Quo vadis Nacional? ou: A Lei de Murphy não é só um clichê

- Advertisement -

O futuro do projeto

A descida de divisão não é unicamente um contratempo desportivo e a quebra nas receitas das transmissões televisivas será, só por si, um forte rombo nas finanças alvinegras. De facto, em relação à época que agora termina, o Nacional vai perder só nos direitos das transmissões a quantia de 3 milhões de euros, passando a auferir apenas 500 mil. A juntar ao acentuado corte estarão ainda as quebras dos valores referentes a receitas de publicidade e bilheteira, o que tudo conjugado contribuirá para uma nova realidade para um clube que chegou a ter em 2009 um orçamento de 11 milhões de euros. As previsíveis dificuldades financeiras poderão mesmo comprometer as hipóteses de subida a médio prazo, pelo que é extremamente importante para o clube conseguir regressar ao principal escalão o mais rapidamente possível. Assim, a direção prepara-se para construir uma equipa capaz de alcançar a subida já no próximo ano, pese embora a forte oposição que encontrará na sempre competitiva Segunda Liga.

João de Deus não conseguiu impedir a descida de divisão Fonte: CD Nacional
João de Deus não conseguiu impedir a descida de divisão
Fonte: CD Nacional

Sabendo de antemão que apenas um lote muito restrito de atletas transitará para a nova temporada, o Nacional deverá recrutar vários novos jogadores e irá também apostar no regresso de emprestados e jovens da formação, como Rodrigo Alírio, Diogo Coelho, Edgar Abreu ou João Camacho. Também o treinador poderá ser um velho conhecido, sendo Ivo Vieira o nome mais desejado. Rui Alves tem por hábito entregar os comandos da equipa a treinadores da sua confiança e o madeirense, além de ter vestido apenas a camisola alvinegra durante a carreira de jogador, também orientou o Nacional em várias ocasiões no passado. O bom trabalho desenvolvido no Marítimo e mais recentemente no Aves é um ponto a favor de Ivo, tal como é a experiência e conhecimento da Segunda Liga. O treinador de 41 anos já admitiu, contudo, ter várias propostas em carteira, e deverá optar pelo projeto que ofereça mais garantias de subida, pelo que Rui Alves terá de se esforçar para satisfazer as exigências do antigo lateral esquerdo.

Foto de Capa: CD Nacional

Marco António Milho
Marco António Milhohttp://www.bolanarede.pt
Nascido no Funchal, licenciou-se em Ciências da Comunicação, antes de passar pela redação do Diário de Notícias da Madeira. Dividido entre a rádio e a escrita, é amante incorrigível do jornalismo, do cinema, da história e do desporto em geral, onde o futebol e o basquetebol ocupam o lugar de destaque.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal no Europeu 2026: A main round como medida do sucesso | Andebol

A participação de Portugal no Campeonato Europeu de Andebol...

Análise às equipas #7: Ferrari, a queda que ninguém quis ver chegar

A temporada de 2025 ficará como um dos capítulos mais frustrantes e estruturalmente falhados da história recente da Ferrari. No papel, o projeto era de outro mundo

Estrela da Amadora pode vender avançado para emblema da Segunda Liga Belga

O Estrela da Amadora pode ver Kikas rumar ao Eupen, emblema belga atualmente orientado pelo português Bruno Pinheiro.

Sebastian Szymanski vai abandonar o Fenerbahçe e rumar ao Rennes

O Rennes fechou a contratação do médio do Fenerbahçe Sebastian Szymanski, que chega por cerca de 11 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção: equipa da Premier League quer levar figura importante do Estoril Praia

O Everton está interessado em contratar Kévin Boma, jogador que é considerado figura importante no Estoril Praia.

Alan Godoy deixa o Estrela da Amadora e ruma a Espanha para representar o CE Sabadell

Após uma passagem por Portugal apagada ao serviço do Estrela da Amadora, Alan Godoy ruma a Espanha para representar o CE Sabadell.

AS Roma fecha avançado de 18 anos por 25 milhões de euros

A AS Roma garantiu a contratação do jovem Robinio Vaz. O avançado de 18 anos vai deixar o Olympique Marselha por cerca de 25 milhões de euros.