📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quando não se consegue largar o futebol

- Advertisement -

A história do futebol está repleta de evoluções a nível técnico e tático, mas existe também uma história de tendências alienada ao futebol. No início da mediatização do futebol (anos 50 e 60), aquilo que encontrávamos era a tendência de um futebol repleto de treinadores que eram maioritariamente ex-jogadores profissionais que decidiram enveredar pela carreira de treinadores, continuando o seu trabalho futebolístico.

Fazendo uma rápida introspeção facilmente encontramos exemplos daquilo que eu estou a falar, o Benfica e o Futebol Clube do Porto tiveram como um dos mais carismáticos treinadores dos anos 60 o húngaro Béla Guttmann, que teve uma carreira profissional como jogador anteriormente. Outro grande treinador desta época era o espanhol Miguel Muñoz, que é uma lenda do Real Madrid, tanto pela sua carreira como treinador como por jogador. Continuando, podemos falar de outros nomes como Pedroto, que foi jogador do Futebol Clube do Porto, e em seguida treinador do mesmo clube.

Béla Guttmann é figura marcanta do futebol nacional
Fonte: FIFA

Uma das poucas exceções neste futebol dominado pelos ex-jogadores profissionais seria Otto Glória. Ainda que não possamos considerar Otto Glória como uma real exceção, porque o brasileiro jogou no Vasco da Gama até aos 25 anos de idade, quando abandonou a carreira de treinador para treinar as camadas jovens do Vasco, mesmo assim considero que Otto Glória foi um dos primeiros grandes estudiosos do futebol que preferiu apostar mais na vertente de treinador do que na vertente de jogador.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Croácia garante vaga na fase final do Mundial 2026: eis as 30 seleções já apuradas

A Croácia garantiu o lugar na fase final do Mundial 2026 ao vencer as Ilhas Faroé e assegurar o primeiro lugar do grupo L. Confere as seleções já apuradas.

Rafa Silva promete ser ‘novela’: qual o valor de mercado do português?

Rafa Silva não deve prosseguir ao serviço do Besiktas. O jogador mudará de ares no próximo mercado de transferências.

Frederico Varandas com discurso arrasador contra André Villas-Boas: «Não é lufada de ar fresco, é bafio, hipocrisia do pior»

Frederico Varandas deixou um ataque feroz a André Villas-Boas, criticando as suas atitudes nos últimos meses como presidente do FC Porto.

Frederico Varandas assume posição do Sporting: «Está a 200% com a APAF para agravar o regulamento»

Frederico Varandas indicou que o Sporting está de acordo com um agravamento do regulamento por parte da APAF.

PUB

Mais Artigos Populares

Santa Clara anuncia renovação de Djé Tavares até 2030

O Santa Clara anunciou a renovação de contrato com Djé Tavares até 2030. O médio cabo-verdiano soma sete jogos pelo conjunto dos Açores na temporada.

Frederico Varandas recorda Taça de Portugal e passa ao ataque: «Os presidentes de Benfica e FC Porto são patetas?»

Frederico Varandas reagiu ao ambiente tenso que se tem vivido no futebol português, assumindo que o Sporting tem dignidade a perder.

Frederico Varandas defende Rui Borges e atira: «O seu problema é não fazer show comunicacional»

Frederico Varandas defendeu o trabalho de Rui Borges no Sporting durante a gala Rugidos de Leão, em Leiria.