📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quem é o quarto grande em Portugal afinal?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Esta semana soube-se que Portugal vai perder uma vaga na Liga dos Campeões na época de 2018/2019. Durante um par de horas (não mais que isso), os entendidos do futebol fingiram estar preocupados com a situação do futebol português. Fingiram.

Os interesses que têm prevalecido em Portugal são apenas aqueles que garantem o comprazimento dos chamados “três grandes”. Não se centralizam direitos televisivos porque isso implicaria maiores receitas para os clubes pequenos, tornando o campeonato mais competitivo. Isso não interessa. Importante é estarmos a 9 jornadas do fim e prevermos que Porto e Benfica apenas têm hipóteses de perder pontos nos jogos entre eles (+ Sporting).

A realidade é que 85% dos troféus disputados em Portugal foram vencidos por apenas 3 clubes. É esta triste realidade que ninguém quer alterar. À parte desta hegemonia dos três grandes vivem todos os outros clubes, mas, em especial, quatro clubes que lutam pelo honroso título de “4.º Grande”.

O “4.º Grande” é pois a representação daquele que mais conseguiu resistir ao efeito eucaliptal dos três grandes. No fundo, é o mais digno merecedor do estatuto bíblico do Rei Davi, contra os três gigantes filisteus Golias. Esta análise, para ser feita com seriedade, só pode ser feita tendo por base uma análise histórica de resultados, de troféus.

Nesse capítulo, há um clube que se destaca amplamente dos outros contabilizando, inclusive, mais títulos que todos os outros somados, o Boavista.

Os títulos do Boavista FC falam por si Fonte: Boavista FC
Os títulos do Boavista FC falam por si
Fonte: Boavista FC

Enquanto os axadrezados somam no seu palmarés com uma Primeira Liga, 5 Taças de Portugal e 3 supertaças (9), equipas como o Vitória de Guimarães contam com uma Taça de Portugal e uma Supertaça (2), o Braga com uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga (2), e o Belenenses com uma Primeira Liga e 3 Taças de Portugal (4).

A diferença é tão grande que, caso o Braga ou o Vitória passassem a ser os únicos vencedores de troféus para além dos três grandes (mantendo-se o rácio de vitórias), precisariam de 12 anos para igualar o Boavista.

O progresso desportivo do Vitória de Guimarães e do Braga (em especial), ao longo da última década, coincidiu com a descida de divisão decretada na secretaria dos axadrezados. No entanto, esta melhoria de performance desportiva não se refletiu em troféus.

No futebol é comum dizer-se que ninguém se recorda de quem disputa as finais, mas sim de quem as vence. E, nesse campo, ninguém as vence como o Boavista. Feitas as contas, não sobra qualquer margem para dúvida de quem é o verdadeiro 4º Grande em Portugal.

Assunto encerrado. Comecemos então a discussão do 5.º Grande em Portugal.

José Pedro Pais
José Pedro Paishttp://www.bolanarede.pt
O José é um apaixonado por futebol bonito e transparente. A sua agenda enquanto gestor é planeada sempre antecipadamente de forma a garantir que tem tempo para fazer aquilo de que mais gosta, ver o Boavista ao vivo. Politica e viagens são outras duas paixões deste fervoroso adepto axadrezado.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim não deixa garantias sobre o futuro de Casemiro e Harry Maguire e elogia jogador: «Vai ser o futuro do Manchester United»

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico falou de Kobbie Mainoo, do mercado de janeiro e do futuro de Harry Maguire e de Casemiro.

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid toma decisão e ativa cláusula de recompra de 9 milhões de euros para fechar reforço

O Real Madrid vai ativar a cláusula de recompra de Nico Paz. O clube espanhol vai contratar o médio argentino ao Como por nove milhões de euros.

Médio do Alverca observado pelo Benfica e pelo Sporting

As boas exibições de Alex Amorim despertaram a atenção de várias equipas. O médio do Alverca está a ser seguido com atenção por Benfica e Sporting.

Sporting vai avançar para a contratação de Luís Guilherme: eis os contornos do possível negócio

O Sporting vai mesmo avançar para a contratação de Luís Guilherme. Os leões pretendem contar com o avançado brasileiro em definitivo.