A subjectividade dos reforços sonantes

- Advertisement -

No último mercado de Inverno reparei num pormenor: por norma, aquilo que os adeptos querem são reforços de gabarito, daqueles que acrescentam qualidade à equipa no imediato. No entanto, nessa altura eu parei para pensar: “Reforços de qualidade? O que é isso?”.

Na generalidade dos casos, os adeptos querem reforços com nome, com estatuto e provas dadas, pois consideram que esses dão mais garantias e correspondem mais às necessidades da sua equipa. Mas, analisando aquilo a que se está a tornar o futebol nos dias de hoje e verificando casos recentes que passaram pelo futebol português, chego à conclusão que essa conversa dos reforços de qualidade é uma questão subjectiva.

Ora, o que é que jogadores como Adrián Lopez, Gianelli Imbula, Lazar Markovic, Seydou Doumbia, Nicólas Castillo e Facundo Ferreyra têm em comum? Todos eles reforçaram os três grandes nos últimos cinco anos, e eram reforços sonantes, bem renumerados e no papel eram vistos como excelentes reforços que iriam entrar directamente no onze titular das respectivas equipas.

Mas a verdade é que todos eles fracassaram, tornando-se nos maiores flops do nosso campeonato nos últimos anos. Dos seis jogadores mencionados, Adrián López é o único que ainda joga em Portugal no FC Porto, onde entre empréstimos e passagens pela equipa azul e branca com pouca utilização, o avançado internacional espanhol continua longe de justificar os 11 milhões de euros que custou aos cofres do clube.

Adrián Lopez continua sem convencer os adeptos azuis e brancos
Fonte: FC Porto

Numa altura em que a estratégia assume cada vez mais importância no futebol moderno, chego à conclusão de que o estatuto dos jogadores importa cada vez menos. Aquilo que deve realmente ser avaliado são as características dos jogadores que procuram, o perfil deles e a forma como podem encaixar no modelo táctico da equipa. Como tal, um jogador barato e com pouco nome pode muito bem ser mais bem sucedido numa equipa do que um jogador renomeado com provas dadas.

Como tal, a principal coisa que se pode retirar daqui é que o rótulo de qualidade de um reforço está a tornar-se cada vez mais subjectivo. Um reforço de qualidade não é aquele com maior estatuto e com mais provas dadas na sua carreira, mas sim aquele que melhor encaixa na forma de jogar da sua nova equipa, ficando assim mais próximo de obter o rendimento pretendido.

Foto de Capa: SL Benfica

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Samu Costa perto de deixar o Mallorca após descida de divisão

Samu Costa poderá sair do Maiorca após a descida de divisão da equipa. O jogador aguarda decisões sobre o futuro.

Moreirense prepara-se para acertar mais uma saída na linha defensiva

O Moreirense já está a preparar a nova temporada e há vários jogadores na porta de saída. Fabiano Souza deve abandonar a equipa no mercado de verão.

Luís Castro após conseguir manter o Levante na La Liga: «É uma das equipas que ficará no meu coração»

Luís Castro reagiu ao final da época do Levante. O treinador elogiou a postura do Bétis e criticou o calendário da La Liga.

Mais um recorde batido: Max Dowman é o mais jovem de sempre a ser titular na Premier League

Max Dowman bateu mais um recorde. O médio do Arsenal tornou-se no jogador mais jovem de sempre a ser titular num encontro da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Histórico promovido: Bolton goleia Stockport County com bis de médio português e sobe ao Championship

O Bolton está de volta ao Championship. O histórico clube de Inglaterra goleou o Stockport County por 4-1, na final do playoff de subida de divisão.

Álvaro Carreras faz balanço da época no Real Madrid e deixa mensagem para dois colegas: «Duas grandes pessoas»

Álvaro Carreras viveu uma temporada atribulada no Real Madrid e fez agora um balanço da época. O antigo lateral do Benfica deixou mensagens para David Alaba e Dani Carvajal.

Enrique Riquelme explica candidatura ao Real Madrid e fala de Florentino Pérez: «É preciso agarrar esse legado que ele criou e valorizá-lo»

Enrique Riquelme deu a sua primeira grande entrevista enquanto candidato às eleições do Real Madrid. O dirigente deixou elogios para Florentino Pérez e explicou o seu projeto.