Tiago ‘Cholo’ Mendes? O novo treinador do Vitória SC

Depois da já expectável saída de Ivo Vieira do comando técnico do Vitória Sport Clube, várias foram as notícias que garantiam Mário Silva, ex-treinador do UD Almería, como o mais provável candidato ao lugar. Por essa razão, o anúncio de Tiago Mendes como o novo treinador dos vimaranenses caiu que nem uma bomba nos corredores do futebol português. Esta será também a primeira experiência do ex-médio como treinador principal.

Esta época, o Vitória não alcançou o objetivo do apuramento europeu e ficou algo aquém das expectativas, o que levou à saída de Ivo Vieira. Agora, com Tiago no comando da equipa, o clube espera recuperar o estatuto europeu e a consistência que não teve.

Mas a inexperiência do agora treinador do Vitória leva-nos a questionar as expectativas do clube. Na base desta escolha estará, com certeza, a esperança de um resultado semelhante ao contributo de Rúben Amorim no SC Braga e, mais tarde, no Sporting CP, com um impacto imediato na equipa e a aposta em jovens de qualidade.

Só o tempo dirá se foi a escolha certa, para ambos os lados. Certo é que as influências de Tiago a nível do treino levam a crer que terá as ferramentas necessárias para conduzir a equipa ao sucesso. Depois de ser treinado por nomes como Jesualdo Ferreira, José Mourinho e Claudio Ranieri, nos últimos sete anos da carreira foi liderado por Diego Simeone, que considera ser o treinador mais marcante da sua carreira, conquistando, juntos, vários títulos importantes.

No entanto, como jogadores, Simeone e Tiago tinham posturas muito diferentes. O argentino sempre se destacou pela agressividade com que se entregava ao jogo, enquanto Tiago primava pelo requinte técnico e inteligência. Mas se há algo que ficou com o médio português dos seus tempos como ‘colchonero’ foi a forma de liderar de Simeone, que o encantou e com a qual se sentia muito identificado. Resta saber se, a nível tático, terá a mesma abordagem defensiva que o seu ex-treinador.

A partir de 20 de setembro, data prevista para o início da temporada 2020/21 da Liga, teremos oportunidade para ver o novo Vitória em ação e ver que pedaço de ‘Cholismo’ teremos em Portugal.

Artigo revisto por Joana Mendes

Patrícia Nel
Patrícia Nelhttp://www.bolanarede.pt
Licenciou-se em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e é jogadora de futebol. Apaixonada pela bola, tem o sonho de viver de e para o futebol. Tem também um bichinho pelo treino, mas por agora fica-se apenas pelos pontapés.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United entra na corrida por jovem prodígio mexicano

O Manchester United está atento à nova sensação do futebol mexicano, Gilberto Mora, avançado de apenas 16 anos que atua no Club Tijuana.

Luis Enrique explica rotação após empate com o Lille: «Focámo-nos na saúde dos jogadores»

O PSG empatou diante do Lille, num jogo marcado pelas várias novidades no onze titular. Luís Enrique justificou as mudanças com a necessidade de preservar a condição física dos jogadores após o duelo com o Barcelona.

Valência já tem definido o seu alvo para reforçar a defesa

O Valência tem o defesa central Roger Ibañez no topo da lista de alvos para o próximo mercado. O jogador brasileiro representa o Al Ahli.

Martin Odegaard afastado da seleção norueguesa devido a lesão no joelho

Martin Odegaard, foi dispensado da seleção da Noruega após sofrer uma lesão no joelho esquerdo, no jogo contra o West Ham. O médio vai permanecer em Londres.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Benfica está em grande destaque no Sevilha e é alvo de elogios

Odysseas Vlachodimos reforçou o Sevilha no último mercado de transferência e tem sido elogiado por parte dos adeptos.

La Liga: primeiro despedimento no campeonato à vista

Sergio Francisco pode ser o primeiro treinador demitido na La Liga durante esta temporada. O técnico orienta a Real Sociedad.

Razia praticamente total no Benfica: José Mourinho tem apenas 7 elementos da equipa principal prontos para treinar

O Benfica viu alguns jogadores do plantel principal rumarem às respetivas soluções e a equipa encontra-se incompleta.