Tudo pelo “bom nome”

- Advertisement -

Tudo começou em julho do ano passado. Muita tinta correu até lá, quer em tribunais, quer em jornais desportivos. As “guerrinhas” entre o Belenenses SAD e o CF “Os Belenenses” parece que não acabam. Cada um seguiu o seu caminho, mas parece que este “divórcio” está longe de ser resolvido. Em causa está a partilha de bens, metaforicamente falando.

Depois de providências cautelares, proibições da utilização da marca, símbolo, lema ou até mesmo hino, agora o CF “Os Belenenses” reivindica a exclusividade também no nome.

O clube enviou uma carta à Liga onde alega que deve ser exclusiva, por parte do mesmo, a utilização do nome “Belenenses”. Posto isto, o clube defende então que o Belenenses SAD deve alterar o seu nome e que passe a utilizar o nome “B” em qualquer uma das competições em que esteja inserido.

Em causa está a possibilidade de “criar confusão aos consumidores” entre as duas entidades. Já fiz artigos em que valorizei a postura do Belenenses clube, mas penso que isto é mais uma tentativa “de bater no ceguinho”. Aliás, vou ainda mais longe: não será uma tentativa de responder à contratação de três dos seus jogadores por parte do Belenenses SAD? A mim “cheira-me” a ajuste de contas, mas quanto a esse tópico das vendas, já lá vamos.

Reunião de planeamento para a época 2019/2020 do Belenenses SAD
Fonte: Belenenses SAD

Eu sei que se calhar é um bocado extremista, mas se queremos ir por aí, quantos Sporting existem em Portugal, por exemplo? Sporting CP, SC Braga, Portimonense SC, SC Covilhã, SC Espinho e por aí fora… Bem sei que nestes casos não houve nenhuma ruptura como houve com os dois “Belenenses” (ou neste caso só um, como preferirem, seja feita a vossa vontade), mas se analisarmos o cerne da questão, é mesmo um caso que, na minha óptica, é um pouco escusado.

É que até a Cruz de Cristo já foi metida ao barulho, vejam bem! Começa mesmo a cansar tanta troca de galhardetes. É que o Belenenses clube está a fazer o seu caminho, e bem, e eu acho genuinamente que não há necessidade de mais uma polémica à volta desta separação.

Quanto à venda de jogadores de que falei há pouco, foi uma investida do Belenenses SAD que decidiu contratar três jogadores que se sagraram campeões da I Divisão da Associação de Futebol de Lisboa e que representavam o Belenenses clube. Com certeza que também não terá sido inocente este acto.

Os jogadores que vão agora jogar na equipa sub-23 do Belenenses SAD são o Tomás Castro, o Nilton Varela e Jorge Xavier. O Tomás foi “só” o melhor marcador da equipa nesta divisão (27 golos em 27 jogos). Jorge Xavier cumpriu 30 jogos pela equipa principal na época transata e o Nilton Varela passa diretamente da equipa de Juniores para os relvados do Estádio do Jamor.

São várias e várias polémicas que englobam ambas as entidades ao longo dos últimos meses. E parece-me que não vai ficar por aqui. Esperemos para ver os próximos episódios… Que decerto irão haver.

Foto de capa: CF “Os Belenenses”

Inês Marques Santos
Inês Marques Santoshttp://www.bolanarede.pt
A Inês é licenciada em Jornalismo. A experiência do Bola na Rede veio juntar duas coisas de que gosta de fazer: escrever e ver futebol. Desde nova que quer entrar no mundo do jornalismo desportivo e espera um dia conseguir marcar o seu lugar no mesmo.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica perde com o RASTA Vechta por 98-88 e falha acesso à Champions League de Basquetebol

O Benfica perdeu com o RASTA Vechta por 98-88 e viu o sonho da Champions League de Basquetebol fugir. Aventura continua na Fiba Europe Cup.

Torreense a faturar: eis o dinheiro recebido pela vitória contra o Lillestrom

O Torreense foi à Noruega vencer o Lillestrom por duas bolas a uma, num encontro da primeira jornada da Europa League.

Alejandro Alfaro foi herói do Torreense na Noruega: «Um orgulho entrar na história do clube»

Alejandro Alfaro analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

Para fazer história? Portugal lidera corrida pelo lugar extra na Champions League

Portugal está na liderança pela corrida por um lugar extra na próxima edição da Champions League. Inglaterra ocupa o segundo posto.

PUB

Mais Artigos Populares

Villarreal derrota Málaga e soma a primeira vitória para a La Liga

O Villarreal foi ao La Rosaleda vencer o Málaga por três bolas a uma, num encontro da sexta jornada da La Liga.

Javi Vázquez exalta feito do Torreense e destaca: «Em Portugal há um nível de futebol muito alto»

Javi Vázquez analisou um jogo histórico para Torres Vedras. O Torreense estrou-se na Europa League com a visita ao Lillestrom da Noruega.

FC Porto vence Partizan e estreia-se a vencer na Champions League de Andebol

O FC Porto derrotou o Partizan na Champions League de Andebol. Primeira vitória dos dragões nesta edição da prova.