SC Espinho: Tigres em busca do regresso

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalFundado em 1914, o Sporting de Espinho é um dos maiores clubes do distrito de Aveiro, e tal como muitos dos históricos do nosso futebol, está neste momento a mostrar-se em palcos de menor dimensão, tendo em conta os pergaminhos que detém. Neste momento, encontra-se a disputar o Campeonato de Portugal, terceiro escalão do futebol português, mas nem sempre foi assim.

Começando a disputar as primeiras competições da Associação de Futebol do Porto, foi posteriormente um dos co-fundadores da Associação de Futebol de Aveiro, em 1924. Logo na época de 1924/25, atingiu as meias-finais do Campeonato de Portugal, competição que naquele tempo atribuía o título de campeão nacional de Portugal. Mais tarde iniciaram-se as ligas, e foi em 1973/74 que o clube dos Tigres alcançou pela primeira vez a promoção ao primordial escalão do futebol português, que acabou por disputar por 11 ocasiões tendo alcançado como melhor classificação um sexto lugar, em 1987/88.

Além do futebol, o clube é, como é sabido, bastante eclético e um dos grandes do nosso país ao nível do Voleibol, tendo sido campeão nacional por 18 vezes nesta modalidade.

Um dos grandes clubes do Voleibol nacional Fonte: Hugo Monteiro/SC Espinho
Um dos grandes clubes do Voleibol nacional
Fonte: Hugo Monteiro/SC Espinho

Conhecido pela mística própria, o clube projeta o “espírito bairrista”, onde os habitantes da cidade e do conselho se sentem representadas pelo clube. Mesmo nos dias de hoje, disputando o terceiro escalão do futebol português, o clube consegue ter uma média de assistências no seu estádio bastante acima da média para o seu patamar, e até por vezes superior a vários clubes de primeira liga.

O clube encontra-se num crescimento paulatino, almejando retornar aos patamares onde habitou no passado. Neste momento, a esperança de voltar ao futebol profissional é real, com o clube a encontrar-se na primeira posição da série B do Campeonato de Portugal, a par do Cinfães. Já foi também aprovada a construção de um estádio municipal que albergará os jogos do clube e que substituirá o já degradado Comendador Manuel de Oliveira Violas.

Boa presença de adeptos no estádio do Sporting de Espinho Fonte: terranova.pt
Boa presença de adeptos no estádio do Sporting de Espinho
Fonte: terranova.pt

Orientada por Rui Quinta, antigo treinador adjunto de Vítor Pereira no Futebol Clube do Porto, a equipa leva neste momento nove vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, e conta como figura de proa com o avançado Bruno Morais, jogador que foi campeão europeu no Porto de José Mourinho.

Não têm vida fácil as equipas do terceiro escalão na ingreme escalada até à segunda liga, tendo que disputar no final da fase regular um playoff com as melhores equipas das restantes séries, de onde sairão apenas 4 promovidos. No entanto, a confiança reina em Espinho, e sopram ventos de esperança, de que os Tigres voltem a mostrar a sua raça no futebol profissional.

Foto de Capa: oderbie.com

David Vinagreiro
David Vinagreirohttp://www.bolanarede.pt
O David é um apaixonado pelo futebol desde criança, o que o levou a seguir o estudo do desporto por via académica com o sonho de se tornar treinador. Paralelamente, sempre teve gosto pela leitura e pela escrita, pelo que juntar o prazer da escrita com a paixão pelo futebol acabou por ser um processo natural.                                                                                                                                                 O David escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há novo horário para o apito inicial no México x Equador do Mundial 2026

O México x Equador vai começar uma hora depois do previsto. Ameaça de tempestade e más condições climatéricas na origem do adiamento.

México x Equador do Mundial 2026 está atrasado: eis o culpado e os motivos

O México x Equador dos 16 avos de final do Mundial 2026 foi adiado. Ainda não há qualquer informação relativa ao seu apito inicial.

Kylian Mbappé continua a bater recordes: eis os registos alcançados pelo avançado francês depois do bis

Kylian Mbappé já tem 18 golos na História dos Mundiais. Conhece alguns dos registos alcançados pelo avançado francês.

Todas as transmissões televisivas: onde ver os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026 esta quarta-feira, 1 de julho?

Prosseguem os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta quarta-feira, 1 de julho.

PUB

Mais Artigos Populares

França dá espetáculo e goleia Suécia para chegar com estrondo aos oitavos de final do Mundial 2026

A França não deu qualquer hipótese à Suécia e está nos oitavos de final do Mundial 2026. Franceses só sabem vencer nesta competição.

FC Porto tem proposta de 25 milhões de euros recusada por médio lançado por José Mourinho

O FC Porto tentou a contratação de Niccolò Pisilli. AS Roma rejeitou a proposta dos dragões pelo jovem médio.

Imprensa brasileira avança: Médio está praticamente fora do Mundial 2026 após sofrer lesão muscular frente Japão

Lucas Paquetá sofreu uma lesão no jogo dos 16 avos de final frente ao Japão e deverá falhar o resto do Mundial 2026.