Sonho Europeu do Boavista?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Numa semana em que assistimos a mais uma demonstração clara de superioridade do Dortmund sobre as equipas portuguesas, não podemos deixar de recordar, com saudade, a única equipa lusa que já foi capaz de eliminar os alemães, o Boavista.

Corria a época de 2000/2001, apenas quatro anos após o Borussia ter vencido a única Liga dos Campeões do seu palmarés (aquela final épica de Paulo Sousa!), e os alemães encontraram pela frente a turma de Jaime Pacheco, campeões nacionais em título, num grupo em que também competiam Liverpool e Dínamo de Kyev.

No Bessa, os portugueses venceram por 2-1, com golos do pistoleiro Silva e de Erwin Sanchez, tendo, mais tarde, perdido pelo mesmo resultado no Signal Iduna Park.

Feitas as contas no final, o Boavista seguiu em frente para a segunda fase de grupos, em conjunto com o Liverpool, deixando toda a europa surpreendida, o Boavistão não era para brincadeiras!

Após ter passado pelo inferno ao longo dos últimos 10 anos, o Boavista anunciou na semana passada a pré-inscrição nas competições europeias. Aquilo que parecia uma miragem para a maioria dos entendidos do futebol passou agora a ser uma forte possibilidade e, inclusive, uma certeza de que acontecerá num breve período de tempo.

O Boavista FC está a superar as expectativas Fonte: Boavista FC
O Boavista FC está a superar as expectativas
Fonte: Boavista FC

O mérito, esse tem que ir inteiramente para a estrutura do clube e para a equipa técnica de Miguel Leal, que conseguiram fazer das fraquezas forças, captar e incutir o espírito da pantera nos seus atletas (que este tanto refere nas conferências de imprensa), aliado a uma qualidade futebolística assinalável.

O encontro deste Domingo entre a equipa do Boavista e a quase imbatível equipa do Marítimo era o teste ideal às capacidades da equipa de intromissão pela luta dos lugares europeus.

Com 7 pontos de diferença entre as duas equipas, o Boavista liderado por um Iuri Medeiros endiabrado e com o apoio de Fábio Espinho, dominou por completo a equipa maritimista, levando-a de vencida por três bolas sem resposta.

Miguel Leal acabou o jogo a repetir aquilo que já disse por diversas vezes ao longo das últimas semanas, que a Europa não passa pela cabeça dos jogadores e equipa técnica esta época.

Aos adeptos, pede-se prudência nas exigências. Os objetivos desta época estão alcançados e resta-lhes a tranquilidade de saberem que o regresso à Europa é meramente uma questão de tempo.

Foto de capa: Boavista FC

José Pedro Pais
José Pedro Paishttp://www.bolanarede.pt
O José é um apaixonado por futebol bonito e transparente. A sua agenda enquanto gestor é planeada sempre antecipadamente de forma a garantir que tem tempo para fazer aquilo de que mais gosta, ver o Boavista ao vivo. Politica e viagens são outras duas paixões deste fervoroso adepto axadrezado.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Enrique fala em ruído em torno do PSG e dá sugestão: «Talvez joguemos sem guarda-redes»

Luis Enrique fez a antevisão do AS Mónaco x PSG da Champions League. Treinador falou do ruído em torno da equipa.

João Neves elogia colega de equipa a antevê AS Mónaco x PSG: «É um jogo como outro qualquer»

João Neves fez a antevisão do AS Mónaco x PSG, da primeira-mão dos playoffs da Champions League. O médio português elogiou também Marquinhos.

Eduardo Camavinga responde ao Bola na Rede: «Tenho uma boa relação com o Carreras»

Eduardo Camavinga esteve presente na sala de imprensa do Estádio da Luz para realizar a antevisão. Médio respondeu ao Bola na Rede.

Oleksandr Zinchenko lesionou-se na estreia a titular pelo Ajax e não joga mais esta época

Oleksandr Zinchenko lesionou-se gravemente no joelho no jogo do Ajax frente ao Fortuna Sittard e vai ter de ser operado.

PUB

Mais Artigos Populares

Ivan Cavaleiro é reforço do FC Zurique

O FC Zurique anunciou a contratação de Ivan Cavaleiro. O avançado internacional português de 32 anos assinou a custo zero com a equipa suíça.

Morreu Mariana Rocha, jogadora do Clube Futebol Benfica

O Clube Futebol Benfica confirmou a morte de Mariana Rocha. A média de 22 anos partiu nesta segunda-feira.

Anatoliy Trubin e o impacto da guerra da Ucrânia: «A minha família fica 17, 18 horas sem eletricidade. Por vezes há bombas, drones, mas...

Anatoliy Trubin foi entrevistado pelo The Athletic. Guarda-redes falou do impacto da guerra na Ucrânia e no sonho do Mundial 2026.