Profissionais, mas nem tanto

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalO nosso futebol profissional encontra-se dividido em dois escalões: Primeira e Segunda Liga, sendo que, apesar de se considerarem ambas ligas profissionais, existem várias diferenças entre elas.

Comecemos por exemplos práticos: fazendo uma pesquisa pelos contratos dos jogadores das equipas da Segunda Liga, podemos constatar que a grande maioria dos jogadores têm contrato de um ano e existem vários empréstimos (algo que foi reduzido com a introdução das equipas B), esta política desportiva por parte da grande maioria dos clubes do segundo escalão deve-se essencialmente à fraca capacidade financeira que estes clubes actualmente têm: são poucas as receitas de bilheteira, televisivas e patrocinadores; por isso, em muitos casos, estas equipas ficam sem margem negocial para negociar os seus melhores jogadores, pelo que, muitas vezes, estes até acabam por sair a custo zero.

Este tipo de política desportiva vai-se refletir em muito no tipo de liga e competitividade que temos: há uma clara falha no planeamento das épocas desportivas, a maioria dos clubes apenas começa a construção do plantel quando a época arranca, quando deveria ser o oposto, esperando muitas vezes pelas dispensas das equipas da Primeira Liga, isto traz dificuldades acrescidas aos treinadores que querem montar um modelo de jogo na sua equipa, porque veem os seus jogadores chegarem a “conta-gotas” e já temos assistido a muitos casos de equipas com inícios de época desastrosos, mas que conseguem recompor-se com a época em andamento, nalguns casos, entretanto, já com chicotada psicológica.

Bogdan Mishukov foi a 20˚ contratação do Leixões esta época Fonte: Leixoes SC
Bogdan Mishukov foi a 20˚ contratação do Leixões esta época Fonte: Leixões SC

O Sporting Clube da Covilhã regressou aos treinos  no inicio deste mês tendo apenas seis (!) jogadores sob-contrato, dificilmente haverá um treinador, na minha opinião, que consiga trabalhar uma ideia de jogo durante a pré-época nestas condições.

Por outro lado, temos casos como o Leixões, que já vai em 21 novas contratações, onde não se percebe exactamente qual é a política ou projecto ou se é apenas contratar ao desbarato, sem qualquer critério para encher o plantel.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gasperini recusa aperto de mão a Fàbregas e atira: «Não respeito os seus comportamentos»

Gian Piero Gasperini, treinador da Roma, recusou cumprimentar Cesc Fàbregas, técnico do Como, após o final do embate entre as duas equipas, gerando uma acesa troca de acusações.

Roy Keane descarta continuidade de Michael Carrick no Manchester United e aponta: «É preciso ir à procura da melhor opção»

O antigo capitão Roy Keane afirmou que Michael Carrick não é a solução para o Manchester United, sugerindo Diego Simeone, Luis Enrique ou Thomas Tuchel para o comando técnico.

Cruzeiro quer fechar rápido o novo treinador: eis os dois campeões da Libertadores apontados ao banco

O Cruzeiro definiu Filipe Luís e o português Artur Jorge como os alvos prioritários, com a direção a querer fechar rápido o novo treinador.

Allegri quebra o silêncio e explica momento de tensão com Rafael Leão: «Ele estava um pouco nervoso»

Massimiliano Allegri desvalorizou a discussão com Rafael Leão na derrota do AC Milan frente à Lazio (0-1). O internacional português recusou cumprimentar o técnico ao ser substituído, atitude que o treinador justificou com a frustração do avançado.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva elogia solidez defensiva e jovem promessa brilha no nulo frente ao Nottingham Forest

O Fulham empatou a zero na visita ao Nottingham Forest. O técnico Marco Silva valorizou a equipa não ter sofrido golos num embate que consagrou a exibição do jovem Josh King.

Real Madrid: Florentino Pérez define próxima estrela a ser contratada e fala-se em proposta de 160 milhões de euros

Florentino Pérez definiu que Michael Olise será o próximo grande alvo do Real Madrid no mercado de transferências.

Rio Ave: está encontrado o sucessor de Clayton Silva

O Rio Ave perdeu Clayton Silva no último mercado de transferências, mas já encontrou o seu sucessor: Jalen Blesa.