Scouting: uma aposta essencial para o sucesso de uma equipa

- Advertisement -

As necessidades de um plantel conforme o plano tático de um treinador é algo de extrema importância num clube. Assim, o scouting surge com um papel quase indispensável e com cada vez mais destaque em Portugal, dados os exemplos de diversos jogadores que são apresentados em alguns clubes (maioritariamente, nos clubes ditos “pequenos” que investem mais no scouting, dado os orçamentos menores para disponibilizar em jogadores de grande nome).

De forma tática, são selecionados com devida avaliação, posteriormente, dos jovens jogadores, aumentando a capacidade competitiva entre os clubes – ganhando maior relevância a nível produtivo.

Nos últimos dias, o Vitória SC tem sido destaque pelas contratações apresentadas. Contratações estas pouco comuns no seio do futebol português e um tanto inovadoras e diferentes do costume da cidade berço, aqui dou como exemplo o jovem inglês que deu que falar na época terminada, Marcus Edwards.

 

O homem por detrás destas inovações chama-se Carlos Freitas. O nome já é uma referência dada a sua experiência profissional e passagem por diversos clubes (entre eles, o Sporting CP e o SC Braga). Com a chegada de Carlos Freitas houve mudanças surpreendentes no clube, não só na composição do plantel, como também a nível de estruturas do clube vitoriano – é de referir a implementação de um gabinete de scouting que até ao momento era inexistente. Desde Portugal até França, as contratações do clube estão a dar para assinalar a capacidade de crescer em Guimarães.

Em Vila do Conde, a equipa do Rio Ave FC é um dos melhores exemplos de scouting nos relvados portugueses. Foi um dos destaques desta época, terminando em quinto lugar na tabela classificativa e também pelo futebol praticado, tanto pela veia atrativa como pela organização exemplar liderada pelo modelo de jogo do senhor Carlos Carvalhal.

Outro destaque nos palcos portugueses foi o recém subido Famalicão FC. Com uma liderança competente no departamento de scouting a par de uma capacidade financeira fiável, o Famalicão tornou-se num apostador no futuro de jovens jogadores e também no conceito de scouting em si.

A nível de scouting, estes três clubes portugueses encontram-se em vários patamares superiores aos restantes clubes. E a aposta neste conceito é uma peça fundamental em todos os clubes ditos pequenos, devido à sua fragilidade financeira.

Artigo revisto por Joana Mendes

Ana Beatriz Martins
Ana Beatriz Martinshttp://www.bolanarede.pt
A Ana é apoiante do clube da sua terra, o Vitória Sport Club. Apaixonada por futebol e pelo ambiente nele envolvido, característica desenvolvida pelos ambientes vivenciados no estádio e pelo palpitar frenético da sócia do Vitória SC. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ambição de fazer carreira enquanto jornalista desportiva.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os onzes oficiais do FC Porto x Gil Vicente da Primeira Liga

O FC Porto recebe o Gil Vicente no Estádio do Dragão na 19.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais.

Ángel Alarcón renova com o FC Porto e segue por empréstimo para o Utrecht

Ángel Alarcón foi oficializado como reforço do Utrecht. Extremo espanhol renovou com o FC Porto antes de ser emprestado.

José Silva deve deixar o Sporting por empréstimo e tem 2 clubes interessados no seu passe

José Silva deve deixar o Sporting por empréstimo neste mercado. Lateral tem sido utilizado na B e soma duas opções para o futuro.

Imprensa hondurenha aponta avançado do Liverpool ao FC Porto

Keyrol Figueroa está a ser colocado na rota do FC Porto. Avançado representa a equipa sub-21 do Liverpool.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica perto de garantir renovações de Anísio Cabral e José Neto mas ainda negoceia Daniel Banjaqui

No dia seguinte à vitória frente ao Estrela da Amadora, o Benfica está perto de fechar as renovações de Anísio Cabral e José Neto. Daniel Banjaqui ainda negoceia com o clube.

Diogo Dalot e o momento no Manchester United: «Enquanto vestir esta camisola, não me vou esconder, não vou fazer-me de vítima»

Em entrevista ao canal do Manchester United, Diogo Dalot refletiu sobre a vitória frente ao Arsenal, o amor pelo clube e os objetivos para o resto da época.

Pep Guardiola confirma que Oscar Bobb quer sair do Manchester City

Oscar Bobb pode estar de saída do Manchester City, após Pep Guardiola confirmar a vontade do norueguês de abandonar o clube.