- Advertisement -

Rúben Amorim, por muitos desconhecidos até há poucos dias atrás, atualmente técnico da equipa principal do SC Braga. A sua carreira enquanto treinador de futebol começou como treinador estagiário no Casa Pia AC na época de 2018/19. No entanto, enquanto jogador de futebol chegou a representar o clube bracarense fazendo excelentes proezas ao serviço do clube, nomeadamente vencer a Taça da Liga e disputou o playoff da UEFA Champions League.

No entanto, será treinador digno de representar um clube com as dimensões do SC Braga? Ser técnico substituto no SC Braga B era uma posição apetecível, após a época medíocre realizada por Rui Santos. No entanto, ser o substituto de Sá Pinto sendo que o antigo jogador está a experienciar a sua segunda história enquanto treinador, depois de estar ao serviço do Casa Pia AC e do SC Braga B. Um típico jovem treinador em Portugal, que aprendeu a observar grandes do futebol internacional e nacional, tais como Jorge Jesus.

Recuperar uma equipa que desceu na época anterior não é trabalho fácil, e disso ninguém tira o mérito a Rúben Amorim. No entanto, a “obrigação” de subir fez da equipa minhota uma das favoritas no Campeonato de Portugal. E assim se realizou, com mais qualidade e recursos, atualmente os minhotos encontra-se na segunda posição da tabela classificativa.

Ao contrário de Sá Pinto, o ex-jogador de 34 anos valoriza mais a posse de bola e prefere jogar de forma apoiada desde a primeira fase de jogo. Em termos de defesa, a equipa pressiona alto e opta por encaminhar os rivais pelos corredores. É a típica de ideia de jogo de controlar a bola e o jogo, utilizando como suporte para isso o corredor central e o espaço entre linhas.

Rúben Amorim esteve vinculado ao Benfica durante nove anos enquanto jogador
Fonte: SL Benfica

Em conclusão, será um desafio, no mínimo dos mínimos, bonito para ser observado. Irá ser necessário tempo e confiança para o jovem treinador, especialmente com uma experiência tão reduzida, tanto para se habituar ao futebol profissional como para colocar o SC Braga nas posições europeias. Ofensivamente são esperadas melhorias, vistas as falhas técnicas que a equipa minhota apresenta e também analisando que esta é a imagem de marca do jovem treinador. No entanto, será que estas lacunas irão ser corrigidas a tempo para jogar contra “os mais pequenos” (que têm sido os maiores deslizes da equipa)?

É de salientar que o sucesso nem sempre é transmitido a partir de uma ideia de jogo atraente, como aquela que Rúben Amorim apresenta, pois os resultados são aquilo que move o futebol. É literalmente impossível prever o futuro do técnico português. Por muito polémica que a decisão de António Salvador tenha sido e muitos discordem, o seu projeto parece ambicioso e com uma identidade estável e forte. Aguardemos pelos frutos do trabalho de Rúben Amorim, de relembrar que o primeiro desafio está já aí contra o Belenenses SAD – aquele que será o primeiro jogo do ano de 2020 do SC Braga. Iremos ter uma surpresa logo no início do ano?

Foto de Capa: SC Braga

 

Ana Beatriz Martins
Ana Beatriz Martinshttp://www.bolanarede.pt
A Ana é apoiante do clube da sua terra, o Vitória Sport Club. Apaixonada por futebol e pelo ambiente nele envolvido, característica desenvolvida pelos ambientes vivenciados no estádio e pelo palpitar frenético da sócia do Vitória SC. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ambição de fazer carreira enquanto jornalista desportiva.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os bastidores do regresso de Morten Hjulmand aos treinos do Sporting depois da proposta do Atlético Madrid que nunca chegou a existir

Morten Hjulmand integrou o treino do Sporting no regresso dos leões aos trabalhos. Não houve qualquer justificação ao grupo.

Stije Resink continua na lista do Benfica para o verão e cláusula de rescisão vai ser mais baixa

O Benfica continua interessado em Stije Resink. Águias vão tentar contratar o médio neerlandês no próximo verão.

Karim Benzema já fala como jogador do Al Hilal: «É semelhante ao Real Madrid na Ásia»

Karim Benzema já falou como jogador do Al Hilal. O avançado internacional francês deixou muitos elogios para a equipa da Arábia Saudita.

André Villas-Boas esteve no treino do FC Porto depois da derrota contra o Casa Pia

O FC Porto treinou no dia seguinte à derrota contra o Casa Pia. André Villas-Boas, presidente dos dragões, marcou presença no treino.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting define preço para vender Morten Hjulmand no verão

Morten Hjulmand deve deixar o Sporting no próximo verão. Leões vão pedir 40 milhões de euros pela transferência do capitão.

Diogo Dalot deixa muitos elogios para Michael Carrick: «Ele está sempre equilibrado e isso passa para nós»

Diogo Dalot fez um balanço dos tempos ao serviço do Manchester United. O lateral português deixou muitos elogios para o novo treinador, Michael Carrick.

Denil Castillo é alvo do Benfica para reforçar o meio-campo no verão

Denil Castillo está na lista do Benfica para o meio-campo. Médio equatoriano é destaque do Midtjylland e tem mais interessados.