Petit, o salvador das descidas

- Advertisement -

Armando Gonçalves Teixeira, mais conhecido no mundo do futebol como Petit, foi um reconhecido jogador português com uma carreira notável, principalmente ao serviço do SL Benfica e do Boavista FC, clube onde se retirou e onde começou o seu percurso como treinador ainda no Campeonato de Portugal.

Com a subida administrativa dos axadrezados à Primeira Liga em 2014/15, Petit manteve-se no leme da equipa e conseguiu a árdua tarefa de manter a equipa no principal escalão do futebol português – tendo em conta as invulgares condições da promoção -, com a conquista de um respeitável 13.º lugar na tabela classificativa.

Na temporada seguinte, assistimos ao início do mito “Petit, salvador das descidas”. Apesar de iniciar a temporada ainda no Boavista, “questões pessoais”, como alegou na última conferência de imprensa ao serviço das panteras negras, levaram-no a pedir a demissão na 11.ª jornada. Duas semanas mais tarde, é apresentado no CD Tondela que se encontrava a apenas quatro pontos acima da linha de água. Uma série de cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota nos últimos jogos da época salvavam milagrosamente a equipa de uma descida de divisão que parecia certa.

Petit repete a história e inicia a temporada 2016/17 ao comando da equipa que “salvou” na época anterior, mas, mais uma vez, acaba por abandonar o comando técnico com o campeonato a decorrer e assina pelo Moreirense FC, mais um emblema aflito na luta pela permanência. O treinador português consegue, novamente, trazer a orientação e o reforço anímico necessários para a inversão do panorama e um Moreirense invicto nas últimas seis jornadas garante a permanência na Primeira Liga.

Por esta altura, já se consolida a crença de Petit como o mestre em evitar descidas. O treinador nascido em França, mas com dupla nacionalidade, faz jus ao título e, na época seguinte, após uma passagem falhada pelo FC Paços de Ferreira, volta ao clube de Moreira de Cónegos para evitar nova despromoção anunciada. Em 2018/19 mais do mesmo: rende o treinador Claúdio Braga num CS Marítimo que vinha de dez jogos sem vencer. Consegue garantir a manutenção da equipa com um 11.º lugar, mas fica aquém das suas próprias expetativas aquando a sua apresentação nos Barreiros, em que assumiu a ambição de terminar nos quatro/cinco primeiros lugares da tabela classificativa.

Agora que estamos prestes a terminar uma época de futebol atípica, Petit já garantiu (mais uma vez) a permanência da Primeira Liga da equipa que assumiu (novamente, mais uma vez) com a época a decorrer, o Belenenses SAD. O seu percurso como treinador na Primeira Liga não deixa dúvidas em como Petit é um verdadeiro “salvador de descidas” quando assume, com a temporada em andamento, o leme de equipas aflitas na luta pela manutenção, algo que tem provado de ano para ano. Resta saber se o treinador tem a consistência e os dotes necessários para conduzir com sucesso uma equipa desde o início até ao fim da época, ou até para comandar equipas naturalmente candidatas a outros objetivos mais ambiciosos, como lugares europeus.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Diana Oliveira
Diana Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Diana é licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e, desde cedo, que a escrita faz parte de si. Poder conjugá-la com o futebol, outra das suas paixões, é a cereja no topo do bolo. A Diana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o jogo decisivo Braga x Ferencváros para a Europa League em sinal aberto?

O Braga recebe o Ferencváros na segunda mão dos oitavos-de-final da Europa League. Minhotos tentam desfazer desvantagem de dois golos.

Antigo médio do Manchester United deixa pedido sobre Bruno Fernandes: «Tens de lhe dar o que o que ele quiser para o manter»

Nicky Butt assumiu que o Manchester United está dependente de Bruno Fernandes. O antigo jogador dos red devils apelou à continuidade do médio português.

Manchester United não muda de ideias: Casemiro é para sair no final da época

Casemiro está mesmo de saída do Manchester United. Apesar dos recentes rumores, o médio brasileiro não tem proposta para prolongar o vínculo com os red devils.

Desempenho e comportamento de Rafael Leão está a causar polémica em Itália

Rafael Leão tem sido alvo de fortes críticas em Itália pelas suas exibições. O problema cresceu com a reação à substituição na derrota do AC Milan com a Lazio.

PUB

Mais Artigos Populares

Boston Celtics de Neemias Queta batem os Phoenix Suns e atingem as 45 vitórias na temporada

Numa noite em que Neemias Queta bateu o seu recorde pessoal de assistências (6), os Boston Celtics venceram os Phoenix Suns por 112-120.

Neymar reage à ausência na convocatória do Brasil: «Obviamente, fico chateado e triste de não ter sido convocado»

Neymar não foi incluído na convocatória de Carlo Ancelotti para os últimos jogos do Brasil antes do Mundial 2026. O extremo de 34 anos ficou «chateado e triste».

Grémio de Luís Castro empata no terreno da Chapecoense no Brasileirão

O Grémio empatou a um golo na deslocação ao terreno da Chapecoense. Foi o segundo empate consecutivo para a equipa de Luís Castro.