Real Sport Clube: um pequeno com força de grande

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalUm dos fenómenos que faz com que o futebol seja um desporto tão mágico e emotivo é quando uma equipa mais modesta se superioriza face aos demais, entrando, sem pedir autorização, no território dos clubes grandes. Ano após ano, os exemplos sucedem-se. Esta semana dou espaço a um desses pequenos clubes que, discretamente, teve uma época fantástica. Não, não falo da Atalanta, do Hoffenheim ou até de Vitória SC ou Desportivo de Chaves. Está mais perto do que pensa, ainda mais se for de Lisboa. Eis o Real Sport Clube, conhecido popularmente como Real de Massamá ou de Queluz.

O Real Sport Clube foi fundado oficialmente a 7 de Agosto de 1995, numa fusão do Clube Desportivo e Recreativo de Massamá e o Grupo Desportivo de Queluz. Ainda assim, a data oficial de fundação remete para dia 25 de Dezembro de 1951, data de fundação da equipa de Queluz. Um clube, portanto, com pouco mais de vinte anos de história como unificado, mas que escreveu esta época a mais bonita página dessa curta caminhada.

Os realistas, por menos “publicidade” que tenham tido este ano na comunicação social, tiveram uma época histórica e praticamente imaculada. A equipa lisboeta conseguiu “apenas” os seguintes feitos: Campeões de Portugal – ou seja, Campeões do Campeonato de Portugal Prio –, tendo para isso passado a Série G em segundo lugar e a Zona Sul em primeiro; e uma ida aos oitavos de final da Taça de Portugal, apenas derrubados pelo campeão nacional Benfica. Para uma equipa que disputa aquela que é a competição equivalente ao antigo Campeonato Nacional de Seniores, é um registo fantástico.

Mais um momento histórico do clube - a chegada aos oitavos de final da Taça de Portugal, em derrota por 3-0 frente ao SL Benfica Fonte:: Futebol Portugal
Mais um momento histórico do clube – a chegada aos oitavos de final da Taça de Portugal, em derrota por 3-0 frente ao SL Benfica
Fonte:: Futebol Portugal

Ora obviamente que estas conquistas por si só não significariam tanto se não fossem acompanhadas pelo maior prémio de todos, a subida à Segunda Liga, chegando assim o clube pela primeira vez na sua história aos campeonatos profissionais, após passar em primeiro a Zona Sul.

Para perceber melhor como se processa o Campeonato de Portugal Prio, talvez seja melhor uma rápida explicação: há 72 equipas não profissionais que disputam a competição. Na primeira fase, são divididas em espécies de mini-ligas, as chamadas Séries. São sete no total, de A a H, divididas por localização geográfica. No final da primeira fase, as duas primeiras classificadas passam à segunda, a fase de Zona. Neste caso, o Real Sport Clube passou em segundo lugar, abaixo do Sacavenense.

André Maia
André Maiahttp://www.bolanarede.pt
Durante os seus primeiros seis anos de vida, o André não ligava a futebol. Até que no dia 24 de junho de 2004, quando viu o Ricardo a defender um penálti sem luvas, se apaixonou pelo jogo. Amante da história de futebol e sempre com factos na ponta da língua, tem Cristiano Ronaldo e Rui Patrício como os seus maiores ídolos.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Benfica: Amar Dedic não aguentou os 120 minutos do País de Gales x Bósnia e saiu lesionado

Amar Dedic foi substituído aos aos 110 minutos com queixas físicas da vitória da Bósnia sobre o País de Gales no playoff de acesso ao Mundial 2026.

Já são conhecidas as 4 finais dos playoffs da Europa para o Mundial 2026

Com os jogos disputados nesta quinta-feira, ficaram definidas as quatro finais dos playoffs de apuramento para o Mundial 2026.

Lionel Scaloni afasta polémica com Vinícius Júnior e justifica chamada de Gianluca Prestianni: «Não sou eu quem tem de falar desse tema»

Lionel Scaloni recusou comentar a investigação da UEFA a Gianluca Prestianni. O selecionador justificou a chamada do jovem como substituto do lesionado Dybala e prometeu dar-lhe oportunidades na seleção argentina.

Vice-Presidente do Benfica reage à decisão da ERC de reprovar o projeto radiofónico: «Deliberação que revela uma atitude persecutória contra o projeto do Benfica»

José Gandarez, Vice-Presidente do Benfica, clarificou a posição do clube relativamente à reprovação do projeto 'Benfica FM' por parte da ERC.

PUB

Mais Artigos Populares

Ange Postecoglou assume arrependimento por ter assumido Nottingham Forest a meio da época: «Foi brutal»

Ange Postecoglou arrepende-se de ter assumido o Nottingham Forest e descreve o seu despedimento relâmpago como 'brutal'.

Uli Hoeness afasta saída no Bayern Munique: «Não será vendido nem por 200 milhões de euros»

Uli Hoeness garantiu que Michael Olise é inegociável. O presidente honorário do clube alemão garantiu que o Bayern Munique não venderá o extremo francês nem por 200 milhões de euros.

Hat-trick de Gyokeres no triunfo da Ucrânia frente à Suécia, Polónia elimina a Albânia com estreia especial e Itália avança: Eis os resultados de...

Esta quinta-feira, Itália bateu a Irlanda do Norte por 1-0, a Ucrânia eliminou a Suécia com um triunfo por 2-0 e a Dinamarca venceu a Macedónia do Norte por 1-0.