Rio Ave: Um exemplo de ambição e estabilidade

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

No panorama do nosso futebol, reinado pelos 3 grandes, é difícil a qualquer clube conseguir ombrear com estes e almejar discutir os primeiros lugares da nossa principal competição. No entanto no “campeonato dos outros”, há alguns clubes que se conseguem destacar pelo trabalho desenvolvido e pela estabilidade alcançada. Entre eles encontra-se o Rio Ave, clube de Vila do Conde que desde o ultimo regresso à primeira liga foi construindo paulatinamente uma estrutura capaz de conceder ao clube a continuidade no principal escalão, e a discussão de um lugar de acesso às competições europeias ano após ano.

Já nos habituámos, nos últimos anos, a olhar para a tabela classificativa e encontrarmos o Rio Ave na primeira metade da tabela, onde acaba por lograr tranquilamente o primeiro objetivo, a manutenção, para consequentemente poder ir em busca do objetivo seguinte, um lugar na Liga Europa. Para tal, a direção do clube tem conseguido manter uma base de jogadores de qualidade que se tem mantido por vários anos, e tem colmatado as saídas de jogadores com substitutos de bom nível. Habitualmente praticando um futebol de qualidade, o clube vai potenciando jogadores e fazendo algumas vendas que acabam por fortificar os cofres do clube, e suster o crescimento do clube também no que concerne a uma maior ambição.

Tarantini é já um símbolo do clube Fonte: autogolo.com
Tarantini é já um símbolo do clube
Fonte: autogolo.com

Além do campeonato, é constante ver o clube atingir fases avançadas das restantes competições nacionais, onde ameaça cada vez mais a conquista de um título, após ter já disputado algumas finais de taças. No final deste ano civil, uma vez mais este panorama repete-se. Olhando para a tabela da primeira liga, observamos o Rio Ave confortavelmente no sexto lugar da classificação, apenas a 3 pontos do quinto lugar. Na Taça de Portugal, está nos quartos-de-final e é um dos principais favoritos a conquistar um lugar na final, uma vez que no caminho até ao Jamor não encontrará nenhum dos grandes, e se passar às meias-finais irá defrontar um adversário de um escalão inferior.

No que concerne ao futebol praticado, a equipa conseguiu esta época potenciar a capacidade da equipa para um nível superior, tendo dado sempre excelente réplica, nos jogos com os 3 grandes, onde conseguiu na maior parte dos jogos ser superior aos mesmos. Miguel Cardoso, na sua estreia na primeira liga, tem conseguido explorar ao máximo o potencial dos seus jogadores, o que em princípio levará a ter algumas perdas já neste mercado de janeiro. Marcelo e Ruben Ribeiro estarão já a caminho do Sporting, sendo dois dos jogadores que estão a realizar uma excelente época de verde e branco.

Pelé, Yuri Ribeiro ou o capitão Tarantini, têm sido outros dos destaques na manobra da equipa vila-condense. Se o clube mantiver o rigor a que nos habituou, e conseguir colmatar estas saídas com interpretes de qualidade, veremos certamente uma segunda metade da época tranquila, e uma equipa que dará tudo para conquistar a Taça de Portugal e poder oferecer finalmente um titulo que já merecem aos seus adeptos.

Foto de capa: reddit.com

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Hansi Flick vai renovar com o Barcelona: eis o ponto de situação

Hansi Flick prepara-se para renovar contrato com o Barcelona. Novo vínculo será, no mínimo, até 2028, mas falta acertar detalhes.

FC Porto revela novidades sobre a condição física de dois jovens

O FC Porto revelou que João Teixeira sofreu uma contusão óssea e Trofim Melnichenko está com uma entorse no pé esquerdo.

Yeray Álvarez renova com o Athletic até 2028

Yeray Álvarez prolongou a sua ligação com Athletic, onde fez a formação como jogador. O defesa-central está a cumprir a décima época na equipa principal do conjunto basco.

Vítor Pereira à porta da final da Europa League: «Amanhã é um dia para desfrutar e competir»

Vítor Pereira projeta o Aston Villa x Nottingham Forest. Jogo é referente à segunda mão das meias-finais da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo Júnior quer deixar o Al Nassr e rumar à Europa: Eis os clubes interessados

Com 14 anos, Cristiano Ronaldo Jr pretende deixar o Al Nassr, onde pode vir a jogar ao lado do pai, para rumar ao futebol europeu.

Sporting quer ganhar corrida ao Benfica e faz proposta a Issa Doumbia: eis as novidades

O Sporting já fez proposta concreta a Issa Doumbia. Médio do Venezia vê com bons olhos o projeto leonino, há também o interesse do Benfica e do Brentford.

Goleador do século XXI: Yanis Begraoui atinge marca histórica ao serviço do Estoril Praia

Com o golo apontado frente ao Braga, Yanis Begraoui tornou-se o melhor marcador do Estoril Praia em todas as competições no século XXI.