Quem é Natxo González, o novo treinador do CD Tondela?

- Advertisement -

Já nos tínhamos habituado a ver Pepa no comando do CD Tondela. O treinador português tornou-se um tondelense no dia 10 de janeiro de 2017 e foram muitas as proezas que realizou: em duas épocas e meia, garantiu a permanência três vezes (duas delas de forma heróica – na última jornada), e obteve melhor classificação do clube no futebol português. Para se ter noção, Pepa era o treinador há mais tempo no comando de uma equipa do escalão principal do futebol português.

Porém, tudo tem um fim e a ligação de Pepa ao Tondela terminou no passado mês de junho. Para o seu lugar veio um desconhecido espanhol: Natxo González. O técnico natural de Vitoria-Gasteiz (norte de Espanha) comandou o RC Deportivo de Corunha na época passada.

Na Corunha, o técnico foi até à final do playoff de acesso à primeira liga espanhola. Na primeira mão, e a jogar em casa, o Depor venceu o RCD Mallorca por 2-0, com o conhecido Domingos Duarte a titular. Porém, no segundo e derradeiro jogo da final, as coisas foram bastante distintas: os comandos de Natxo González deixaram-se dormir e foram surpreendidos pelos homens do sul de Espanha: uns esclarecedores 3-0 afastaram o Depor e Natxo da La Liga.

O técnico espanhol assinou até 2021
Fonte: CD Tondela

Na época 17/18, o técnico espanhol orientou Zaragoza, ficou em terceiro na segunda divisão espanhola e acabou eliminado pelo CD Numancia de Soria na meia final do playoff. O Zaragoza terminou o campeonato a quatro pontos do acesso directo à primeira liga e foi eliminado pelo sexto classificado num agregado de 3-2. Ou seja, dois seguidos em que o técnico morreu na praia.

Antes disso, foram 128 jogos ao serviço do CF Reus (três épocas). As duas primeiras na terceira divisão espanhola e a última já no segundo escalão, onde Natxo conquistou o décimo quatro posto da tabela classificativa. Na primeira época ao serviço do CF Reus, o técnico espanhol foi até ao playoff de subida mas foi eliminado nos quartos-de-final pelo Racing Ferrol. Ou seja, nestes três anos foi uma eliminação no playoff de subida, uma subida de divisão e uma permanência na segunda divisão.

Antes disso foi o Deportivo Alavés quem contou com Natxo González. Na temporada 12/13 o técnico subiu de divisão para a La Liga 2, eliminando o Real Jaén e o CD Tenerife nas eliminatórias do playoff de subida. Na época seguinte, o técnico espanhol saiu a meio da temporada e o Alavés acabou a época no primeiro lugar de manutenção, com um ponto de vantagem do CD Mirandés.

Em suma, em 256 jogos Natxo González conta com 116 vitórias, 76 empates e 64 derrotas. É um treinador habituado a subir equipas mas nunca treinou uma primeira liga. É, por isso, um tiro no escuro por parte da direcção do Tondela, até porque o técnico nunca treinou fora de Espanha.

Foto de Capa: CD Tondela

 

 

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o 11 da 2ª jornada do Mundial 2026 pelo Bola na Rede

O Bola na Rede vai escolher a melhor equipa da jornada de todas as rondas do Mundial 2026. Eis as escolhas da 2.ª jornada da fase de grupos.

Grátis, em canal aberto e não só: onde ver todos os jogos do Mundial 2026 nesta quinta-feira, 25 de junho?

Continuam os dias da decisão no Mundial 2026 com seis embates diários. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta quinta-feira, 25 de junho.

Brasil celebra regresso de Neymar e 1º lugar por marcar mais golos que Marrocos e Escócia reza por 3º lugar no Mundial 2026

O Brasil venceu a Escócia e está nos 16 avos de final. Marrocos também venceu o Haiti e segue para a mesma fase no 2.º lugar do grupo do Mundial 2026.

Matheus Cunha volta a retribuir titularidade e faz o 3-0 do Brasil contra a Escócia

Matheus Cunha marcou o terceiro golo dos canarinhos. Escócia e Brasil defrontam-se na terceira jornada da fase de grupos.

PUB

Mais Artigos Populares

Presságio de campeão? Vinícius Júnior continua de pé quente e mete Brasil a vencer Escócia no Mundial 2026

Vinícius Júnior adiantou os brasileiros na partida. Escócia e Brasil defrontam-se na terceira jornada da fase de grupos.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Brasil x Escócia do Mundial 2026

Brasil e Escócia têm encontro marcado na fase de grupos do Mundial 2026. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

Suíça vence Canadá e rouba liderança do Grupo B e Bósnia e Herzegovina tem 3º lugar de apuramento quase certo no Mundial 2026

A Suíça e o Canadá seguem em frente no primeiro e segundo lugares do Grupo B. A Bósnia e Herzegovina tem quatro pontos no terceiro lugar.