Os 5 clubes “renascidos” após momentos conturbados

- Advertisement -

Da glória à turbulência financeira. Dos grandes palcos à tentativa de sobrevivência. Esta é uma realidade cada vez mais presente no futebol português, e dos clubes, e que reflete o emergente negócio em que está transformado o Desporto-Rei.

O processo de intensa profissionalização de que a modalidade foi sendo alvo, ao longo das últimas décadas, introduziu mudanças significativas nos clubes – as suas estruturas organizativas passaram a ser semelhantes às de uma grande empresa de outra indústria.

A cruel necessidade do mercado de manter/aumentar os seus lucros a todo o custo tornaram-se o combustível de um futebol transformado numa incubadora financeira e a insuflar uma bolha prestes a explodir em muitos clubes.

Numa conjuntura marcadamente voltada para o negócio e na qual as entidades clubísticas se afiguram como verdadeiros heliportos…. onde aterram e saem jogadores a uma velocidade vertiginosa… as dificuldades estruturais surgem e, por vezes, conjugar uma boa gestão com bons desempenhos dentro das quatro linhas torna-se uma missão impossível, razão que leva muitos clubes ao abismo.

Porém, conseguir renascer das próprias cinzas, qual fénix, e voltar às competições profissionais é uma tarefa de louvar e que várias equipas têm conseguido alcançar. Assim, no presente proponho-me a destacar cinco clubes que conseguiram reerguer-se após momentos conturbados, tentando voltar aos grandes palcos…de onde caíram. Decidi não colocar o CF Estrela da Amadora, que teria lugar cativo nesta lista, dado que já foi dedicado um artigo relativo à formação da Reboleira.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo internacional francês defende Cristiano Ronaldo e critica jogadores portugueses: «Nota-se que foi boicotado pela própria equipa»

Youri Djorkaeff afirma que os jogadores da seleção nacional boicotaram Cristiano Ronaldo no Mundial de 2026.

Lamine Yamal e o França x Espanha: «Não temos medo. Talvez sejam eles que devessem ter medo de nós»

A Espanha vai enfrentar a França nas meias-finais do Mundial 2026 e Lamine Yamal reagiu. Extremo espanhol recordou últimos jogos.

Oficial: Manchester City contrata pérola inglesa ao Leicester City por 14,3 milhões de euros

Jeremy Monga é reforço do Manchester City por 14,3 milhões de euros. O jovem representava o Leicester City, onde cumpriu toda a formação.

França x Espanha é reedição da meia-final do Euro 2024 e da Liga das Nações 2025: lembras-te do que aconteceu?

Vai acontecer novamente um jogo entre França e Espanha nas meias-finais de uma grande competição. Eis as últimas vezes.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto mostra interesse em médio que esteve no Mundial 2026

O FC Porto está atento a Hwang In-beom. Médio de 29 anos esteve agora no Mundial 2026, ao serviço da Coreia do Sul.

Ex-Benfica comenta embate frente à Argentina: «Vou jogar contra o Messi, já posso retirar-me»

Zeki Amdouni anseia por duelo frente à Argentina e assume que vai cumprir um dos seus sonhos enquanto futebolista.

Rudi Garcia após eliminação frente à Espanha: «A Bélgica mostrou neste Mundial que é uma grande equipa»

A Bélgica perdeu contra a Espanha por 2-1 e foi eliminada nos quartos de final do Mundial 2026. Eis a reação de Rudi Garcia.