Rio Ave: Um exemplo de ambição e estabilidade

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

No panorama do nosso futebol, reinado pelos 3 grandes, é difícil a qualquer clube conseguir ombrear com estes e almejar discutir os primeiros lugares da nossa principal competição. No entanto no “campeonato dos outros”, há alguns clubes que se conseguem destacar pelo trabalho desenvolvido e pela estabilidade alcançada. Entre eles encontra-se o Rio Ave, clube de Vila do Conde que desde o ultimo regresso à primeira liga foi construindo paulatinamente uma estrutura capaz de conceder ao clube a continuidade no principal escalão, e a discussão de um lugar de acesso às competições europeias ano após ano.

Já nos habituámos, nos últimos anos, a olhar para a tabela classificativa e encontrarmos o Rio Ave na primeira metade da tabela, onde acaba por lograr tranquilamente o primeiro objetivo, a manutenção, para consequentemente poder ir em busca do objetivo seguinte, um lugar na Liga Europa. Para tal, a direção do clube tem conseguido manter uma base de jogadores de qualidade que se tem mantido por vários anos, e tem colmatado as saídas de jogadores com substitutos de bom nível. Habitualmente praticando um futebol de qualidade, o clube vai potenciando jogadores e fazendo algumas vendas que acabam por fortificar os cofres do clube, e suster o crescimento do clube também no que concerne a uma maior ambição.

Tarantini é já um símbolo do clube Fonte: autogolo.com
Tarantini é já um símbolo do clube
Fonte: autogolo.com

Além do campeonato, é constante ver o clube atingir fases avançadas das restantes competições nacionais, onde ameaça cada vez mais a conquista de um título, após ter já disputado algumas finais de taças. No final deste ano civil, uma vez mais este panorama repete-se. Olhando para a tabela da primeira liga, observamos o Rio Ave confortavelmente no sexto lugar da classificação, apenas a 3 pontos do quinto lugar. Na Taça de Portugal, está nos quartos-de-final e é um dos principais favoritos a conquistar um lugar na final, uma vez que no caminho até ao Jamor não encontrará nenhum dos grandes, e se passar às meias-finais irá defrontar um adversário de um escalão inferior.

No que concerne ao futebol praticado, a equipa conseguiu esta época potenciar a capacidade da equipa para um nível superior, tendo dado sempre excelente réplica, nos jogos com os 3 grandes, onde conseguiu na maior parte dos jogos ser superior aos mesmos. Miguel Cardoso, na sua estreia na primeira liga, tem conseguido explorar ao máximo o potencial dos seus jogadores, o que em princípio levará a ter algumas perdas já neste mercado de janeiro. Marcelo e Ruben Ribeiro estarão já a caminho do Sporting, sendo dois dos jogadores que estão a realizar uma excelente época de verde e branco.

Pelé, Yuri Ribeiro ou o capitão Tarantini, têm sido outros dos destaques na manobra da equipa vila-condense. Se o clube mantiver o rigor a que nos habituou, e conseguir colmatar estas saídas com interpretes de qualidade, veremos certamente uma segunda metade da época tranquila, e uma equipa que dará tudo para conquistar a Taça de Portugal e poder oferecer finalmente um titulo que já merecem aos seus adeptos.

Foto de capa: reddit.com

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Revolução: Manchester United prepara 12 saídas e pensa em oferecer 60 milhões de euros por ex-Benfica

O Manchester United prepara-se para deixar sair 12 jogadores e pensam em contratar Orkun Kokçu ao Besiktas.

Real Madrid quer repetir fórmula de sucesso e colocar mais 2 jogadores no Como 1907

O Real Madrid quer colocar Jesús Fortea e Daniel Yáñez no Como 1907. Os italianos estão interessados nos jogadores.

Bayern Munique: saída de avançado confirmada e mercado está atento

Nicolas Jackson vai deixar de ser jogador do Bayern Munique no final da época, regressando ao Chelsea, clube que detém o seu passe.

José Mourinho continua sem saber o que é perder com o Benfica na Primeira Liga: última derrota do técnico na prova remonta a abril...

José Mourinho continua sem saber o que é perder para a Primeira Liga neste seu regresso ao Benfica. Pode acabar a época invencível.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola deixa elogios a ex-FC Porto: «É um jogador de topo»

Pep Guardiola deixou elogios a Nico González, jogador que representa o Manchester City e já passou pelo FC Porto.

Lusitânia de Lourosa vence Paços de Ferreira e sobe ao 7º lugar com mais 7 pontos que os lugares de perigo na Segunda Liga

O Lusitânia de Lourosa derrotou o Paços de Ferreira este domingo. Jogo permite maior conforto ao conjunto na Segunda Liga.

Fabrizio Romano revela: «José Mourinho ficaria entusiasmado com a possibilidade de regressar ao Real Madrid»

No seu podcast, Fabrizio Romano referiu que José Mourinho tem interesse em regressar ao Real Madrid, reforçando que ainda não há uma proposta concreta.