- Advertisement -

O regresso da Taça de Portugal trouxe consigo as mais humildes das equipas até às mais extravagantes. Sendo que, temos equipas a participar desde clubes que representam os Campeonatos Distritais até aos da Primeira Liga Portuguesa. Desde a passada sexta-feira, dia 22 de novembro – para ser exata-, que temos assistido a jogos curiosos.

No primeiro dia da competição, uma clara vitória do CD Santa Clara por quatro golos a um à equipa desanimada da Segunda Liga Portuguesa do Leixões SC. O último jogo do dia, foi uma não tão chocante vitória do Varzim SC contra a equipa GS de Loures – atuante no Campeonato de Portugal -, que perdeu com um golo de diferença.

As maiores surpresas deram-se no segundo dia da eliminatória, o negro sábado diriam muitos. Começando por jogos mais leves, ou seja, que não chocaram tanto quanto os que eu já irei referir. Supreendentemente, o Sertanense FC recebeu o SC Farense para um “momento especial” – como descreveu o central, Diogo Marques, da equipa do distrito de Castelo Branco – e venceu, após uma longa partida com direito a prolongamento com apenas 8 jogadores por parte da equipa da casa. Uma hora mais tarde, deu-se a brecha de outra equipa da Primeira Liga Portuguesa: O CD Feirense é eliminado na casa do Académico de Viseu com um golo aos 72′.

Por volta do mesmo horário, no entanto em Espinho, o SC Espinho achava a vitória já certa. Eis que a revolta acontece e o FC Arouca consegue empatar a partida com dois golos. O resultado ficou ditado após prolongamento e com o golo de Diogo Valente aos 113′ perante um Arouca reduzido a 9 jogadores. A vitória do FC Famalicão torna-se algo “normal” durante a tarde de sábado. A equipa de Vila Nova de Famalicão recebeu a OAF Académica e o resultado ficou resumido com o golo de Toni Martinez aos 45′.

Por volta das 18:30, duas equipas minhotas encontraram-se para decidir qual iria suceder à próxima fase da Taça de Portugal, um jogo pragmático e inteligente de SC Braga que levou a melhor frente ao Gil Vicente, devido ao golo aos 8′ de Ricardo Horta. Embora as inúmeras tentativas dos galos de chegar à baliza bracarense, o nono classificado da Liga Portuguesa avança.  O último jogo foi o mais supreendente de todos: O FC Vizela recebeu um enorme do futebol português e, no decorrer do jogo, apresentou-se superior tanto em qualidade como em golos, visto que a equipa vizelense esteve a ganhar por 1-0 ao SL Benfica.

Aos 6′, Samu colocou a equipa em vantagem e assim permaneceu ao longo da primeira parte de jogo. O jogo tomou novas proporções com o Vizela em desvantagem numérica (Ericson levou cartão vermelho aos 26′) e com a chegada da segunda parte onde o SL Benfica tomou outra postura perante o adversário. Essa mudança de posição, levou aos 2 golos por parte da equipa encarnada. Apesar das complicações, a Taça de Portugal perdeu o FC Vizela da competição.

Novo dia, novas surpresas. No domingo, dia 24, dou-se o último dia de eliminatória. Começando na cidade de Aveiro, o Anadia FC recebeu o Beira Mar. O décimo classificado do Grupo C do Campeonato de Portugal ficou reduzido a menos um, no entanto isso não pareceu travar a equipa, acabando por vencer por 2-1 frente ao segundo classificado. Agora é que são elas, outro clube da Primeira Liga a ser reduzido a cinzas nas eliminatórias da Taça de Portugal: o Moreirense FC deslocou-se a Mafra – clube da Segunda Liga Portuguesa – e acabou por sofrer três golos e apenas marcar um perante o adversário, perdendo lugar na próxima fase.

