Um Valente desafio na Segunda Liga

- Advertisement -

O Varzim Sport Clube tem sido uma das desilusões da temporada na Segunda Liga até ao momento. Com aspirações a subir de divisão, o conjunto orientado por Nuno Capucho não estava a corresponder às expectativas, o que acabaria por levar à saída do antigo campeão mundial de juniores.

Para o seu lugar, a aposta recaiu em Fernando Valente, um nome desconhecido para grande parte dos adeptos de futebol. O treinador de 59 anos teve passagens por clubes como o Paredes, Lousada, Sporting de Espinho, CD Aves e CD Santa Clara, e também uma curta passagem pelo futebol chinês.

Mas, então, o que é que me leva aqui a falar deste treinador desconhecido para o grande público? Porque aqueles que têm acompanhado o seu percurso vêem Fernando Valente como um treinador que valoriza o espetáculo e que é adepto de um futebol apoiado que assume a iniciativa e o domínio do jogo. Como tal, as ideias de Fernando Valente podem ser uma lufada de ar fresco para o conjunto poveiro e podem levar o Varzim SC a encontrar o seu espaço na Segunda Liga, afirmando-se como um candidato à subida.

O Varzim procura reafirmar-se como um candidato à subida
Fonte: Varzim SC

Como o próprio Fernando Valente já assumiu numa entrevista, este defende um tipo de ideias diferente do jogo que se pratica no nosso país e que quando reconhecem que o seu futebol e as suas equipas são diferentes é sinal que o seu trabalho tem sido destacado. Apesar deste nunca ter treinado na Primeira Liga, acredita que pode lá chegar, visto que as suas ideias valorizam o jogo e o jogador e estas são necessárias ao futebol português.

O treinador de 59 anos estreou-se com uma vitória no reduto do FC Arouca por 1-0 e o Varzim ocupa atualmente o décimo lugar na Segunda Liga. E aqui poderemos observar o que Fernando Valente irá dar ao jogo e ao futebol português.

Dadas as circunstâncias, estou curioso para ver o desenrolar da época para os lados da Póvoa do Varzim.

 

Foto de Capa: Varzim SC

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.