Para quê dar um passo maior que a perna?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Há uns tempos atrás, falei aqui da situação de muitos jovens talentos do futebol português que emigram precocemente, sendo que vários deles, ainda não estão preparados para darem o salto para um clube de topo.

No entanto, existem muitos jogadores jovens que começam a despertar a cobiça de clubes estrangeiros ainda em adolescentes, durante a sua etapa de formação. E nesta década, têm sido vários os casos de jogadores portugueses que vão para o estrangeiro ainda durante a sua formação. E o que é facto, é que estes jovens jogadores acabaram por atrasar a sua evolução ou até mesmo desaparecer do mapa ao darem este salto. Falarei aqui de alguns exemplos.

Começo por um jogador que se lançado recentemente por Fernando Santos na selecção nacional: Rony Lopes. Formado no Benfica, sagrou-se campeão nacional de juvenis em 2010/2011, numa equipa onde Bernardo Silva (que é um ano mais velho que Rony) pouco jogava. Após essa época, foi para o Manchester City com 16 anos. Ao serviço dos citizens chegaria a realizar alguns jogos pela equipa principal nas taças e seria emprestado ao Lille em 14/15. Em 14/15, foi vendido ao Mónaco, mas seria novamente emprestado ao Lille, afirmando-se apenas nesta época na equipa monegasca ao ocupar a vaga deixada por… Bernardo Silva.

Rony Lopes tem-se afirmado desde que chegou ao Monaco, e está, atualmente, a praticar o melhor futebol da carreira Fonte: Facebook oficial de  Rony Lopes
Rony Lopes tem-se afirmado desde que chegou ao Monaco, e está, atualmente, a praticar o melhor futebol da carreira
Fonte: Facebook oficial de Rony Lopes

Falando na formação do Sport Lisboa e Benfica, o clube encarnado é possivelmente o grande mais visado neste aspecto, tendo em conta a reputação que o clube ganhou nos últimos anos, tanto a nível da formação, como pela colocação de jogadores em clubes de topo; reputação que atrai alguns jovens jogadores que vêm o Benfica como uma rampa de lançamento para um clube de topo.

E um dos motivos pelos quais venho falar disto é pela cobiça de clubes como o Manchester United no jovem Úmaro Embaló. Este jovem extremo de 16 anos é na minha opinião, a maior pérola do Caixa de Futebol Campus a seguir ao Renato Sanches, é titular da equipa de juniores com idade de juvenil e tem sido apontado pela imprensa como um alvo de clubes como o Manchester United, o Real Madrid e o RB Leipzig. Mas ainda há alguns jogadores com formação no Seixal e com percurso nas selecções jovens que já se aventuram no estrangeiro, como o guarda-redes João Virgínia no Arsenal e o defesa-central Luís Silva no Stoke City.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Hulk recorda que FC Porto rejeitou 60 milhões de euros pelo seu passe: «Não me quiseram vender»

O FC Porto rejeitou uma proposta de 60 milhões de euros por Hulk em 2011. O Manchester City foi o autor da oferta.

Rodrigo Mora sobe seis lugares no ranking do Golden Boy

Rodrigo Mora subiu seis posições na mais recente atualização do ranking do Golden Boy e entrou no top-30 da corrida ao prémio.

Sporting já treinou e há defesa em dúvida para a partida contra o Famalicão

Ibrahima Ba continua a realizar trabalho de ginásio e está em dúvida para a partida entre o Sporting e o Famalicão.

Ruben Amorim questionado sobre o Como 1907: «Treinar o AC Milan é mais difícil»

Ruben Amorim foi questionado sobre o Como 1907, mas decidiu não estender-se muito em relação ao tema.

PUB

Mais Artigos Populares

Juan Cuadrado reforça o plantel do Millionarios

Juan Cuadrado regressou à Colômbia, 17 anos depois. O lateral direito juntou-se ao Millionarios por uma temporada.

José Mourinho questionado sobre onde gostaria que fosse a final do Mundial 2030: «Se fosse treinador do Benfica, dir-lhe-ia o mesmo»

José Mourinho admitiu que gostaria que a final do Mundial 2030 fosse disputada num estádio importante na história do futebol.

Juan Mata deixa o Melbourne Victory

O Melbourne Victory anunciou a saída de Juan Mata. O internacional espanhol vai assumir a presidência da comissão recém-criada do clube australiano, a partir da Europa.