O décimo sétimo classificado da Primeira Liga – FC Paços de Ferreira – recebeu o AD Sanjoanense, atuante no Campeonanto de Portugal, a partida ficou resumida com um golo da equipa da casa aos 12′ por Diaby. À mesma hora no distrito de Vila Real, o Pedras Salgadas recebeu o CF Canelas 2010, um jogo que ficou marcado pela ida a penalidades que resultou em 5-6 – vantagem para o CF Canelas 2010, que transmite à próxima fase. Agora no sul do país, o Sintra Football – mais conhecido por ter eliminado o Vitória SC da competição – recebeu o AC Marinhense, o clube visitante levou à melhor no decorrer do jogo e muito devido ao autor dos dois golos, Leandro Antunes, o avançado que bisou na partida.

Enquanto isso, na Póvoa de Varzim,o RioAve FC recebeu o FC Alverca – a equipa que venceu o Sporting CP -, a partida ficou decidida aos 16′ com o golo de Augusto Filipe, central. No Estádio do Dragão, 2 equipas da Primeira Liga decidiram quem passava para a próxima fase da Taça de Portugal, a goleada da equipa da casa por 4 golos a zero (um deles auto-golo) ditou a vitória frente ao Vitória FC, que pouco jus fez ao nome. O recém chegado à Segunda Liga, o GD Chaves chegou e marcou frente ao Belenenses SAD. Aos 27′, a partida ficou definida com o golo de André Luis, apesar das inúmeras tentativas da equipa visitante.

O GD Chaves eliminou o Belenenses SAD na Taça de Portugal
Fonte: GD Chaves

A eliminatória estava fechada e as respetivas equipas já tinham os passes carimbados para a 5º elimatória da Taça de Portugal. Assim, as contas estão feitas: 7 equipas da Primeira Liga, 4 equipas da Segunda Liga e 5 equipas do Campeonato de Portugal. Provavelmente, é uma das primeiras vezes que existem tantas equipas representantes do Campeonato de Portugal, e tão poucas da Primeira Liga. Estará a qualidade do Campeonato de Portugal a revelar-se? Ou a qualidade das equipas da Primeira Liga está a descer? Eis a questão. No entanto, são estas que transmitem para os oitavos de final, veremos que surpresas aguardam desta vez!

Foto de Capa: SL Benfica

 

Ana Beatriz Martins
Ana Beatriz Martinshttp://www.bolanarede.pt
A Ana é apoiante do clube da sua terra, o Vitória Sport Club. Apaixonada por futebol e pelo ambiente nele envolvido, característica desenvolvida pelos ambientes vivenciados no estádio e pelo palpitar frenético da sócia do Vitória SC. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ambição de fazer carreira enquanto jornalista desportiva.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rafa Silva desejado pelo Benfica: Onde o internacional português pode encaixar no sistema de José Mourinho?

Rafa Silva é um dos nomes que está a ser associado com mais força ao Benfica, sendo um grande desejo de José Mourinho.

Negócio fechado: Francesco Farioli vai renovar contrato com o FC Porto até 2028

Francesco Farioli vai renovar contrato com o FC Porto. Vontade manifestada por ambas as partes será concretizada em breve.

José Mourinho insiste na contratação de Rafa Silva por parte do Benfica

José Mourinho quer contar com Rafa Silva no plantel do Benfica. O jogador está em rutura com o Besiktas, equipa com quem tem contrato.

Moreirense vence Tondela e ultrapassa Vitória SC na corrida pelo 6º lugar da Primeira Liga

O Moreirense venceu o Tondela num jogo em atraso da Primeira Liga. Cónegos somam segunda vitória consecutiva na época.

PUB

Mais Artigos Populares

Arthur Cabral pode deixar Botafogo de Martín Anselmi e tem interessado na Europa com 12 milhões de euros

O Torino subiu a parada por Arthur Cabral. Emblema italiano chega aos 12 milhões de euros pelo avançado brasileiro.

Estoril Praia: defesa central pode rumar à Polónia

Kévin Boma pode deixar de ser jogador do Estoril Praia neste mercado. O Widzew Lodz está interessado no defesa central.

E-Prix do México: Citroën vence corrida n.º 150 da categoria

O E-Prix do México foi a segunda corrida desta temporada, e a segunda corrida da Citroën, que conquistou a sua primeira vitória.