Quando não se consegue largar o futebol

- Advertisement -

A história do futebol está repleta de evoluções a nível técnico e tático, mas existe também uma história de tendências alienada ao futebol. No início da mediatização do futebol (anos 50 e 60), aquilo que encontrávamos era a tendência de um futebol repleto de treinadores que eram maioritariamente ex-jogadores profissionais que decidiram enveredar pela carreira de treinadores, continuando o seu trabalho futebolístico.

Fazendo uma rápida introspeção facilmente encontramos exemplos daquilo que eu estou a falar, o Benfica e o Futebol Clube do Porto tiveram como um dos mais carismáticos treinadores dos anos 60 o húngaro Béla Guttmann, que teve uma carreira profissional como jogador anteriormente. Outro grande treinador desta época era o espanhol Miguel Muñoz, que é uma lenda do Real Madrid, tanto pela sua carreira como treinador como por jogador. Continuando, podemos falar de outros nomes como Pedroto, que foi jogador do Futebol Clube do Porto, e em seguida treinador do mesmo clube.

Béla Guttmann é figura marcanta do futebol nacional
Fonte: FIFA

Uma das poucas exceções neste futebol dominado pelos ex-jogadores profissionais seria Otto Glória. Ainda que não possamos considerar Otto Glória como uma real exceção, porque o brasileiro jogou no Vasco da Gama até aos 25 anos de idade, quando abandonou a carreira de treinador para treinar as camadas jovens do Vasco, mesmo assim considero que Otto Glória foi um dos primeiros grandes estudiosos do futebol que preferiu apostar mais na vertente de treinador do que na vertente de jogador.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Médio do Famalicão assume objetivo: «Vou continuar a trabalhar para um dia chegar à Seleção A de Portugal»

Mathias de Amorim assumiu que deseja chegar à seleção principal de Portugal. O médio representa o Famalicão, onde é um nome importante.

João Gabriel ataca Luisão: «Nunca teve um comportamento exemplar enquanto atleta»

João Gabriel, antigo diretor de comunicação do Benfica, deixou uma mensagem forte contra Luisão nas suas redes sociais.

Real Madrid com baixa confirmada para a partida contra o Benfica

Joan Martínez vai falhar a partida contra o Benfica. O defesa do Real Madrid encontra-se lesionado e ficará fora das opções de Álvaro Arbeloa.

Mercado: Casemiro associado a um regresso ao FC Porto

Casemiro vai deixar o Manchester United no final da presente temporada. O jogador foi associado a um regresso ao FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting em período eleitoral: vai haver debate entre Frederico Varandas e Bruno Sá

Vai haver um debate entre Frederico Varandas e Bruno Sá, os dois candidatos à liderança do Sporting, que se disputa em março.

Sporting: Hidemasa Morita na frente da corrida pela titularidade contra o Moreirense

Hidemasa Morita deverá ser titular no meio campo do Sporting contra o Moreirense. O nipónico terá a companhia de Morten Hjulmand.

Swansea de Vítor Matos regressa às vitórias e retoma bom momento no Championship

O Swansea de Vítor Matos venceu o Bristol City por 1-0 na 33.ª jornada do Championship. Regresso às vitórias para o emblema galês.