Scouting: o segredo do futebol português

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalVivemos num país exportador de jogadores. Para além do futebol formação português ter crescido exponencialmente nesta década, o nosso campeonato começou a ganhar visibilidade neste século pela capacidade de prospecção de jogadores (portugueses e estrangeiros) que depois são vendidos a clubes das principais ligas europeias por bons preços.

Algumas pessoas provavelmente até pensarão como é que este país pequenino plantado à beira-mar pode produzir tantos jogadores talentosos, mas se fomos a ver, não somos um caso único nesse aspecto: a Bélgica e a Holanda, países com uma área semelhante à do Alentejo também têm talento para dar e vender.

O factor mais relevante neste aspecto, é que entre os países europeus situados no top-10 do ranking da UEFA, Portugal é certamente um dos que tem uma economia menor, o que dá mais relevância aos feitos que o nosso futebol consegue.

Mas, será que alguém já pensou de forma mais aprofundada sobre a capacidade de revelar jogadores que o nosso futebol tem? Ora, sigamos o seguinte raciocínio: os treinadores destacam-se ao potenciarem os jogadores, são os presidentes que dão o dinheiro para contratar os jogadores, são os dirigentes e os empresários que os negoceiam. Mas, quem é que descobre os jogadores e dá as primeiras indicações sobre eles?

Cristiano Ronaldo foi descoberto pela rede de recrutamento liderada por Aurélio Pereira Fonte: Sporting Clube de Portugal
Cristiano Ronaldo foi descoberto pela rede de recrutamento liderada por Aurélio Pereira
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Falo dos olheiros. Daqueles homens que observam os jogos num canto discreto do estádio, que em muitos casos atravessam o oceano para observar um jogador, uma região, um país ou uma competição onde possa recolher informações sobre aqueles que podem ser os futuros craques do clube que representam.

E, apesar dos olheiros trabalharem na sombra, as suas capacidades também são fundamentais para assegurarem um futuro de sucesso no clube para o qual trabalham. Têm de ter capacidade para detectar e selecionar os jogadores e precisam de ser ágeis no seu recrutamento, de modo a anteciparem-se a outros clubes e também aos empresários, que nos dias de hoje têm cada vez mais peso no futebol e no mercado.

Os olheiros andam muitas vezes em cantos discretos dos estádios para observar jogadores que correspondam ao perfil que se pretende. Esses olheiros não se preocupam com o resultado que o placard indica mas sim com o desempenho individual do jogador que observam: a sua habilidade, a forma como trabalha com e sem bola, como ele se comporta em situações de pressão, etc. Sendo que os olheiros recolhem toda essa informação num relatório posteriormente é enviado para o departamento de futebol do clube.

Ser olheiro é uma tarefa bem mais difícil do que parece, porque é uma tarefa que exige um conhecimento minucioso de todos os perfis de um jogador e de todos os aspectos de jogo, de modo que posa avaliar os jogadores consoante as várias situações de jogo.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafael Obrador e o Real Madrid: a situação dos merengues na lateral esquerda

Rafael Obrador está a ser associado ao Torino, mas uma saída do Benfica terá que ser aprovada pelo Real Madrid, que pode igualar a oferta.

Diogo Leite continua com interessado na Serie A

A Fiorentina continua interessada em Diogo Leite. Defesa-central de 26 anos está em final de contrato com o Union Berlin.

Golo do Mês da Liga Portugal vai para Borja Sainz

Golo de Borja Sainz frente ao Alverca foi eleito o Golo do Mês da Liga Portugal, referente ao período de dezembro.

Benfica: Lorenzo Lucca fecha a porta a mais um clube

Lorenzo Lucca tem sido associado ao Benfica neste mercado. O avançado italiano não vai assinar pelo Al Hilal.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o sorteio completo do playoff da Conference League

A UEFA realizou esta sexta-feira um sorteio para determinar os jogos do playoff de acesso aos oitavos de final da Conference League.

Sotiris Silaidopoulos antevê Benfica e André Luiz foi tema: «Está muito motivado»

Sotiris Silaidopoulos realizou esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Rio Ave e o Benfica, jogo da 18.ª jornada da Primeira Liga.

César Peixoto confirma reforço do Gil Vicente: «Já chegou»

César Peixoto confirma chegada de Lucão. Guarda-redes deixa o RB Bragantino e reforça o Gil Vicente, após saída de Andrew.