📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quando não se consegue largar o futebol

- Advertisement -

A história do futebol está repleta de evoluções a nível técnico e tático, mas existe também uma história de tendências alienada ao futebol. No início da mediatização do futebol (anos 50 e 60), aquilo que encontrávamos era a tendência de um futebol repleto de treinadores que eram maioritariamente ex-jogadores profissionais que decidiram enveredar pela carreira de treinadores, continuando o seu trabalho futebolístico.

Fazendo uma rápida introspeção facilmente encontramos exemplos daquilo que eu estou a falar, o Benfica e o Futebol Clube do Porto tiveram como um dos mais carismáticos treinadores dos anos 60 o húngaro Béla Guttmann, que teve uma carreira profissional como jogador anteriormente. Outro grande treinador desta época era o espanhol Miguel Muñoz, que é uma lenda do Real Madrid, tanto pela sua carreira como treinador como por jogador. Continuando, podemos falar de outros nomes como Pedroto, que foi jogador do Futebol Clube do Porto, e em seguida treinador do mesmo clube.

Béla Guttmann é figura marcanta do futebol nacional
Fonte: FIFA

Uma das poucas exceções neste futebol dominado pelos ex-jogadores profissionais seria Otto Glória. Ainda que não possamos considerar Otto Glória como uma real exceção, porque o brasileiro jogou no Vasco da Gama até aos 25 anos de idade, quando abandonou a carreira de treinador para treinar as camadas jovens do Vasco, mesmo assim considero que Otto Glória foi um dos primeiros grandes estudiosos do futebol que preferiu apostar mais na vertente de treinador do que na vertente de jogador.

Rui Pedro Cipriano
Rui Pedro Ciprianohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado no interior, na Covilhã, é estudante de Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior. É apaixonado pelo futebol, principalmente pelas ligas mais desconhecidas, onde ainda perdura a sua essência e paixão.                                                                                                                                                 O Rui escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos reage ao empate contra o Rio Ave: «Ficámos satisfeitos porque levamos um ponto de fora»

Santa Clara empatou com o Rio Ave por 1-1 para a 12ª jornada da Primeira Liga. Vasco Matos já reagiu ao desfecho.

Eredivisie reage ao inferno do Ajax x Groningen e promete castigos pesados

O Ajax x Groningen foi suspenso devido à grande utilização de pirotecnia. Eredivisie emite nota oficial sobre a situação.

Francesco Farioli desvaloriza confusão no final do FC Porto x Estoril Praia: «Não vi qualquer drama em concreto»

Houve confusão no final do FC Porto x Estoril Praia. Francesco Farioli desvalorizou episódio após o apito final.

Ian Cathro e a confusão no final do FC Porto x Estoril Praia: «Não gosto quando alguém me toca na cara»

Houve confusão no final do FC Porto x Estoril Praia. Ian Cathro, treinador dos estorilistas, falou sobre o sucedido.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Reis comenta vitória do Sporting e já olha para o dérbi: «Vamos dar uma grande resposta»

Matheus Reis falou após a vitória do Sporting frente ao Estrela Amadora na Primeira Liga. Defesa brasileiro falou sobre vários temas.

Francesco Farioli após vitória do FC Porto: «O Estoril é uma das melhores equipas que jogou aqui»

Francesco Farioli analisou o duelo entre o FC Porto e o Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão, a contar para a 12.ª jornada da Primeira Liga.

Surpresa: Viking volta a ser campeão da Noruega ao fim de 34 anos

O Viking garantiu o seu primeiro título norueguês em 34 anos, ao golear em casa o Vaalerenga por 5-1 na última jornada da época.