Os treinadores que falam e os que nada dizem

- Advertisement -

É com atenção redobrada que acompanho as variadas conferências de imprensa que ocorrem semana após semana. Por norma, é sempre mais fácil ao espectador comum assistir à dos chamados três grandes, mas, com um pouco de atenção, facilmente se consegue aceder ao que foi dito pelos demais. É sobre isso que vos pretendo falar um pouco.

Há treinadores que dizem muito. Há treinadores que dizem pouco. E há treinadores que nada dizem.

É com satisfação e sempre com curiosidade que acompanho ou leio o que foi dito por alguns treinadores da nossa praça futebolística. Porque há sem dúvida alguns que falam. Que transmitem. Que entendem que as perguntas dos órgãos de comunicação são muitas vezes o reflexo das perguntas que o comum adepto deseja ver respondidas. Então ouvimos esses mesmos senhores a comentar uma substituição, uma alteração táctica, um determinado lance, o porquê de ter optado por um jogador em detrimento de outro ou o que quer que seja.

Neste contexto de “treinador explicador”, temos alguns dos mais ilustres treinadores do nosso futebol, encontrando à cabeça destes nomes como o de Sérgio Conceição, Jorge Jesus, Luís Castro, Vítor Oliveira ou até Abel Ferreira.

Sérgio Conceição tem sido uma lufada de ar fresco na comunicação do FC Porto
Fonte: FC Porto

Estes treinadores não nos limitam ao óbvio e falam realmente de Futebol, sendo alguns deles até capazes de assumir culpas por determinado resultado ou considerarem “injustas” vitórias que surgiram quase aos trambolhões para a equipa que defendem, como já aconteceu recentemente, por exemplo, com o atual treinador do GD Chaves.

A cada um deste género de treinadores, uma vénia seja feita e uma salva de palmas pela a sua capacidade de informar e de não se esconderem em subterfúgios.

Depois há treinadores que dizem pouco. Alguns até falam bastante – impossível esquecer Manuel Machado -, mas que dizem pouco. Falam sobre o jogo, dão algumas pinceladas em algo que aconteceu no jogo ou na preparação do mesmo, falam “volta e meia” especificamente num dos seus jogadores, ou, “quando o rei faz anos”, são eventualmente capazes de dar um murro na mesa, de dissecar uma teoria relacionada com o futebol em geral e o “futebol tuga” em particular, ou sobre um ou outro tema do interesse público.

Tiago Ferreira
Tiago Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um apaixonado pela vida, pelas pessoas e também por tudo o que rodeia o desporto em geral e o futebol em particular. Assim, tenta expressar as suas emoções e vivências da melhor forma que julga conseguir fazê-lo: por palavras escritas.                                                                                                                                                 O Tiago não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carlo Ancelotti revela decisão de Neymar e aponta à nova geração do Brasil: «Vamos usar os amigáveis para ver os novos talentos em ação»

Carlo Ancelotti confirmou que Neymar não irá voltar à seleção brasileira e revelou que vai preparar a próxima geração da seleção brasileira.

Ricardo Stan é reforço do Sporting

Riccardo Stan, avançado romeno de 14 anos, é o mais recente reforço da formação do Sporting e vai integrar a equipa de sub-15.

Confirmado: Renato Portaluppi é o sucessor de Luís Castro no Grémio

Renato Portaluppi está de regresso ao Grémio. O técnico canarinho é o sucessor de Luís Castro e assinou contrato até ao final da temporada.

Benfica com incerteza para a partida contra o AC Milan

O Benfica ainda não sabe se Alexander Bah vai poder ser utilizado na partida contra o AC Milan, relativa à Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Alarmes ligados no Al Nassr por João Félix: avançado está descontente e já se conhece a razão

João Félix está insatisfeito no Al Nassr. O internacional português esperava já ter uma proposta de renovação de contrato nas mãos.

Gabriel Veron voltou a usar a camisola do FC Porto

Gabriel Veron foi suplente utilizado durante o encontro entre o FC Porto B e o Vizela, partida relativa à Segunda Liga.

Moreirense vence Marítimo e regressa aos triunfos na Primeira Liga

O Moreirense venceu o Marítimo por 3-1 para a sexta jornada da Primeira Liga. Equipa de Moreira de Cónegos somou os três pontos.