Os 5 clubes “renascidos” após momentos conturbados

- Advertisement -

Da glória à turbulência financeira. Dos grandes palcos à tentativa de sobrevivência. Esta é uma realidade cada vez mais presente no futebol português, e dos clubes, e que reflete o emergente negócio em que está transformado o Desporto-Rei.

O processo de intensa profissionalização de que a modalidade foi sendo alvo, ao longo das últimas décadas, introduziu mudanças significativas nos clubes – as suas estruturas organizativas passaram a ser semelhantes às de uma grande empresa de outra indústria.

A cruel necessidade do mercado de manter/aumentar os seus lucros a todo o custo tornaram-se o combustível de um futebol transformado numa incubadora financeira e a insuflar uma bolha prestes a explodir em muitos clubes.

Numa conjuntura marcadamente voltada para o negócio e na qual as entidades clubísticas se afiguram como verdadeiros heliportos…. onde aterram e saem jogadores a uma velocidade vertiginosa… as dificuldades estruturais surgem e, por vezes, conjugar uma boa gestão com bons desempenhos dentro das quatro linhas torna-se uma missão impossível, razão que leva muitos clubes ao abismo.

Porém, conseguir renascer das próprias cinzas, qual fénix, e voltar às competições profissionais é uma tarefa de louvar e que várias equipas têm conseguido alcançar. Assim, no presente proponho-me a destacar cinco clubes que conseguiram reerguer-se após momentos conturbados, tentando voltar aos grandes palcos…de onde caíram. Decidi não colocar o CF Estrela da Amadora, que teria lugar cativo nesta lista, dado que já foi dedicado um artigo relativo à formação da Reboleira.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Jesus anda pelos estádios portugueses: «Nos últimos dias tenho feito o que mais gosto»

Jorge Jesus tem marcado presença nos estádios portugueses. Selecionador nacional deixou mensagem nas redes sociais.

Próximo reforço do Sporting chega a Lisboa na manhã desta terça-feira

Nestory Irankunda vai chegar a Portugal ainda na manhã desta terça-feira. Internacional australiano é o próximo reforço do Sporting.

FC Porto tem 2 novas lesões depois da estreia na Primeira Liga contra o Alverca

Início atribulado de época para o FC Porto no que toca a lesões. Alan Varela e André Silva no boletim clínico depois da estreia na Primeira Liga.

FC Porto atualiza boletim clínico: eis a nota oficial

Há atualização do boletim clínico por parte do FC Porto. Dragões iniciaram Primeira Liga 2026/27 com triunfo frente ao Alverca.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca garante que Sporting acertou saída de excedentário e tem menos uma dor de cabeça

Sotiris Alexandropoulos está a caminho da Turquia. Sporting chegou a acordo com o Gençlerbirligi para a transferência.

Mikel Arteta sobre reforço do Arsenal: «Tem a ambição para nos levar ao próximo nível»

Mikel Arteta está feliz com a contratação de Bruno Guimarães. Médio brasileiro é reforço do Arsenal neste mercado de verão.

Ruben Amorim prepara limpeza no plantel do AC Milan e tem agendada reunião importante com o proprietário Gerry Cardinale

Adivinham-se dias decisivos para o AC Milan. Ruben Amorim e Gerry Cardinale têm agendada reunião para tratar do mercado de transferências.