📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Rúben Amorim, por muitos desconhecidos até há poucos dias atrás, atualmente técnico da equipa principal do SC Braga. A sua carreira enquanto treinador de futebol começou como treinador estagiário no Casa Pia AC na época de 2018/19. No entanto, enquanto jogador de futebol chegou a representar o clube bracarense fazendo excelentes proezas ao serviço do clube, nomeadamente vencer a Taça da Liga e disputou o playoff da UEFA Champions League.

No entanto, será treinador digno de representar um clube com as dimensões do SC Braga? Ser técnico substituto no SC Braga B era uma posição apetecível, após a época medíocre realizada por Rui Santos. No entanto, ser o substituto de Sá Pinto sendo que o antigo jogador está a experienciar a sua segunda história enquanto treinador, depois de estar ao serviço do Casa Pia AC e do SC Braga B. Um típico jovem treinador em Portugal, que aprendeu a observar grandes do futebol internacional e nacional, tais como Jorge Jesus.

Recuperar uma equipa que desceu na época anterior não é trabalho fácil, e disso ninguém tira o mérito a Rúben Amorim. No entanto, a “obrigação” de subir fez da equipa minhota uma das favoritas no Campeonato de Portugal. E assim se realizou, com mais qualidade e recursos, atualmente os minhotos encontra-se na segunda posição da tabela classificativa.

Ao contrário de Sá Pinto, o ex-jogador de 34 anos valoriza mais a posse de bola e prefere jogar de forma apoiada desde a primeira fase de jogo. Em termos de defesa, a equipa pressiona alto e opta por encaminhar os rivais pelos corredores. É a típica de ideia de jogo de controlar a bola e o jogo, utilizando como suporte para isso o corredor central e o espaço entre linhas.

Rúben Amorim esteve vinculado ao Benfica durante nove anos enquanto jogador
Fonte: SL Benfica

Em conclusão, será um desafio, no mínimo dos mínimos, bonito para ser observado. Irá ser necessário tempo e confiança para o jovem treinador, especialmente com uma experiência tão reduzida, tanto para se habituar ao futebol profissional como para colocar o SC Braga nas posições europeias. Ofensivamente são esperadas melhorias, vistas as falhas técnicas que a equipa minhota apresenta e também analisando que esta é a imagem de marca do jovem treinador. No entanto, será que estas lacunas irão ser corrigidas a tempo para jogar contra “os mais pequenos” (que têm sido os maiores deslizes da equipa)?

É de salientar que o sucesso nem sempre é transmitido a partir de uma ideia de jogo atraente, como aquela que Rúben Amorim apresenta, pois os resultados são aquilo que move o futebol. É literalmente impossível prever o futuro do técnico português. Por muito polémica que a decisão de António Salvador tenha sido e muitos discordem, o seu projeto parece ambicioso e com uma identidade estável e forte. Aguardemos pelos frutos do trabalho de Rúben Amorim, de relembrar que o primeiro desafio está já aí contra o Belenenses SAD – aquele que será o primeiro jogo do ano de 2020 do SC Braga. Iremos ter uma surpresa logo no início do ano?

Foto de Capa: SC Braga

 

Ana Beatriz Martins
Ana Beatriz Martinshttp://www.bolanarede.pt
A Ana é apoiante do clube da sua terra, o Vitória Sport Club. Apaixonada por futebol e pelo ambiente nele envolvido, característica desenvolvida pelos ambientes vivenciados no estádio e pelo palpitar frenético da sócia do Vitória SC. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ambição de fazer carreira enquanto jornalista desportiva.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gala Dragões de Ouro do FC Porto: eis todos os vencedores

A Gala dos Dragões de Ouro decorreu esta segunda-feira para premiar várias figuras do universo do FC Porto. Eis todos os vencedores.

Rodrigo Mora é o Futebolista do Ano do FC Porto: «Só falta concretizar um sonho, ser campeão e festejar nos Aliados»

Rodrigo Mora venceu o prémio de Futebolista do Ano do FC Porto. Jovem português apareceu em palco de forma original.

Serie A: Jamie Vardy bisa e Cremonese surpreende na casa do Bolonha

O Cremonese venceu fora de casa o Bolonha por 3-1 na jornada 13 da Serie A. Jamie Vardy destacou-se com bis.

Tudo aconteceu ao Arouca e o Braga goleou na Primeira Liga: Desde expulsão, auto-golos e chapéu

O Braga goleou fora de casa o Arouca por 4-0 na jornada 12 da Primeira Liga. Jogo contou com vários momentos.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas revela aumento do número de sócios e ainda atira: «É por causa dessa força que o FC Porto continua a incomodar tanta...

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda época passada, chegada de Farioli e presente: «Os sinais dados até agora são encorajadores»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, falou sobre vários temas no discurso inicial da Gala dos Dragões de Ouro.

André Villas-Boas recorda Pinto da Costa, Jorge Costa, Diogo Jota e André Silva: «Estas perdas doem»

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, recorda com saudades algumas figuras ligadas ao clube que morreram nos últimos meses.