Os “machos” do futebol português

- Advertisement -

“Vivemos em Setúbal, uma terra de machos”. Foi esta a frase que o Lito Vidigal disse na conferência de imprensa após o jogo contra o SL Benfica, quando foi questionado pelo seu estilo de jogo abusivamente agressivo. Ao ter ouvido estas palavras, muita coisa me passou pela cabeça. Mas a principal conclusão a que eu cheguei é que é de machos que a malta gosta.

Eu parto do princípio de que tudo aquilo que se vê dentro das quatro linhas parte sempre um pouco da mentalidade das pessoas, mais precisamente, das pessoas que estão nas bancadas. Como tal, acho que qualquer pessoa que acompanhe o futebol português consegue ver que os machos são aquilo de que o povo gosta.

Mas, afinal, o que são os machos? Os machos são aqueles apologistas do autocarro, do anti-jogo e das equipas “sarrafeiras”, do futebol de contenção medíocre, das equipas que mais se preocupam em não deixar jogar o adversário do que mostrar um futebol positivo que valorize o jogo e o jogador, são os apologistas da dureza e agressividade em detrimento das ideias e do modelo. Os machos são aqueles que mais contribuem para o facto da Primeira Liga ser o campeonato da Europa com menor tempo útil de jogo.

José Mota sempre se tem caracterizado pelo seu futebol de contenção
Fonte: CD Aves

Outro dos “machos” mais conhecidos do nosso futebol, José Mota, até tem tentado deixar outra imagem nos jogos contra os grandes, nomeadamente na Supertaça e no último jogo contra o Sporting, onde mostrou uma equipa a jogar de forma mais aberta e a enfrentar o adversário olhos nos olhos, o que por um lado até é compreensível visto que é nestes jogos que têm mais visibilidade, mas ao receber ‘clubes do seu campeonato’ já regressa às velhas lides.

Com isto, eu quero dizer que são os “machos” que contaminam o futebol português e proporcionam espectáculos paupérrimos para as bancadas. E, por favor, não me venham com a conversa de que cada treinador tem a sua estratégia e as suas armas e que temos de respeitar isso. As pessoas vão ao estádio para ver futebol, pagam bilhete e o dinheiro custa a ganhar. Mas, em vez disso, vão ao estádio para verem equipas a demorar eternidades para repor a bola em jogo e jogadores a simularem lesões, e os adeptos gostam.

É por isso que enquanto formos dominados pela mentalidade dos Litos Vidigais e Josés Motas desta vida, o futebol português dificilmente andará para a frente. Que as ideias de Marcel Keizer, Ivo Vieira e Nuno Manta Santos perdurem no nosso futebol e consigam deixar uma imagem mais positiva e que atraia mais seguidores em Portugal.

 

Foto de Capa: Vitória FC

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Ciclismo: Afonso Eulálio mantém liderança do Giro mas assume quebra no contrarrelógio

Afonso Eulálio manteve a liderança da Volta a Itália após a oitava etapa. O ciclista português admite perder a camisola rosa no próximo contrarrelógio.

William Gomes eleito MVP no FC Porto x Santa Clara: «É mérito de toda a equipa»

William Gomes fez a análise ao encontro da última jornada da Primeira Liga. FC Porto venceu o Santa Clara por 1-0 no Estádio do Dragão.

Nehuén Pérez volta aos relvados 245 dias depois

Nehuén Pérez voltou, frente ao Santa Clara, aos relvados 245 depois de se ter lesionado gravemente. O central recuperou de uma rotura total do tendão de Aquiles.

Eis os 5 destaques do FC Porto x Santa Clara da 34.ª jornada da Primeira Liga

O FC Porto derrotou o Santa Clara por 1-0 na 34.ª jornada da Primeira Liga. Confere os destaques do encontro disputado no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto vence Santa Clara na última jornada e termina Primeira Liga com 88 pontos conquistados

O FC Porto venceu o Santa Clara por 1-0 no Estádio do Dragão. Os dragões terminaram a Primeira Liga com 88 pontos em 34 jornadas.

Nulo no marcador dita empate entre Moreirense e AVS SAD

Este sábado, o Moreirense empatou a zero na receção ao despromovido AVS SAD, na última jornada da Primeira Liga.

FC Porto acaba Primeira Liga 2025/26 com 33 campeões: Francesco Farioli lançou João Costa e Bernardo Lima frente ao Santa Clara

O FC Porto acabou a Primeira Liga com 33 jogadores como campeões nacionais. João Costa e Bernardo Lima estrearam-se frente ao Santa Clara.