Para quê dar um passo maior que a perna?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Há uns tempos atrás, falei aqui da situação de muitos jovens talentos do futebol português que emigram precocemente, sendo que vários deles, ainda não estão preparados para darem o salto para um clube de topo.

No entanto, existem muitos jogadores jovens que começam a despertar a cobiça de clubes estrangeiros ainda em adolescentes, durante a sua etapa de formação. E nesta década, têm sido vários os casos de jogadores portugueses que vão para o estrangeiro ainda durante a sua formação. E o que é facto, é que estes jovens jogadores acabaram por atrasar a sua evolução ou até mesmo desaparecer do mapa ao darem este salto. Falarei aqui de alguns exemplos.

Começo por um jogador que se lançado recentemente por Fernando Santos na selecção nacional: Rony Lopes. Formado no Benfica, sagrou-se campeão nacional de juvenis em 2010/2011, numa equipa onde Bernardo Silva (que é um ano mais velho que Rony) pouco jogava. Após essa época, foi para o Manchester City com 16 anos. Ao serviço dos citizens chegaria a realizar alguns jogos pela equipa principal nas taças e seria emprestado ao Lille em 14/15. Em 14/15, foi vendido ao Mónaco, mas seria novamente emprestado ao Lille, afirmando-se apenas nesta época na equipa monegasca ao ocupar a vaga deixada por… Bernardo Silva.

Rony Lopes tem-se afirmado desde que chegou ao Monaco, e está, atualmente, a praticar o melhor futebol da carreira Fonte: Facebook oficial de  Rony Lopes
Rony Lopes tem-se afirmado desde que chegou ao Monaco, e está, atualmente, a praticar o melhor futebol da carreira
Fonte: Facebook oficial de Rony Lopes

Falando na formação do Sport Lisboa e Benfica, o clube encarnado é possivelmente o grande mais visado neste aspecto, tendo em conta a reputação que o clube ganhou nos últimos anos, tanto a nível da formação, como pela colocação de jogadores em clubes de topo; reputação que atrai alguns jovens jogadores que vêm o Benfica como uma rampa de lançamento para um clube de topo.

E um dos motivos pelos quais venho falar disto é pela cobiça de clubes como o Manchester United no jovem Úmaro Embaló. Este jovem extremo de 16 anos é na minha opinião, a maior pérola do Caixa de Futebol Campus a seguir ao Renato Sanches, é titular da equipa de juniores com idade de juvenil e tem sido apontado pela imprensa como um alvo de clubes como o Manchester United, o Real Madrid e o RB Leipzig. Mas ainda há alguns jogadores com formação no Seixal e com percurso nas selecções jovens que já se aventuram no estrangeiro, como o guarda-redes João Virgínia no Arsenal e o defesa-central Luís Silva no Stoke City.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

O melhor do mundo canta Oasis e o roteiro mais épico do Tintin nas Américas – Diário do Mundial 2026 #21

Grandes histórias em mais um dia do Mundial 2026. Harry Kane apurou Inglaterra, a Bélgica venceu Senegal num jogo louco e os EUA confirmaram que não vieram brincar.

Já estão definidos 5 jogos dos oitavos de final do Mundial 2026

O Mundial 2026 tem os oitavos de final cada vez mais definidos. Já são conhecidos cinco encontros da próxima ronda.

EUA em destaque resistem à expulsão e vencem Bósnia e Herzegovina para chegar aos oitavos de final do Mundial 2026

Os EUA estão nos oitavos de final do Mundial 2026. Na Califórnia, mais uma vitória, desta vez diante da Bósnia e Herzegovina.

Portugal sem baixas, mas com atraso e preocupação na cabeça: eis as notas do último treino antes do jogo decisivo contra a Croácia no...

Portugal viu os céus darem um ar da sua graça. Seleção nacional realizou o último treino antes do embate diante da Croácia.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal x Croácia do Mundial 2026 em risco de ser afetado e adiado por tempestade com trovoada intensa

O Portugal x Croácia do Mundial 2026 tem uma grande nuvem negra (literal) de interrogações. Tempestade mete o jogo em risco.

Sporting atento a internacional pelo Senegal

O Sporting tem Assane Diao referenciado. Extremo de 20 anos joga no Como 1907 e encontra-se no Mundial 2026 com o Senegal.

Imprensa turca garante: Trabzonspor quer Gianluca Prestianni e Benfica define preço

Imprensa turca diz que o Trabzonspor e Benfica estão em negociações por Gianluca Prestianni. Águias querem 20 milhões de euros.