📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Scouting: o segredo do futebol português

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalVivemos num país exportador de jogadores. Para além do futebol formação português ter crescido exponencialmente nesta década, o nosso campeonato começou a ganhar visibilidade neste século pela capacidade de prospecção de jogadores (portugueses e estrangeiros) que depois são vendidos a clubes das principais ligas europeias por bons preços.

Algumas pessoas provavelmente até pensarão como é que este país pequenino plantado à beira-mar pode produzir tantos jogadores talentosos, mas se fomos a ver, não somos um caso único nesse aspecto: a Bélgica e a Holanda, países com uma área semelhante à do Alentejo também têm talento para dar e vender.

O factor mais relevante neste aspecto, é que entre os países europeus situados no top-10 do ranking da UEFA, Portugal é certamente um dos que tem uma economia menor, o que dá mais relevância aos feitos que o nosso futebol consegue.

Mas, será que alguém já pensou de forma mais aprofundada sobre a capacidade de revelar jogadores que o nosso futebol tem? Ora, sigamos o seguinte raciocínio: os treinadores destacam-se ao potenciarem os jogadores, são os presidentes que dão o dinheiro para contratar os jogadores, são os dirigentes e os empresários que os negoceiam. Mas, quem é que descobre os jogadores e dá as primeiras indicações sobre eles?

Cristiano Ronaldo foi descoberto pela rede de recrutamento liderada por Aurélio Pereira Fonte: Sporting Clube de Portugal
Cristiano Ronaldo foi descoberto pela rede de recrutamento liderada por Aurélio Pereira
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Falo dos olheiros. Daqueles homens que observam os jogos num canto discreto do estádio, que em muitos casos atravessam o oceano para observar um jogador, uma região, um país ou uma competição onde possa recolher informações sobre aqueles que podem ser os futuros craques do clube que representam.

E, apesar dos olheiros trabalharem na sombra, as suas capacidades também são fundamentais para assegurarem um futuro de sucesso no clube para o qual trabalham. Têm de ter capacidade para detectar e selecionar os jogadores e precisam de ser ágeis no seu recrutamento, de modo a anteciparem-se a outros clubes e também aos empresários, que nos dias de hoje têm cada vez mais peso no futebol e no mercado.

Os olheiros andam muitas vezes em cantos discretos dos estádios para observar jogadores que correspondam ao perfil que se pretende. Esses olheiros não se preocupam com o resultado que o placard indica mas sim com o desempenho individual do jogador que observam: a sua habilidade, a forma como trabalha com e sem bola, como ele se comporta em situações de pressão, etc. Sendo que os olheiros recolhem toda essa informação num relatório posteriormente é enviado para o departamento de futebol do clube.

Ser olheiro é uma tarefa bem mais difícil do que parece, porque é uma tarefa que exige um conhecimento minucioso de todos os perfis de um jogador e de todos os aspectos de jogo, de modo que posa avaliar os jogadores consoante as várias situações de jogo.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogador do Benfica admite terminar carreira no clube: «Não me importaria»

Fredrik Aursnes abordou a sua situação contratual no Benfica e admitiu a possibilidade de acabar a carreira no clube encarnado.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Vitória SC: «No primeiro jogo criaram-nos problemas, e amanhã espero que sejam novamente muito competitivos»

Francesco Farioli realizou a conferência de antevisão do FC Porto x Vitória SC. Encontro referente aos quartos de final da Taça da Liga.

Tondela multado por exibir publicidade de cerveja concorrente da patrocinadora da Taça de Portugal

O Tondela foi sancionado em 816 euros por manter visível a marca de cerveja Estrella Galicia, concorrente da patrocinadora oficial da Taça de Portugal, Cerveja SAGRES.

Mundial 2026 pode testar VAR na decisão de cantos

International Board está a ponderar flexibilizar o protocolo de testes ao VAR, abrindo portas para que o Mundial 2026 seja palco de validação de cantos.

PUB

Mais Artigos Populares

Estoril Praia aguarda confirmação oficial após ter jogador condenado a pena de prisão

Philippe Lanquetin foi condenado a pena de prisão por um acidente de viação ocorrido em 2023. O Estoril Praia só decidirá eventuais medidas após a oficialização do processo.

Venda de cerveja no estádio pode avançar na final four da Taça da Liga

A Câmara Municipal de Leiria abriu a porta à comercialização de bebidas alcoólicas ligeiras no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, mas a aprovação depende da autorização de várias entidades.

Abel Ferreira adia renovação com o Palmeiras após derrota na final Taça Libertadores

Abel Ferreira garantiu que vai continuar no Palmeiras, mas admite precisar de tempo para absorver o desfecho da final da Taça Libertadores, antes de assinar o novo contrato.