Um clube de futebol ou uma máquina de fazer dinheiro?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Recentemente, o Clube Desportivo das Aves voltaria a ser um dos protagonistas deste campeonato, e não seria pelos melhores motivos. Já não é a primeira vez nesta temporada que falo do emblema da Vila das Aves, e na outra ocasião, uma das questões que coloquei era se Lito Vidigal teria maior margem de manobra que os seus antecessores. E a verdade é que o técnico angolano acabou por ter o mesmo destino que Ricardo Soares e Ivo vieira, mas por um motivo impensável e que me deixou completamente estupefacto.

Ao que tudo indica, a SAD do clube presidida por Luiz Andrade não gostou que Lito Vidigal tivesse elaborado a lista de dispensas do clube numa fase já avançada do mercado de Inverno, situação que levou à instauração de um processo disciplinar que acabaria por resultar do despedimento de um treinador com provas dadas no nosso campeonato.

Mas antes de tirar o balanço desta decisão, há que fazer um apanhado das decisões da SAD do clube no decorrer desta temporada: primeiro, despediram Ricardo Soares sem que este tivesse tempo de construir uma nova equipa, após os mais de 20 reforços que o clube teve nesta nova temporada.

José Mota levou o CD Aves à subida de divisão em 16/17 Fonte: cdaves.pt
José Mota levou o CD Aves à subida de divisão em 16/17
Fonte: cdaves.pt

Com a chegada de Lito Vidigal, as coisas melhoraram ligeiramente e a pouco e pouco, o clube ia ganhando terreno em relação aos lugares de despromoção, tendo inclusive arrancado um empate ao FC Porto, então líder do campeonato. No entanto, esta decisão da SAD avense leva-me a entender que a SAD se intromete nas decisões do treinador e que está mais interessada na rentabilização dos seus activos, sem olhar para as decisões de quem dirige a equipa.

Se a verdade que o CD Aves melhorou as suas infraestruturas e se tornou mais moderno e profissional, também não é menos verdade que esta já tomou uma série de decisões “estranhas” no decorrer desta temporada, como por exemplo, a extinção da equipa B.

Dadas as circunstâncias, há uma grande questão que se coloca: quais serão os reais interesses da SAD? Usar o clube para “fazer” dinheiro, ou levá-lo a patamares mais elevados? E se a SAD pretende mesmo levar o CD Aves a outros patamares, será que está disposta a sacrificar a identidade do clube para tal? E será que os interesses do clube fazem moça no balneário, ao ponto de levar a falta de empenho e de compromisso que muitos adeptos avenses acusam?

Relembrando casos recentes de outros clubes em Portugal como o CD Beira-Mar ou a União de Leiria, não estou muito optimista quanto ao futuro deste clube. Até porque, com todo o respeito, duvido muito que haja algum acompanhante do futebol português que considere que José Mota seja um treinador mais competente do que Lito Vidigal.

Foto de capa: desportubol.blogspot.pt

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Silva: «O FC Porto acabou o jogo a perder algum tempo, aquilo que são as equipas pequenas que costumam fazer»

Luís Silva analisou o desfecho do Estrela da Amadora x FC Porto. Jogo na Reboleira marcou a 31.ª jornada da Primeira Liga.

Radomiak Radom de Bruno Baltazar vence fora e sobe ao oitavo lugar

O Radomiak Radom, orientado pelo técnico português Bruno Baltazar, voltou às vitórias, este domingo, e bateu o Wisla Plock por 1-0.

Deniz Gul e o bis frente ao Estrela da Amadora: «É importante marcar golos mas o mais importante é ganhar os jogos»

Deniz Gul analisou o desfecho do Estrela da Amadora x FC Porto. Jogo na Reboleira marcou a 31.ª jornada da Primeira Liga.

Galatasaray aproxima-se do título com vitória no Dérbi de Istambul diante do Fenerbahçe

Este domingo, o Galatasaray bateu o Fenerbahçe por três bolas a zero e ficou mais próximo de conquistar o título da Liga Turca.

PUB

Mais Artigos Populares

Marítimo garante promoção à Primeira Liga após bater o Benfica B

O Marítimo está de regresso à Primeira Liga. A equipa insular bateu o Benfica B por 2-1 na jornada 31 e garantiu o regresso ao principal escalão do futebol português.

Braga perde gás antes das meias-finais da Europa League com derrota frente ao Santa Clara

Na 31.ª jornada da Primeira Liga, o Braga perdeu por 2-1 frente ao Santa Clara nos Açores, a quatro dias das meias-finais da Europa League

Cada vez mais cheira a campeão: FC Porto vence Estrela da Amadora e está mais próximo do título

O FC Porto venceu o Estrela da Amadora na Reboleira e está cada vez mais perto do título. Faltam apenas três jornadas para o fim da Primeira Liga.