Quem é Natxo González, o novo treinador do CD Tondela?

- Advertisement -

Já nos tínhamos habituado a ver Pepa no comando do CD Tondela. O treinador português tornou-se um tondelense no dia 10 de janeiro de 2017 e foram muitas as proezas que realizou: em duas épocas e meia, garantiu a permanência três vezes (duas delas de forma heróica – na última jornada), e obteve melhor classificação do clube no futebol português. Para se ter noção, Pepa era o treinador há mais tempo no comando de uma equipa do escalão principal do futebol português.

Porém, tudo tem um fim e a ligação de Pepa ao Tondela terminou no passado mês de junho. Para o seu lugar veio um desconhecido espanhol: Natxo González. O técnico natural de Vitoria-Gasteiz (norte de Espanha) comandou o RC Deportivo de Corunha na época passada.

Na Corunha, o técnico foi até à final do playoff de acesso à primeira liga espanhola. Na primeira mão, e a jogar em casa, o Depor venceu o RCD Mallorca por 2-0, com o conhecido Domingos Duarte a titular. Porém, no segundo e derradeiro jogo da final, as coisas foram bastante distintas: os comandos de Natxo González deixaram-se dormir e foram surpreendidos pelos homens do sul de Espanha: uns esclarecedores 3-0 afastaram o Depor e Natxo da La Liga.

O técnico espanhol assinou até 2021
Fonte: CD Tondela

Na época 17/18, o técnico espanhol orientou Zaragoza, ficou em terceiro na segunda divisão espanhola e acabou eliminado pelo CD Numancia de Soria na meia final do playoff. O Zaragoza terminou o campeonato a quatro pontos do acesso directo à primeira liga e foi eliminado pelo sexto classificado num agregado de 3-2. Ou seja, dois seguidos em que o técnico morreu na praia.

Antes disso, foram 128 jogos ao serviço do CF Reus (três épocas). As duas primeiras na terceira divisão espanhola e a última já no segundo escalão, onde Natxo conquistou o décimo quatro posto da tabela classificativa. Na primeira época ao serviço do CF Reus, o técnico espanhol foi até ao playoff de subida mas foi eliminado nos quartos-de-final pelo Racing Ferrol. Ou seja, nestes três anos foi uma eliminação no playoff de subida, uma subida de divisão e uma permanência na segunda divisão.

Antes disso foi o Deportivo Alavés quem contou com Natxo González. Na temporada 12/13 o técnico subiu de divisão para a La Liga 2, eliminando o Real Jaén e o CD Tenerife nas eliminatórias do playoff de subida. Na época seguinte, o técnico espanhol saiu a meio da temporada e o Alavés acabou a época no primeiro lugar de manutenção, com um ponto de vantagem do CD Mirandés.

Em suma, em 256 jogos Natxo González conta com 116 vitórias, 76 empates e 64 derrotas. É um treinador habituado a subir equipas mas nunca treinou uma primeira liga. É, por isso, um tiro no escuro por parte da direcção do Tondela, até porque o técnico nunca treinou fora de Espanha.

Foto de Capa: CD Tondela

 

 

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa turca aponta valor que o Benfica pede por Vangelis Pavlidis: eis os milhões

Imprensa turca diz que o Benfica exige 45 milhões de euros por Vangelis Pavlidis. Fenerbahçe está interessado no avançado.

Treinador do Hearts já olha para o jogo com o Benfica: «Uma grande equipa europeia»

Wouter Vrancken, treinador do Hearts, diz que o Benfica é uma «grande equipa europeia». Primeira mão é já esta quinta-feira.

Imprensa inglesa avança: Geny Catamo é alvo prioritario de clube da Premier League

O Sunderland Echo revela que o Sunderland já iniciou contactos com o Sporting para a contratação de Geny Catamo.

Vasco Faísca é o novo selecionador de Sub-20 de Portugal: Eis as novidades na estrutura da FPF

Vasco Faísca, antigo treinador do Belenenses, Alverca e Farense, assumiu o comando da Seleção Sub-20 de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Mohamed Salah tem acordo com outro clube: eis qual poderá ser o seu destino

O Trabzonspor aproxima-se da contratação de Mohamed Salah. Emblema da Turquia chegou a acordo com o avançado.

João Palhinha é titular e assiste em vitória do Bayern Munique

O Bayern Munique venceu o Jeju por 2-1 num jogo de preparação. João Palhinha foi titular e fez a assistência para o segundo golo.

Renovação à vista no Benfica: Agente de Tomás Araújo viaja para Portugal para negociar novo contrato

Tomás Araújo ainda tem um contrato válido até 2029, mas o Benfica prepara-se para recompensar o defesa-central com um novo acordo.