Os 5 clubes “renascidos” após momentos conturbados

- Advertisement -

Da glória à turbulência financeira. Dos grandes palcos à tentativa de sobrevivência. Esta é uma realidade cada vez mais presente no futebol português, e dos clubes, e que reflete o emergente negócio em que está transformado o Desporto-Rei.

O processo de intensa profissionalização de que a modalidade foi sendo alvo, ao longo das últimas décadas, introduziu mudanças significativas nos clubes – as suas estruturas organizativas passaram a ser semelhantes às de uma grande empresa de outra indústria.

A cruel necessidade do mercado de manter/aumentar os seus lucros a todo o custo tornaram-se o combustível de um futebol transformado numa incubadora financeira e a insuflar uma bolha prestes a explodir em muitos clubes.

Numa conjuntura marcadamente voltada para o negócio e na qual as entidades clubísticas se afiguram como verdadeiros heliportos…. onde aterram e saem jogadores a uma velocidade vertiginosa… as dificuldades estruturais surgem e, por vezes, conjugar uma boa gestão com bons desempenhos dentro das quatro linhas torna-se uma missão impossível, razão que leva muitos clubes ao abismo.

Porém, conseguir renascer das próprias cinzas, qual fénix, e voltar às competições profissionais é uma tarefa de louvar e que várias equipas têm conseguido alcançar. Assim, no presente proponho-me a destacar cinco clubes que conseguiram reerguer-se após momentos conturbados, tentando voltar aos grandes palcos…de onde caíram. Decidi não colocar o CF Estrela da Amadora, que teria lugar cativo nesta lista, dado que já foi dedicado um artigo relativo à formação da Reboleira.

Fábio Pereira Lopes
Fábio Pereira Lopeshttp://mariooliveira
O Fábio é apaixonado pelo Futebol desde que se lembra, começou a dar os primeiros toques em tenra idade. Com uma década de experiência federada dentro das quatro linhas, apurou o fascínio pelo Jogo, tornando-se treinador com somente 18 anos. Licenciado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto, adota um olhar crítico sobre cada lance e valoriza a vertente artística do Desporto Rei.                                                                                                                                                 O Fábio escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique sofre baixa de peso antes fase difícil do calendário da Bundesliga

Manuel Neuer sofreu uma lesão durante o jogo frente ao Werder Bremen. Nas próximas jornadas o Bayern Munique enfrenta o Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund.

Ainda te lembras de Kanya Fujimoto? Ex-Gil Vicente tem sido pouco utilizado em 2025/26

Kanya Fujimoto trocou o Gil Vicente pelo Birmingham City no mercado de verão, mas tem sido pouco utilizado em Inglaterra.

Fulham de Marco Silva segue em frente na Taça de Inglaterra

O Fulham foi ao terreno do Stoke City vencer por duas bolas a uma, num encontro dos 16avos de final da Taça de Inglaterra.

Mehdi Benatia abandona cargo de diretor desportivo do Marselha: «Não posso ignorar o clima atual»

Mehdi Benatia demitiu-se do cargo de diretor desportivo do Marselha, pouco tempo depois da saída do técnico Roberto De Zerbi.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid bate recorde envolvendo… grandes penalidades

O Real Madrid bateu o recorde de maior número de grandes penalidades assinaladas a favor de um clube numa temporada da La Liga.

André Villas-Boas no aniversário da morte de Pinto da Costa: «A obra permanecerá para sempre, bem como a nossa gratidão»

O FC Porto publicou uma mensagem de André Villas-Boas no aniversário da morte de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Antigo avançado do Benfica deixa elogios a Hugo Oliveira: «Não era à toa que Marco Silva sempre o ouvia»

Carlos Vinícius, avançado que passou pelo futebol português, deixou elogios a Hugo Oliveira, atual treinador do Famalicão.