📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quem vai ganhar a luta pela manutenção?

- Advertisement -

Faltam sensivelmente nove jornadas para o final da Segunda Liga, e a luta pela manutenção está ao rubro. Varzim SC, Académico de Viseu e Vitória SC B são os clubes que, neste momento, se encontram abaixo da linha de água. Porém, nada está decidido já que a diferença entre o atual sétimo classificado, o Sporting da Covilhã, para o penúltimo lugar é de apenas seis pontos.

Em posição de permanência o SC Braga B, UD Oliveirense, SC Farense, CD Cova da Piedade, Leixões SC, FC Arouca, CD Mafra, FC Penafiel e o Sporting da Covilhã ainda não estão a salvo e têm que correr muito nos jogos que faltam para se salvarem da ida para o Campeonato de Portugal.

Dos clubes que estão em zona proibida, o Académico de Viseu FC, com 27 pontos, é talvez aquele que mais surpreendeu pela negativa. Depois de lutar taco a taco pela subida ao principal escalão na temporada passada, esta época a equipa beirã tem sido uma verdadeira deceção. Já teve três treinadores no comando técnico, mas até agora ainda nenhum teve o impacto desejado. Com 31 golos marcados e 40 sofridos, a equipa visiense peca por ser uma equipa pouco coesa na defesa. Apesar da posição delicada, ainda vai jogar com várias equipas que lutam pela manutenção e depende de si própria para garantir a manutenção.

Com os mesmos pontos que a equipa beirã, o Varzim SC recebeu recentemente um novo balão de oxigénio, César Peixoto. O antigo internacional português aventurou-se pela primeira vez como treinador principal e vai tentar salvar a equipa poveira da descida. Uma decisão arriscada por parte da direção poveira, dada a pouca experiência de Peixoto como técnico principal de uma equipa, mas também ambiciosa, porque o currículo e a experiência como jogador falam por si. Resta-nos agora esperar para perceber como o antigo jogador vai dirigir o plantel nos próximos jogos.

O Académico de Viseu é uma das três equipas que se encontra abaixo da linha de água
Fonte: Académico de Viseu FC

O Vitória de Guimarães B é aquele que dos três tem a tarefa mais dificultada. Com apenas 23 pontos conquistados em 25 jornadas, já se encontra a cinco pontos do Varzim SC e do Académico de Viseu. Constituído por uma equipa jovem e uma média de idades a rondar os 21 anos, penso que a falta de experiência seja um dos principais culpados por esta classificação. A juntar a isto, a equipa também perdeu alguns jogadores que ao longo da época já transitaram para a equipa principal vitoriana. Para se manter no escalão secundário, os jovens “conquistadores” tem de fazer um resto de campeonato brilhante.

Um ponto acima da linha de água está outra equipa B minhota, o Sporting de Braga B. Outra equipa muito jovem, com uma média de idades a rondar os 21 anos. Depois de uma série de jogos negativos, surpreendeu na última jornada ao vencer um candidato à subida – o FC Famalicão. Facto que lhe pode ter dado uma “injeção de confiança” para os jogos que restam.

Com 29 pontos encontram-se UD Oliveirense e SC Farense. Seguidos de CD Cova da Piedade com 30, Leixões SC e FC Arouca com 31. Mais confortáveis estão o CD Mafra, FC Penafiel e o Sporting da Covilhã com 34 pontos. Destas três equipas tenho de ressalvar os Leões da Serra que estão na melhor fase da época. A equipa liderada por Filó não perde há nove jogos consecutivos, tendo feito uma recuperação incrível na tabela classificativa.

A segunda liga é competitiva e estes resultados são prova disso mesmo. No que diz respeito à luta pela manutenção, tenho a certeza que esta ponta final vai ser emocionante e que cada equipa vai querer disputar os três pontos como se fosse a última batalha.

 

Foto de Capa: Varzim SC

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Cristiana Ribeiro Pina
Cristiana Ribeiro Pinahttp://www.bolanarede.pt
A Cristiana é licenciada em Comunicação Social e vem de Pinhel. É apaixonada por futebol e adora escrever. Fazer do jornalismo desportivo a sua vida é o seu maior sonho. Acredita que a crítica e o jornalismo devem andar de mãos dadas.                                                                                                                                                 A Cristiana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

PUB

Mais Artigos Populares

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.