores a atuar na Primeira Liga

2.

Gustavo Assunção – Aos 20 anos, Gustavo Assunção tem sido um dos destaques do FC Famalicão nesta temporada. Depois de passagens pela formação do FC Porto, São Paulo FC e Club Atlético de Madrid, chegou ao Famalicão a custo zero vindo da equipa espanhola. Gustavo destaca-se pela maturidade competitiva e inteligência dentro de campo.

A jogar no vértice mais recuado de um meio campo a três, Gustavo revela um bom sentido posicional e inteligência ao nível dos movimentos que executa. No momento de construção de jogo da equipa, posiciona-se nas costas da primeira linha de pressão, oferecendo linha de passe no espaço entre os jogadores adversários. Mostra boa capacidade de interpretar e adaptar-se ao tipo de pressão adversária, de modo a procurar o espaço para si e para os colegas.

Antes de receber, analisa constantemente o contexto em que está inserido (posicionamentos, espaço, zonas de pressão), através da forma como olha por cima do ombro. Orienta o corpo com qualidade para ficar enquadrado de frente. Pela qualidade nos gestos técnicos utilizados, consegue sair de zonas de pressão e depois executar passe ou progredir com bola. Destaca-se nas ligações interiores com médios ofensivos e avançados. O passe vertical e o passe longo (variação de flanco, nomeadamente) são outras das suas armas para potenciar o ataque da equipa minhota.

A nível físico é um jogador com boa habilidade motora. Precisa de melhorar a força, a velocidade de deslocamento e resistência. Pela agressividade, intensidade e pela forma como utiliza o corpo, consegue muitas vezes ganhar duelos individuais e recuperar a posse, no entanto ainda necessita de maturar fisicamente.

A nível defensivo, destaca-se, principalmente, pela leitura que faz a cada contexto, que lhe permite antecipar-se ao seu adversário. É um jogador que possuí gestos técnicos, como desarme ou interceção, de elevada qualidade. Mostra-se agressivo e concentrado durante os 90 minutos. Tem intensidade e rotatividade, mas ainda é um dos aspetos a melhorar se quiser subir patamares. Em determinados momentos, e apesar de ter um posicionamento adequado, falta-lhe velocidade e capacidade de encurtar espaços para chegar aos adversários e recuperar a posse.

Pelas qualidades individuais ao nível técnico, pela postura que mostra dentro de campo, pelo conhecimento de jogo e pelo talento natural, julgo que Gustavo terá um futuro brilhante! Um “6” moderno com um potencial incrível!

Diogo Coelho
Diogo Coelhohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Rio Maior. Adepto do bom futebol desde que se lembra. Gosta de dedicar o seu tempo à análise de jogo e dos seus intervenientes. Admirador do estilo de jogo de Guardiola e partilha da ideia que no futebol destacam-se aqueles que mostram mais inteligência.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Itália sem azo para surpresas: eis os resultados desta segunda-feira

Foram quatro os encontros que se realizaram durante esta segunda-feira para a Taça de Itália. A competição está nos 32avos.

César Peixoto: «Jogámos olhos nos olhos contra o FC Porto»

César Peixoto analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli aborda lesão de Samu e comenta: «Acho que o jogo foi sólido»

Francesco Farioli analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

Facundo Cáseres: «Ficamos com a atitude da equipa»

Facundo Cáseres analisou o encontro entre Gil Vicente e FC Porto, relativo à segunda jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do Gil Vicente x FC Porto

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 2-0 na 2ª. jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro.

FC Porto vence Gil Vicente e mantém sequência sem sofrer golos

O FC Porto venceu o Gil Vicente por 2-0, em jogo da 2ª. jornada da Primeira Liga. Victor Froholdt e Pepê apontaram os golos dos dragões.

Leeds United regressa à Premier League com uma vitória

O Leeds United recebeu e venceu o Everton por uma bola a zero, num encontro da primeira jornada da Premier League.