Quem é Natxo González, o novo treinador do CD Tondela?

- Advertisement -

Já nos tínhamos habituado a ver Pepa no comando do CD Tondela. O treinador português tornou-se um tondelense no dia 10 de janeiro de 2017 e foram muitas as proezas que realizou: em duas épocas e meia, garantiu a permanência três vezes (duas delas de forma heróica – na última jornada), e obteve melhor classificação do clube no futebol português. Para se ter noção, Pepa era o treinador há mais tempo no comando de uma equipa do escalão principal do futebol português.

Porém, tudo tem um fim e a ligação de Pepa ao Tondela terminou no passado mês de junho. Para o seu lugar veio um desconhecido espanhol: Natxo González. O técnico natural de Vitoria-Gasteiz (norte de Espanha) comandou o RC Deportivo de Corunha na época passada.

Na Corunha, o técnico foi até à final do playoff de acesso à primeira liga espanhola. Na primeira mão, e a jogar em casa, o Depor venceu o RCD Mallorca por 2-0, com o conhecido Domingos Duarte a titular. Porém, no segundo e derradeiro jogo da final, as coisas foram bastante distintas: os comandos de Natxo González deixaram-se dormir e foram surpreendidos pelos homens do sul de Espanha: uns esclarecedores 3-0 afastaram o Depor e Natxo da La Liga.

O técnico espanhol assinou até 2021
Fonte: CD Tondela

Na época 17/18, o técnico espanhol orientou Zaragoza, ficou em terceiro na segunda divisão espanhola e acabou eliminado pelo CD Numancia de Soria na meia final do playoff. O Zaragoza terminou o campeonato a quatro pontos do acesso directo à primeira liga e foi eliminado pelo sexto classificado num agregado de 3-2. Ou seja, dois seguidos em que o técnico morreu na praia.

Antes disso, foram 128 jogos ao serviço do CF Reus (três épocas). As duas primeiras na terceira divisão espanhola e a última já no segundo escalão, onde Natxo conquistou o décimo quatro posto da tabela classificativa. Na primeira época ao serviço do CF Reus, o técnico espanhol foi até ao playoff de subida mas foi eliminado nos quartos-de-final pelo Racing Ferrol. Ou seja, nestes três anos foi uma eliminação no playoff de subida, uma subida de divisão e uma permanência na segunda divisão.

Antes disso foi o Deportivo Alavés quem contou com Natxo González. Na temporada 12/13 o técnico subiu de divisão para a La Liga 2, eliminando o Real Jaén e o CD Tenerife nas eliminatórias do playoff de subida. Na época seguinte, o técnico espanhol saiu a meio da temporada e o Alavés acabou a época no primeiro lugar de manutenção, com um ponto de vantagem do CD Mirandés.

Em suma, em 256 jogos Natxo González conta com 116 vitórias, 76 empates e 64 derrotas. É um treinador habituado a subir equipas mas nunca treinou uma primeira liga. É, por isso, um tiro no escuro por parte da direcção do Tondela, até porque o técnico nunca treinou fora de Espanha.

Foto de Capa: CD Tondela

 

 

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeremiah St. Juste assume que gostava de enfrentar o Sporting na Champions League: «Tenho muitas saudades de Portugal e do Sporting, das pessoas»

Jeremiah St. Juste falou depois do confronto entre o Barcelona e o Feyenoord na Champions League. Catalães venceram de goleada por 5-1.

João Cancelo antecipa Sporting x Barcelona: «Vai doer à minha mulher e à minha filha, pois é o clube delas»

João Cancelo falou depois do confronto entre o Barcelona e o Feyenoord na Champions League. Catalães venceram de goleada por 5-1.

Gonçalo Borges antecipa reencontro com o FC Porto: «Falar do FC Porto é falar de uma grande parte de mim»

Gonçalo Borges falou depois do confronto entre o Barcelona e o Feyenoord na Champions League. Catalães venceram de goleada por 5-1.

Vasco Botelho da Costa responde ao Bola na Rede: «Optámos por deixar um médio baixo para ajudar a controlar entre-linhas»

Vasco Botelho da Costa analisou a derrota do Moreirense frente ao Benfica em conferência de imprensa e respondeu a uma pergunta do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Revelado escândalo na Bola de Ouro 2024: «Disseram a Vinícius Júnior que tinha ganho a Bola de Ouro e já tinha um lugar reservado...

O irmão de Jenni Hermoso utilizou a caixa de comentários do Instagram para reacender a polémica. Em causa, Bola de Ouro 2024.

Marco Silva responde ao Bola na Rede: «Não havia muito espaço por dentro, por isso tentámos esticar a linha defensiva»

Marco Silva analisou a vitória do Benfica no terreno do Moreirense em conferência de imprensa e respondeu a uma pergunta do Bola na Rede.

Palmeiras de Abel Ferreira volta às vitórias e ganha vantagem nos quartos de final da Libertadores

O Palmeiras de Abel Ferreira venceu a LDU Quito na primeira mão dos quartos de final da Libertadores. Regresso às vitórias para o Verdão.