📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um clube de futebol ou uma máquina de fazer dinheiro?

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Recentemente, o Clube Desportivo das Aves voltaria a ser um dos protagonistas deste campeonato, e não seria pelos melhores motivos. Já não é a primeira vez nesta temporada que falo do emblema da Vila das Aves, e na outra ocasião, uma das questões que coloquei era se Lito Vidigal teria maior margem de manobra que os seus antecessores. E a verdade é que o técnico angolano acabou por ter o mesmo destino que Ricardo Soares e Ivo vieira, mas por um motivo impensável e que me deixou completamente estupefacto.

Ao que tudo indica, a SAD do clube presidida por Luiz Andrade não gostou que Lito Vidigal tivesse elaborado a lista de dispensas do clube numa fase já avançada do mercado de Inverno, situação que levou à instauração de um processo disciplinar que acabaria por resultar do despedimento de um treinador com provas dadas no nosso campeonato.

Mas antes de tirar o balanço desta decisão, há que fazer um apanhado das decisões da SAD do clube no decorrer desta temporada: primeiro, despediram Ricardo Soares sem que este tivesse tempo de construir uma nova equipa, após os mais de 20 reforços que o clube teve nesta nova temporada.

José Mota levou o CD Aves à subida de divisão em 16/17 Fonte: cdaves.pt
José Mota levou o CD Aves à subida de divisão em 16/17
Fonte: cdaves.pt

Com a chegada de Lito Vidigal, as coisas melhoraram ligeiramente e a pouco e pouco, o clube ia ganhando terreno em relação aos lugares de despromoção, tendo inclusive arrancado um empate ao FC Porto, então líder do campeonato. No entanto, esta decisão da SAD avense leva-me a entender que a SAD se intromete nas decisões do treinador e que está mais interessada na rentabilização dos seus activos, sem olhar para as decisões de quem dirige a equipa.

Se a verdade que o CD Aves melhorou as suas infraestruturas e se tornou mais moderno e profissional, também não é menos verdade que esta já tomou uma série de decisões “estranhas” no decorrer desta temporada, como por exemplo, a extinção da equipa B.

Dadas as circunstâncias, há uma grande questão que se coloca: quais serão os reais interesses da SAD? Usar o clube para “fazer” dinheiro, ou levá-lo a patamares mais elevados? E se a SAD pretende mesmo levar o CD Aves a outros patamares, será que está disposta a sacrificar a identidade do clube para tal? E será que os interesses do clube fazem moça no balneário, ao ponto de levar a falta de empenho e de compromisso que muitos adeptos avenses acusam?

Relembrando casos recentes de outros clubes em Portugal como o CD Beira-Mar ou a União de Leiria, não estou muito optimista quanto ao futuro deste clube. Até porque, com todo o respeito, duvido muito que haja algum acompanhante do futebol português que considere que José Mota seja um treinador mais competente do que Lito Vidigal.

Foto de capa: desportubol.blogspot.pt

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Neto de Pinto da Costa depois dos Dragões de Ouro: «Perdoa-lhes avô, porque eu não consigo»

Nuno Pinto da Costa recorreu ao livro «Azul até ao fim» da autoria do avô para reagir aos Dragões de Ouro. Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu «Dragão de Honra».

Rafik Guitane está convocado para a CAN 2025

Rafik Guitane está convocado para a CAN 2025. O avançado internacional argelino foi incluído na lista final da prova africana.

Ajax prepara reembolso para mais de mil adeptos depois da pirotecnia interromper o jogo contra o Groningen

O Ajax x Groningen foi interrompido devido ao arremesso de engenhos pirotécnicos. Adeptos visitantes vão ser reembolsados.

Antigo avançado do Ajax ataca adeptos depois da pirotecnia lançada: «Quase que são precisos militares»

Marco van Basten comentou os momentos protagonizados pelos adeptos no Ajax x Groningen. O antigo avançado pediu mesmo intervenção militar.

PUB

Mais Artigos Populares

Palmeiras foi até à sala dos árbitros depois da final da Taça Libertadores pedir esclarecimentos após derrota contra o Flamengo

O Palmeiras considera ter sido prejudicado na final da Taça Libertadores. Em causa, o lance a envolver Erick Pulgar e Bruno Fuchs.

Benfica vai promover jogador campeão do Mundial Sub-17 por Portugal à equipa B

Portugal venceu o Mundial Sub-17 e tem vários jogadores nas bocas do mundo. O lateral esquerdo José Neto deverá ser promovido à equipa B do Benfica.

Rodrygo iguala pior registo da história do Real Madrid e continua mau momento pelos merengues

Rodrygo chegou aos 30 jogos consecutivos sem marcar pelo Real Madrid. Registo iguala pior marca de um avançado pelos merengues.