Tiago ‘Cholo’ Mendes? O novo treinador do Vitória SC

Depois da já expectável saída de Ivo Vieira do comando técnico do Vitória Sport Clube, várias foram as notícias que garantiam Mário Silva, ex-treinador do UD Almería, como o mais provável candidato ao lugar. Por essa razão, o anúncio de Tiago Mendes como o novo treinador dos vimaranenses caiu que nem uma bomba nos corredores do futebol português. Esta será também a primeira experiência do ex-médio como treinador principal.

Esta época, o Vitória não alcançou o objetivo do apuramento europeu e ficou algo aquém das expectativas, o que levou à saída de Ivo Vieira. Agora, com Tiago no comando da equipa, o clube espera recuperar o estatuto europeu e a consistência que não teve.

Mas a inexperiência do agora treinador do Vitória leva-nos a questionar as expectativas do clube. Na base desta escolha estará, com certeza, a esperança de um resultado semelhante ao contributo de Rúben Amorim no SC Braga e, mais tarde, no Sporting CP, com um impacto imediato na equipa e a aposta em jovens de qualidade.

Só o tempo dirá se foi a escolha certa, para ambos os lados. Certo é que as influências de Tiago a nível do treino levam a crer que terá as ferramentas necessárias para conduzir a equipa ao sucesso. Depois de ser treinado por nomes como Jesualdo Ferreira, José Mourinho e Claudio Ranieri, nos últimos sete anos da carreira foi liderado por Diego Simeone, que considera ser o treinador mais marcante da sua carreira, conquistando, juntos, vários títulos importantes.

No entanto, como jogadores, Simeone e Tiago tinham posturas muito diferentes. O argentino sempre se destacou pela agressividade com que se entregava ao jogo, enquanto Tiago primava pelo requinte técnico e inteligência. Mas se há algo que ficou com o médio português dos seus tempos como ‘colchonero’ foi a forma de liderar de Simeone, que o encantou e com a qual se sentia muito identificado. Resta saber se, a nível tático, terá a mesma abordagem defensiva que o seu ex-treinador.

A partir de 20 de setembro, data prevista para o início da temporada 2020/21 da Liga, teremos oportunidade para ver o novo Vitória em ação e ver que pedaço de ‘Cholismo’ teremos em Portugal.

Artigo revisto por Joana Mendes

Patrícia Nel
Patrícia Nelhttp://www.bolanarede.pt
Licenciou-se em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e é jogadora de futebol. Apaixonada pela bola, tem o sonho de viver de e para o futebol. Tem também um bichinho pelo treino, mas por agora fica-se apenas pelos pontapés.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Taça de Portugal: Lusitano Évora goleia com Dida a marcar 5 golos

O Lusitano Évora qualificou-se este sábado para a próxima fase da Taça de Portugal. Dida marcou cinco golos no jogo.

Hidemasa Morita tem pacto com o Sporting quanto ao futuro

Hidemasa Morita não vai deixar Sporting neste verão, nem renovará contrato. Médio japonês entrou no último ano de vínculo.

Liga Portugal confirma horário e data do Benfica x Rio Ave da 1ª jornada

Rio Ave x Benfica vai ser jogado a 23 de setembro, uma terça-feira. Encontro da 1.ª jornada da Primeira Liga tinha sido adiado devido à Champions League.

Nigéria vence Ruanda e continua virtualmente eliminada do Mundial 2026

A Nigéria está a passar por turbulência na caminhada rumo ao Mundial 2026. Vitória sobre o Ruanda permite subir ao terceiro lugar do Grupo C.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal Saudita? Eis os 8 portugueses que jogam na Arábia Saudita e não foram convocados por Roberto Martínez

Portugal goleou a Arménia por 5-0 com todos os golos da autoria de jogadores na Arábia Saudita. Há oito portugueses na Liga Saudita não convocados por Roberto Martínez.

Desde 2006 que Cristiano Ronaldo não era substituído tão cedo por Portugal de livre e espontânea vontade

Cristiano Ronaldo foi substituído aos 58 minutos no Arménia x Portugal. É preciso recuar até 2006 para ver um fenómeno semelhante... e também aos 58 minutos.

Roberto Martínez admite erro no Euro 2024: «Não tínhamos 20/22 jogadores com a informação e conceitos táticos»

Portugal goleou a Arménia por 5-0 no arranque da qualificação europeia ao Mundial 2026. Roberto Martínez reagiu e lembrou Euro 2024 ao falar das substituições.