Prazer, Rúben Amorim!

- Advertisement -

Rúben Amorim, por muitos desconhecidos até há poucos dias atrás, atualmente técnico da equipa principal do SC Braga. A sua carreira enquanto treinador de futebol começou como treinador estagiário no Casa Pia AC na época de 2018/19. No entanto, enquanto jogador de futebol chegou a representar o clube bracarense fazendo excelentes proezas ao serviço do clube, nomeadamente vencer a Taça da Liga e disputou o playoff da UEFA Champions League.

No entanto, será treinador digno de representar um clube com as dimensões do SC Braga? Ser técnico substituto no SC Braga B era uma posição apetecível, após a época medíocre realizada por Rui Santos. No entanto, ser o substituto de Sá Pinto sendo que o antigo jogador está a experienciar a sua segunda história enquanto treinador, depois de estar ao serviço do Casa Pia AC e do SC Braga B. Um típico jovem treinador em Portugal, que aprendeu a observar grandes do futebol internacional e nacional, tais como Jorge Jesus.

Recuperar uma equipa que desceu na época anterior não é trabalho fácil, e disso ninguém tira o mérito a Rúben Amorim. No entanto, a “obrigação” de subir fez da equipa minhota uma das favoritas no Campeonato de Portugal. E assim se realizou, com mais qualidade e recursos, atualmente os minhotos encontra-se na segunda posição da tabela classificativa.

Ao contrário de Sá Pinto, o ex-jogador de 34 anos valoriza mais a posse de bola e prefere jogar de forma apoiada desde a primeira fase de jogo. Em termos de defesa, a equipa pressiona alto e opta por encaminhar os rivais pelos corredores. É a típica de ideia de jogo de controlar a bola e o jogo, utilizando como suporte para isso o corredor central e o espaço entre linhas.

Rúben Amorim esteve vinculado ao Benfica durante nove anos enquanto jogador
Fonte: SL Benfica

Em conclusão, será um desafio, no mínimo dos mínimos, bonito para ser observado. Irá ser necessário tempo e confiança para o jovem treinador, especialmente com uma experiência tão reduzida, tanto para se habituar ao futebol profissional como para colocar o SC Braga nas posições europeias. Ofensivamente são esperadas melhorias, vistas as falhas técnicas que a equipa minhota apresenta e também analisando que esta é a imagem de marca do jovem treinador. No entanto, será que estas lacunas irão ser corrigidas a tempo para jogar contra “os mais pequenos” (que têm sido os maiores deslizes da equipa)?

É de salientar que o sucesso nem sempre é transmitido a partir de uma ideia de jogo atraente, como aquela que Rúben Amorim apresenta, pois os resultados são aquilo que move o futebol. É literalmente impossível prever o futuro do técnico português. Por muito polémica que a decisão de António Salvador tenha sido e muitos discordem, o seu projeto parece ambicioso e com uma identidade estável e forte. Aguardemos pelos frutos do trabalho de Rúben Amorim, de relembrar que o primeiro desafio está já aí contra o Belenenses SAD – aquele que será o primeiro jogo do ano de 2020 do SC Braga. Iremos ter uma surpresa logo no início do ano?

Foto de Capa: SC Braga

 

Ana Beatriz Martins
Ana Beatriz Martinshttp://www.bolanarede.pt
A Ana é apoiante do clube da sua terra, o Vitória Sport Club. Apaixonada por futebol e pelo ambiente nele envolvido, característica desenvolvida pelos ambientes vivenciados no estádio e pelo palpitar frenético da sócia do Vitória SC. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ambição de fazer carreira enquanto jornalista desportiva.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Marc Guéhi oficializado como reforço do Manchester City

Marc Guéhi já foi apresentado como novo jogador do Manchester City. Defesa chega em final de contrato do Crystal Palace.

Jocelin Ta Bi oficializado como reforço do Sunderland

Jocelin Ta Bi é o mais recente reforço do Sunderland. O extremo costa marfinense chega ao clube inglês proveniente do Maccabi Netanya, do Israel.

Dani Alves mete mãos à obra no São João de Ver e despede treinador

Ex internacional brasileiro, Dani Alves, despede o treinador do São João de Ver, João Nivea, após a goleada sofrida frente ao Fafe.

José Vala deixa o comando técnico do Caldas passado uma década

O Caldas anunciou este domingo, a rescisão de contrato com José Vala. O treinador pôs fim a uma ligação que durava à mais de dez anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Martins deixa Alverca e assina União de Leiria

Na passada quinta feira, a União de Leiria chegou a acordo com o Alverca para a contratação do médio Diogo Martins.

Rio Ave confirma regresso de Theofanis Bakoulas ao Olympiakos

Theofanis Bakoulas está de regresso ao Olympiakos. O médio grego que, devido a uma lesão, está fora da presente temporada, viu o seu empréstimo terminado com a equipa vilacondense.

Uma nova novela africana | Senegal 1-0 Marrocos

Os adeptos do Senegal, a jogarem a mais de 2500 km do próprio país, não se inibiam de dançar, cantar e fazer barulho.